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PRÉ-VESTIBULAR INGLÊS 2009

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Apresentação em tema: "PRÉ-VESTIBULAR INGLÊS 2009"— Transcrição da apresentação:

1 PRÉ-VESTIBULAR INGLÊS 2009
LEITURA DE TEXTOS EM INGLÊS PROCESSO BOTTON-UP PROCESSO TOP-DOWN

2 PROCESSO BOTTON-UP O PROCESSO BOTTOM-UP É DEFINIDO POR
CARRELL (1990:101) COMO: A decodificação de unidades lingüísticas (fonemas, grafemas, palavras) construindo o significado de unidades menores para maiores e então modificando o conhecimento já existente e as predições, tendo como base as informações encontradas no texto.

3 PROCESSO TOP-DOWN ESSE PROCESSO OCORRE QUANDO EXISTEM PREDIÇÕES GERAIS, BASEADAS EM ESQUEMAS GERAIS. É DEFINIDO POR CARRELL (1990:101) COMO: A ativação de predições sobre o texto baseadas em nossa experiência anterior, passando ao texto para confirmar essas predições, refutando-as ou aceitando-as.

4 CAUSAS QUE LEVAM O LEITOR A NÃO COMPREENDER O TEXTO EFICIENTEMENTE
FALTA DE ESQUEMAS DISPONÍVEIS - O leitor não possui os esquemas formais (conhecimentos sobre a forma de organização dos textos) como: contos, textos expositivos, textos que fornecem instruções etc) ou não possui os esquemas de conteúdo (conhecimento sobre o assunto do texto) ou não possui os esquemas lingüísticos (conhecimento sobre a língua em si, itens lexico-gramaticais) e falha em alcançar a compreensão do texto.

5 NÃO ATIVAÇÃO DOS ESQUEMAS
O leitor, ou por não ter o hábito de ativar os esquemas armazenados em sua mente ou por se deparar com textos opacos, aqueles que não têm pistas lexicais suficientes, deixa de ativar os esquemas, e assim, sua compreensão é prejudicada.  A SEGUIR UM EXEMPLO DE TEXTO OPACO

6 THE PROCEDURE IS ACTUALLY QUITE SIMPLE
THE PROCEDURE IS ACTUALLY QUITE SIMPLE. FIRST YOU ARRANGE THINGS INTO DIFFERENT GROUPS. OF COURSE, ONE PILE MAY BE SUFFICIENT DEPENDING ON HOW MUCH THERE IS TO DO. IF YOU HAVE TO GO SOMEWHERE ELSE DUE TO LACK OF FACILITIES, THAT IS THE NEXT STEP, OTHERWISE YOU ARE PRETTY WELL SET. IT IS IMPORTANT NOT TO OVERDO THINGS. THAT IS, IT IS BETTER TO DO TOOFEW THINGS AT ONCE THAN TOO MANY. IN THE SHORT RUN THIS MAY NOT SEEM IMPORTANT BUT COMPLICATIONS CAN EASILY ARISE. A MISTAKE CAN BE EXPENSIVE AS WELL.

7 AT FIRST THE WHOLE PROCEDURE WILL SEEM COMPLICATED
AT FIRST THE WHOLE PROCEDURE WILL SEEM COMPLICATED. SOON, HOWEVER, IT WILL BECOME JUST ANOTHER FACET OF LIFE. IT IS DIFFICULT TO FORSEE ANY END TO THE NECESSITY FOR THIS TASK IN THE IMMEDIATE FUTURE, BUT THEN ONE CAN NEVER TELL. AFTER THE PROCEDURE IS COMPLETED, ONE ARRANGES THEMATERIALS INTO DIFFERENT GROUPS AGAIN. THEN THEY CAN BE PUT INTO THEIR APPROPRIATE PLACES. EVENTUALLY THEY WILL BE USED ONC EMORE AND THE WHOLE CYCLE WILL THEN HAVE TO BE REPEATED. HOWEVER, THAT IS PART O LIFE. Bransford and Johnson’s (1973:400).

8 SERÁ QUE VOCÊ NÃO COMPREENDEU PORQUE O TEXTO ESTÁ ESCRITO EM INGLÊS?
 A SEGUIR A TRADUÇÃO

9 O procedimento é bastante simples
O procedimento é bastante simples. Primeiro você arruma as coisas em grupos diferentes. Evidentemente, uma pilha pode ser suficiente, dependendo de quanto se queira fazer. Se você tiver que ir a algum lugar devido à falta de meios, este é o próximo passo, de outra forma você está muito bem instalado. É importante não fazer as coisas de novo. Isto é, é melhor fazer menos coisas logo, do que muitas. À primeira vista pode não parecer importante, mas complicações podem facilmente surgir. Um erro pode custar caro.

10 Primeiro, o procedimento todo parecerá complicado
Primeiro, o procedimento todo parecerá complicado. Logo, contudo, se tornará uma outra faceta da vida. É difícil prever um fim para a necessidade desta tarefa num futuro próximo, mas então alguém nunca pode prever. Depois que o procedimento estiver completo arrumam-se os materiais em grupos diferentes novamente. Então, eles podem ser colocados nos lugares apropriados. Eventualmente, eles serão usados uma vez mais, e o ciclo completo terá que ser repetido. Contudo, isto é parte da vida. (Bransford and Johnson 1973:400, citado por Rumelhart 1980).

11 Que processo está sendo explicado pelo autor?
Você compreendeu o texto? Se não, o que causou essa falta de entendimento?

12 Se você soubesse que esse processo refere-se à lavagem de roupa, como então o texto terá sentido pra você?

13 Antes de saber que esse texto estava descrevendo o processo de como se deve lavar roupas, você detectou que as informações existentes no texto eram inadequadas porque as pistas lexicais apresentadas não foram suficientes para você acionar os esquemas necessários à compreensão do texto.

14 O autor criou esse texto para demonstrar que, sem saber o tópico do texto, é impossível compreender seu assunto. O título seria a pista para contextualizar o assunto a ser tratado .

15 FALTA DE INTERAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E DE LEITURA
Deficiências Linguísticas: quando o leitor não possui o vocabulário e o connhecimento das estruturas linguísticas Defuciências de Habilidade de Leitura: quando o leitor não sabe ler.

16 Quando há deficiências linguísticas o leitor compensa essas falhas utilizando estratégias de leitura tais como: ativação do conhecimento prévio, identificação de palavras cognatas, identificação de marcas tipográficas, Skimming e Scanning, Predição, Identificação das funções retóricas do texto, grupos nominais, identificação das palavras-chave, palavras repetidas e Seletividade.

17 CONCEITO ERRÔNEO SOBRE LEITURA
Leitores não fazem inferências baseadas no conhecimento prévio; Utilização demasiada do processo botton-up na leitura de textos; Troca-se esse processo de tradução palavra por palavra pelo processo top-down

18 ESTILO COGNITIVO Cada leitor lê o texto de forma diferente;
Alguns agem impulsivamente ou mais reflexivamente, outros têm maior capacidade de extrair idéias principais ou de captar o assunto global do texto; E para suprir as lacunas do processo de leitura, o leitor utiliza as estratégias de leitura já citadas anteriormente.


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