A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura de Textos Científicos Estudos Dirigidos WAC2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura de Textos Científicos Estudos Dirigidos WAC2014."— Transcrição da apresentação:

1 Leitura de Textos Científicos Estudos Dirigidos WAC2014

2 Diretrizes para leitura de textos científicos A leitura do texto deve ser capaz de:  permitir uma compreensão global do significado do texto;  permitir uma interpretação crítica do texto;  auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico;  fornecer instrumentos para o trabalho intelectual.

3 ETAPAS PARA LEITURA  Análise Textual Análise Textual Análise Textual  Análise Temática Análise Temática Análise Temática  Análise Interpretativa Análise Interpretativa Análise Interpretativa

4 Análise Textual  É o que você vai fazer assim que puser as mãos no texto. E aqui é preciso um cuidado especial. Hoje é muito comum os professores “abrirem pastas” na fotocopiadora, onde vão colocando textos que os alunos chamam de “apostilas”. Se você não quiser ser apenas um “aluno”, mas sim um “estudante”, você deve parar imediatamente de chamar os textos de “apostila”.

5  Há textos de diferentes tipos: artigos, livros, capítulos de livro, resenhas, monografias, dissertações, etc. artigos, livros, capítulos de livro, resenhas, monografias, dissertações,artigos, livros, capítulos de livro, resenhas, monografias, dissertações,  Se você quiser entender o que vai ler, primeiro deve conhecer bem o texto e chamá-lo pelo seu nome.  Conhecimento prévio: estrutura textual.

6  Por isso, na medida do possível, dispense a pasta do professor e vá atrás do texto na biblioteca. Lá, com uma boa pesquisa bibliográfica você logo chega ao livro onde está o capítulo a ser lido, ou a revista onde está o artigo pesquisa bibliográficapesquisa bibliográfica

7  Quem é o autor? Leia na orelha do livro.  Onde está este capítulo (no começo, no meio ou no fim do livro)?  O que veio antes dele? O que vem depois.  Esta é uma “leitura” de reconhecimento que você vai fazer e que vai te ajudar muito a entender melhor o que vai ler no texto.

8 LEITURA Durante a leitura, você deve: 1.M arcar o texto: faça anotações nas margens. Se você estiver lendo um livro da biblioteca, NUNCA faça as marcas no livro, mas sim em uma folha em branco, anotando o número da página e o parágrafo a que a nota se refere.

9 2. Levantar vocabulário: anote as palavras que você não entendeu e busque seu significado no dicionário Ao terminar esta leitura você deve buscar informações complementares sobre os fatos citados no texto, sobre as doutrinas e linhas de pensamento apresentados e mesmo sobre o próprio autor. Por fim, faça um esquema do texto. esquema

10 Em resumo, a análise textual busca:  dar uma visão de conjunto do texto;  nos permitir buscar esclarecimentos sobre o autor, fatos, doutrinas e autores citados no texto, bem como vocabulário;  fazer um esquema do texto.

11 AnáliseTemática É o momento em que vamos nos perguntar se realmente compreendemos a mensagem do autor no texto. Aqui devemos recuperar:  o tema do texto (referência – sobre?);  o problema que o autor coloca;  a idéia central e as secundárias do texto.

12 Análise Interpretativa É quando você fará a interpretação da mensagem do autor. Para isso é importante:  situar o texto no contexto da vida e obra do autor, bem como no contexto de outros textos sobre aquele assunto  explicitar os pressupostos dos quais o autor parte, suas teorias, as correntes de pensamento às quais ele se filia, seus paradigmas, etc.  criticar o texto com relação à sua coerência, validade, originalidade, profundidade e alcance.  (problematização e síntese pessoal)

13  PROBLEMATIZAÇÃO:  Esta é uma etapa que você só pode fazer se já tiver um bom acúmulo de leituras sobre o tema. Conhecendo bem o assunto, tendo lido já o que outros autores dizem sobre aquilo, conhecendo as críticas que se fazem àquele autor e àquelas idéias, você pode começar a problematizar o texto. Na prática, isso significa levantar e discutir problemas com relação à mensagem do autor.

14 SÍNTESE PESSOAL  Vale lembrar novamente que, no início do seu curso na Universidade, o ideal é que você faça bem as duas primeiras etapas de leitura. Com o tempo, você começa a fazer a terceira e, após alguns semestres, você já estará fazendo as cinco etapas.


Carregar ppt "Leitura de Textos Científicos Estudos Dirigidos WAC2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google