A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

2 Introdução Os maiores obstáculos do estudo e da aprendizagem, em ciência, estão diretamente relacionados com a correspondente dificuldade que o estudante encontra na exata compreensão dos textos teóricos.

3 Objetivos da Leitura Analítica Favorecer a compreensão global do significado texto; Treinar para a compreensão e interpretação crítica do texto; Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico; Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupos; Na confecção de resumos, resenhas, relatórios, etc.

4 Seus processos básicos são os seguintes: Delimitação da Unidade de leitura: delimitar um capítulo, uma seção, uma parte, etc., sempre um trecho como um pensamento completo. A leitura deverá ser feita por etapas. Análise Textual: primeira abordagem do texto com vistas à preparação da leitura. Fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para adquirir uma visão de conjunto da mesma: Levantar esclarecimentos relativos ao autor, ao vocabulário especifico, aos fatos, Doutrinas e autores citados, que sejam importantes para a compreensão da mensagem; Esquematizar o texto, evidenciando sua estrutura redacional.

5 Análise Temática – procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo de sua mensagem. Reconstruir um processo lógico e evidenciar a estrutura lógica do texto, esquematizando a seqüência das idéias. (Tema, Problema, Tese, Raciocínio, Idéias Secundárias); Note-se que esta análise temática serve tanto para base do resumo ou síntese de um texto,como fornece condições para se construir tecnicamente um roteiro de leitura.

6 Análise Interpretativa – tomar uma posição própria a respeitos das idéias enunciadas, é ler nas entrelinhas, é forçar o autor a um diálogo, é explorar a fecundidade das idéias expostas. (Situação Filosófica e influências, Pressupostos, Associação de idéias e Crítica ); Problematização – Levantamento e discussão de problemas relacionados com a mensagem do autor. Síntese Pessoal - Reelaboração da mensagem com base na reflexão pessoal.

7 Conclusão A leitura analítica desenvolve no estudante-leitor uma série de posturas lógicas que constituem a via mais adequada para sua própria formação, tanto na sua área específica de estudo quanto na sua formação filosófica em geral. Aula baseada no livro – Metodologia do trabalho científico/ Antônio Joaquim Severino. 22. ed. – São Paulo: Cortez, 2002.


Carregar ppt "DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google