A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia Molecular Professora Ana Carolina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia Molecular Professora Ana Carolina."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia Molecular Professora Ana Carolina

2 O Material Genético Genes: segmentos de DNA responsáveis pela determinação e transmissão das características hereditárias de um organismo. Composição do material genético: DNA, RNA e proteínas.

3

4 Composição química do DNA
Polinucleotídeo. Dupla fitas antiparalela. Pentose – Desoxirribose Bases Nitrogenadas: Púricas (A e G e Pirimidicas (C e T). AT, CG

5 A estrutura do DNA Duas cadeias helicoidais, complementares e antiparalelas. Adenina e Timina – 2 pontes de H. Citosina e Guanina- 3 pontes de H.

6 Composição química do RNA
Polinucleotídeo Fita simples Açucar: Pentose – Ribose Bases Nitrogenadas: Púricas (A e G) e Pirimídicas (C e U) AU,CG.

7 Os tipos de RNA RNA ribossômico (RNAr): constitui o ribossomo e relaciona-se à síntese de proteínas. RNA mensageiro (RNAm): codifica a seqüência de aminoácidos das proteínas sintetizadas nos ribossomos. RNA transportador (RNAt): transfere os aminoácidos do hialoplasma para os ribossomos que os encadeia na síntese proteica.

8 A Replicação do DNA Semiconservativo DNA Polimerase
Quebra das pontes de H Separação das duas cadeias Encadeamento de novos nucleotídeos Formação de duas cadeias que conservam uma metade da molécula mãe. Reparo do DNA. 62zrm2P0

9 Replicação e Transcrição
Replicação: duplicação da molécula de DNA. Transcrição: síntese de RNA a partir de uma fita da molécula de DNA.

10 O Código Genético Sistema de símbolos usados para traduzir informações. Os símbolos são as quatro letras: A, T, C e G. A seqüência de três bases nitrogenadas codifica 1 aminoácido. Cada códon é uma seqüência de três bases. Temos um total de 20 aminoácidos.

11 Códons do RNAm para os 20 aminoácidos.

12 A Síntese de Proteínas Compreende 3 etapas: Transcrição: DNA – RNA
Ativação de Aminoácidos: RNAt ligam-se ao aminoácido AA Tradução: síntese de uma proteína a partir de um molde de RNAm. v=QQnPgSrgC9U&feature=relat ed

13 A Transcrição Abertura da dupla hélice.
Uma fita serve de molde para a formação do RNA – encadeamento de nucleotídeos complementares. A/U e C/G.

14 A Tradução Síntese de proteína.
Realizado num ribossomo a partir de um molde de RNAm. Um RNAt, transportando um aminoácido, se encaixa em um sítio. São formadas ligações peptídicas entre os aminoácidos. O RNAr vai traduzindo os sucessivos códons, formando um polipeptídeo.

15 Dogma Central da Biologia Molecular

16 A Mutação Gênica - Classificação
Substituição: substituição de um nucleotídeo por outro. Transições: troca de purina por outra ou pirimidica por outra. Transversões: trocas entre purina e pirimidica. Deficiência: perda de bases. Inserção: colocação de um par de bases (A/T ou C/G) entre dois outros pares preexistentes.

17 Mutação Reversa Conceito: gene mutado pode novamente mutar, produzindo cópias normais. Mutação dominante e recessiva: quanto mais dominante, mais eficiente. Mutação somática e germinativa: Nas somáticas podem não ser transmitidas à descendência. As germinativas podem ser transmitidas e provocam variabilidade genética.

18 A Mutação Gênica Erro na duplicação.

19 Fatores Mutagênicos Agentes químicos. Ex: Colchicina, ácido nitroso, proflavina. Radiações Ionizantes: Raios X, alfa, beta, gama. Não ionizantes: Luz ultravioleta

20 A Engenharia Genética O que é? Utilização: Busca de novas terapias.
Transgênicos. Transplante de tecidos. Identificação e função de genes em animais e plantas.

21 Técnicas da Engenharia Genética
Enzimas de Restrição - Produzidas por bactérias que destróem o DNA. Seqüência palindrômica. Extremidades coesivas

22 DNA Recombinante Molécula híbrida. União de DNAs derivados de fontes diferentes. Clivagem por enzimas de restrição. União pela DNA ligase

23 Clonagem Molecular - Introduz-se o gene de interesse no DNA de um hospedeiro para que ocorra a transcrição do gene, em mRNA, e a tradução em proteína. O hospedeiro é um organismo que se multiplica (se reproduz) rapidamente, como por exemplo, as bactérias. Quando as bactérias se reproduzem por bipartição elas transmitem ao seus “filhos” o seu material genético. Em pouco tempo teremos milhões de bactérias com o gene.

24 - Organismo que apresenta um DNA exógeno, introduzido artificialmente.
Transgênicos - Organismo que apresenta um DNA exógeno, introduzido artificialmente. Animal transgênico Planta transgênica

25 Clonagem É possível clonar um animal morto? Vantagens da clonagem: Produção de medicamentos. Transplante de órgãos. Multiplicação de rebanhos. Multiplicação de animais em extinção.

26 Terapia Gênica Cura pelo DNA. Genes defeituosos são trocados por genes saudáveis.

27 O Teste de DNA - Código de barras específico para cada indivíduo.

28 Células-tronco - Células totipotentes. - Dois tipos: embrionárias e adultas.

29 Apoptose Morte celular programada. Dois processos: necrose e apoptose.
Morte por regulação gênica. Ex: pele humana, lagarta- borboleta, girino-sapo.

30 Fim!


Carregar ppt "Biologia Molecular Professora Ana Carolina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google