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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
= SERVIÇO AO CIDADÃO GILSON CARVALHO GILSON CARVALHO

2 DIRIGENTE: O PRIMEIRO E O MAIOR DOS SERVIDORES
2 GILSON CARVALHO 2

3 WWW.IDISA.ORG.BR ESTE TEXTO FOI PRODUZIDO POR GILSON CARVALHO
MÉDICO PEDIATRA E DE SAÚDE PÚBLICA E ADOTA A POLÍTICA DO COPYLEFT PODENDO SER USADO, REPRODUZIDO, MULTIPLICADO, POR QUALQUER MEIO, INDEPENDENTE DE AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. TODO CONTATO,SUGESTÃO, OPINIÃO, CRÍTICA SERÁ SEMPRE BENVINDA GILSON CARVALHO - RUA SAUL VIEIRA 84 JARDIM DAS COLINAS - CEP São José dos Campos - SP TEL. 0 –XX MEUS ESCRITOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA BAIXAR NO SITE GILSON CARVALHO

4 O OBJETIVO HUMANO: VIVER MAIS E MELHOR
GILSON CARVALHO

5 BEM-ESTAR / FELICIDADE HUMANA
A CONQUISTA DO BEM-ESTAR / FELICIDADE HUMANA DEPENDE DE CADA UM DE NÓS DAS FAMÍLIAS DAS EMPRESAS DA SOCIEDADE DOS GOVERNOS GILSON CARVALHO 5

6 OS GOVERNANTES TÊM UMA RESPONSABILIDADE MAIOR E ASSUMIDA
DO FAZER, E BEM. VOLUNTARIAMENTE SE OFERECERAM E SE DISSERAM CAPAZES DE TRABALHAR PELO BEM COMUM GILSON CARVALHO 6

7 POLÍTICA DE ESTADO: POLÍTICAS OBRIGATÓRIAS POR CONSTAREM NA CONSTITUIÇÃO E LEIS ESPECÍFICAS POLÍTICA DE GOVERNO: POLÍTICAS DE ESTADO CUMPRIDAS PELOS GOVERNOS E OUTRAS DE LIVRE ESCOLHA DOS GOVERNOS, AINDA QUE NÃO EXPLÍCITAS, ESPECIFICAMENTE GILSON CARVALHO 7

8 NOMEADOS EM CONFIANÇA (DE CARREIRA OU NÃO) E DEMISSÍVEIS AD NUTUM
A EQUIPE DE GOVERNO: O CHEFE: CHEFE DO EXECUTIVO A EQUIPE DIRIGENTE: NOMEADOS EM CONFIANÇA (DE CARREIRA OU NÃO) E DEMISSÍVEIS AD NUTUM OS TÉCNICOS DE CADA ÁREA (ATIVIDADES FIM E MEIO): TRABALHADORES PÚBLICOS EM CADA UMA DE SUAS FUNÇÕES GILSON CARVALHO 8

9 GESTÃO PÚBLICA: LEGALIDADE IMPESSOALIDADE MORALIDADE PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA 9 GILSON CARVALHO 9

10 OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37
1.LEGALIDADE 2.IMPESSOALIDADE 3.MORALIDADE 4.PUBLICIDADE 5.EFICIÊNCIA GILSON CARVALHO 10

11 AO SERVIDOR PÚBLICO SÓ É PERMITIDO FAZER O QUE A LEGISLAÇÃO MANDA
OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37 1.LEGALIDADE AO SERVIDOR PÚBLICO SÓ É PERMITIDO FAZER O QUE A LEGISLAÇÃO MANDA (O CIDADÃO PODE FAZER TUDO QUE A LEI NÃO PROÍBA) GILSON CARVALHO 11

12 1.LEGALIDADE LEVANTAR A LEGISLAÇÃO
E DAR ACESSO: MEIO ELETRÔNICO, PAPEL... LER, ANALISAR, OUVIR OPINIÕES E EXPLICAÇÕES... NENHUM CIDADÃO PODE ALEGAR DESCONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO... MUITO MENOS O SERVIDOR PÚBLICO GILSON CARVALHO 12

13 1.LEGALIDADE LEIS NACIONAIS: LEIS ESTADUAIS: LEIS MUNICIPAIS:
GERAIS: CF – LRF (LC ) ESPECÍFICAS: SAÚDE(8080,8142) EDUCAÇÃO (LDB), MEIO AMBIENTE, ESPORTE, SEGURANÇA ETC. LEIS ESTADUAIS: CF E ESPECÍFICAS LEIS MUNICIPAIS: LOM E ESPECÍFICAS GILSON CARVALHO 13

14 2.IMPESSOALIDADE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO PODE SER PERSONALISTA.
OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37 2.IMPESSOALIDADE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO PODE SER PERSONALISTA. QUEM DIRIGE NEM PODE SE PROMOVER E NEM PODE ADMINISTRAR SÓ PARA OS SEUS (FAMÍLIA, PARTIDO, GRUPO ETC) GILSON CARVALHO 14

15 CUIDADO RIGOROSO 2.IMPESSOALIDADE
OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37 2.IMPESSOALIDADE NENHUMA DIVULGAÇÃO RELACIONADA AO NOME DO PREFEITO, SECRETÁRIO ETC. ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DA CAMPANHA... CUIDADO RIGOROSO GILSON CARVALHO GILSON CARVALHO 15

16 A MORAL É A ÉTICA ADEQUADA AO TEMPO E LUGAR... SÃO
OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37 3.MORALIDADE A MORAL É A ÉTICA ADEQUADA AO TEMPO E LUGAR... SÃO “AS REGRAS DA CASA DO HOMEM” L.BOFF MORALIDADE x ESTADO DE CORRUPÇÃO CONSENTIDA GILSON CARVALHO 16

17 3.MORALIDADE NÃO APENAS SER, MAS TAMBÉM PARECER MORALIDADE x CORRUPÇÃO
CORRUPÇÃO É USAR ALGO COMUM (DE TODOS/ DE OUTROS) EM PROVEITO PRÓPRIO PEQUENOS E INOFENSIVOS ATOS COM O MESMO DOLO DOS GRANDES ATOS. USO DE CARRO, TELEFONE, PAPEL, MATERIAL DE ESCRITÓRIO, SERVIDORES PÚBLICOS TRABALHANDO NO PRIVADO EM PEQUENOS E GRANDES FAVORES; PROPINAS, LICITAÇÕES VICIADAS... PRESENTINHOS DE FORNECEDORES NÃO APENAS SER, MAS TAMBÉM PARECER GILSON CARVALHO

18 OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37
4.PUBLICIDADE O CARÁTER DA ADMINISTRAÇÃO É PÚBLICO: DE TODOS, ABERTO A TODOS, TRANSPARENTE, COM VISIBILIDADE NÃO TEM SEGREDOS GILSON CARVALHO 18

19 ATINGIR OBJETIVOS E RESULTADOS COM QUALIDADE E AO MENOR CUSTO
OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37 5.EFICIÊNCIA ATINGIR OBJETIVOS E RESULTADOS COM QUALIDADE E AO MENOR CUSTO GILSON CARVALHO 19

20 OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37
5.EFICIÊNCIA O GRANDE PECADO ATUAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: FICAMOS PARA TRÁS COMIDOS PELA INÉRCIA, PELA BUROCRACIA, PELA FALTA DE OBJETIVOS E METAS CONCRETOS GILSON CARVALHO 20

21 OS CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CF,37
5.EFICIÊNCIA PLANEJAR – EXECUTAR – AVALIAR – RETROALIMENTAR GESTÃO DA INFORMAÇÃO COM INFORMATIZAÇÃO RADICAL (USO DA INTERNET PARA COMUNICAÇÃO INTERNA) COMPRAS: PREGÕES ARMAZENAGEM-DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE TRANSPORTE GESTÃO DE COMUNICAÇÃO (CANAL ABERTO DE INFORMAÇÃO COM O CIDADÃO) ETC. ETC. GILSON CARVALHO GILSON CARVALHO 21

22 GESTÃO PÚBLICA: LEGALIDADE IMPESSOALIDADE MORALIDADE PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA 22 GILSON CARVALHO 22

23 EXECUTIVO ESTRESSADO EXECUTIVO VAI AO PSIQUIATRA QUE DIAGNOSTICA STRESSE E PRESCREVE SAIR DA ROTINA, DESCANSAR E RELAXAR, DURANTE ALGUMAS SEMANAS. FOI PARA UMA FAZENDA, LEVOU LIVROS, CDS ETC. ANSIOSO,EM DOIS DIAS ACABOU TUDO. NADA MAIS TINHA A FAZER. FOI AO FAZENDEIRO ATRÁS DE ALGUMA ATIVIDADE. O FAZENDEIRO PEDIU-LHE QUE ESPALHASSE UMA GRANDE QUANTIDADE DE ESTERCO NA PLANTAÇÃO. PARA SURPRESA, EM POUCAS HORAS TINHA TERMINADO. O FAZENDEIRO SURPRESO DEU-LHE OUTRA TAREFA DESTA VEZ NA GRANJA. O EXECUTIVO TINHA QUE MATAR QUINHENTOS FRANGOS PARA UMA FESTA, NO VELHO ESTILO DE PASSAR A FACA NO PESCOÇO.. O EXECUTIVO ANSIOSO, EM DUAS HORAS, CUMPRIU A TAREFA. O FAZENDEIRO LEMBROU-SE DA COLHEITA DE LARANJAS E PEDIU-LHE QUE FOSSE AJUDAR A SEPARAR EM CESTOS AS PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES. PASSOU O DIA E O EXECUTIVO NÃO REGRESSOU. PREOCUPADO, O FAZENDEIRO FOI AO LARANJAL. VIU OS SACOS TOTALMENTE VAZIOS E O NOSSO EXECUTIVO, COM UMA LARANJA NA MÃO A FALAR SOZINHO: - ESTA É GRANDE. NÃO, É MÉDIA. OU SERÁ PEQUENA??? - ESTA É PEQUENA. NÃO, É GRANDE. OU SERÁ MÉDIA??? MORAL DA HISTÓRIA: ESPALHAR MERDA E CORTAR CABEÇAS É FÁCIL. O DIFÍCIL É TOMAR DECISÕES GILSON CARVALHO 23

24 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO RELATÓRIOS GERENCIAIS
DICAS GERENCIAIS: COLEGIADOS DE GESTÃO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO OBJETIVOS E METAS RELATÓRIOS GERENCIAIS 24 GILSON CARVALHO 24

25 DICAS GERENCIAIS: COLEGIADOS DE GESTÃO: CENTRAL-SETORIAL-ÁREA
PLANEJAMENTO ASCENDENTE E PARTICIPATIVO: PROBLEMAS-CAUSAS-SOLUÇÕES OBJETIVOS E METAS: QUE-QUEM-QUANDO-(COMO-ONDE) RELATÓRIOS GERENCIAIS SISTEMATIZADOS: ÁREAS-SETORES-GERAIS (MÚLTIPLAS UTILIDADES) GILSON CARVALHO 25

26 DICAS GERENCIAIS: É ESSENCIAL VER, JULGAR E AGIR COLEGIADOS DE GESTÃO
APRENDI A TRABALHAR COM CG EM 1969 – MEC-INEP-NIERHS FIZ EM TODOS OS LUGARES EM QUE FUI GESTOR E FOI MUITO ÚTIL É ESSENCIAL VER, JULGAR E AGIR COM A EQUIPE (1,2,3,4,5 ESCALÃO) AGENDA PAUTA RELATÓRIOS DE RESULTADOS ABORDAGEM DOS NOVOS TEMAS RELATÓRIO (VIDE DINÂMICA DE REUNIÃO) GILSON CARVALHO 26

27 DICAS GERENCIAIS: TÉCNICA REUNIÕES:
FAZER AS REGRAS DO GRUPO (PODEM SER MUDADAS A QUALQUER MOMENTO, DESDE QUE COMBINADAS) PAUTA PRÉVIA: OBJETIVA, SUCINTA PREPARO DA REUNIÃO PELOS PARTICIPANTES: ESTUDAR O ASSUNTO HORA ABSOLUTAMENTE CERTA PARA COMEÇAR E SE POSSÍVEL (NA MAIORIA DAS VEZES É...) PARA TERMINAR SEGUIR A PAUTA INCLUSIVE NO ITEM INFORMES RÁPIDOS QUE PODEM SER DADOS POR TODOS (MEDIANTE REGRAS) VIGIAR TODO E QUALQUER DESVIO DE ROTA TODAS TAREFAS TÊM QUE TER: QUE, QUEM, QUANDO (O QUE SERÁ FEITO, QUEM É O RESPONSÁVEL E QUAL O PRAZO) ATA EXECUTIVA FEITA NA HORA, ASSINADA PELOS PRESENTES E DISTRIBUÍDA CÓPIA (CADA REUNIÃO COMEÇA PELA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA REUNIÃO (ATA) ANTERIOR) GILSON CARVALHO 27

28 DICAS GERENCIAIS: TÉCNICA REUNIÕES:
VIGIAR TODO E QUALQUER DESVIO DE ROTA TODO PARTICIPANTE DE GRUPO TEM SUAS QUALIDADES E POSSÍVEIS DEFEITOS (MUITOS CORRIGÍVEIS); TODO GRUPO TEM O SEU: APARECIDO, LOQUAZ, TONTO, DORMINHOCO, DESLIGADO, NERVOSO-STRESSADO, AGRESSIVO, PIADISTA, SACANA, PROLIXO, E ATÉ PREGUIÇOSOS CONTUMAZES... AH! TEM TAMBÉM Dr.TÔ-NEM-AÍ... Dr.SABE-TUDO E O DR.NADA-TENHO-A-VER-COM-ISTO GILSON CARVALHO GILSON CARVALHO 28

29 DICAS GERENCIAIS: 1) PROBLEMAS 2) CAUSAS 3) PROPOSTAS DE SOLUÇÕES
PLANEJAMENTO RÁPIDO ASCENDENTE: ONDE QUERO CHEGAR? ONDE ESTOU ? COMO VOU DE ONDE ESTOU PARA ONDE QUERO CHEGAR ? TRÊS QUESTÕES ESSENCIAIS: 1) PROBLEMAS 2) CAUSAS 3) PROPOSTAS DE SOLUÇÕES GILSON CARVALHO 29

30 DICAS GERENCIAIS: OBJETIVOS E METAS LEI DOS 3 Qs LEI DOS CINCO Qs
O QUE? QUEM? QUANDO? LEI DOS CINCO Qs O QUE + QUEM + QUANDO COMO? ONDE? GILSON CARVALHO

31 DICAS GERENCIAIS: OBJETIVOS E METAS
(OPERAÇÕES=PROCESSOS) 3Qs=O QUE? QUEM? QUANDO? 5Qs=3+ONDE? COMO? O QUE? DESCREVER O QUE DEVE SER FEITO EM CADA SETOR, EM CADA ÁREA, EM CADA ATIVIDADE QUEM? QUEM É O RESPONSÁVEL? COM QUE OUTRAS PESSOAS? CADA UM TEM NOÇÃO DO QUE DEVE FAZER? QUANDO? QUAL O TEMPO DA ROTINA, QUAL O PRAZO DA EMERGÊNCIA? PERT-CPM ONDE? ONDE SERÁ APLICADO? COM QUE COMUNIDADE? COMO? COMO SERÁ FEITO – PROCESSO E INSUMOS GILSON CARVALHO 31

32 DICAS GERENCIAIS: OBJETIVOS E METAS
(DESCRIÇÃO DE OPERAÇÕES=PROCESSOS) CADA GERENTE, TÉCNICO, OPERADOR: DESCRIÇÃO DE SEUS PROCESSOS COM TODOS OS DETALHES CRONOGRAMA TEMPO-TAREFAS: MÊS TAL: É ÉPOCA DE FAZER ISTO OU AQUILO APRESENTAR AS SEGUINTES DOCUMENTAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS, ETC DE PREPARAR IPTU, DE INICIAR MATRÍCULAS, INCRIÇÕES ETC. ETC. GILSON CARVALHO 32

33 (OPERAÇÕES=PROCESSOS) MODELO TOYOTA DE GERENCIAMENTO
DICAS GERENCIAIS: OBJETIVOS E METAS (OPERAÇÕES=PROCESSOS) MODELO TOYOTA DE GERENCIAMENTO UM EXEMPLO: REUNE TODO MUNDO ENVOLVIDO EM DETERMINADA OPERAÇÃO; E SE COLOCA A SEGUINTE PERGUNTA: VAMOS DESCOBRIR SETE MANEIRAS DE FAZER A MESMA OPERAÇÃO DE MANEIRA DIFERENTE RESULTADO ESPERADO: PODEM SER DESCOBERTOS NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO ATÉ MESMO MELHORES DO QUE OS USADOS GILSON CARVALHO 33

34 RELATÓRIOS PARA DENTRO E PARA FORA
DICAS GERENCIAIS: RELATÓRIOS DE GESTÃO RELATÓRIOS PARA DENTRO E PARA FORA RELATÓRIOS COMPLETOS SEGUNDO AS REGRAS RESUMOS EXECUTIVOS PARA GERENCIAR GILSON CARVALHO 34

35 DICAS GERENCIAIS: RELATÓRIOS DE GESTÃO
DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO PARA O CIDADÃO COM IMPESSOALIDADE: INTERNET – CADASTRO GERAL BOLETINS MENSAIS ENTIDADES COLETIVAS E PÚBLICAS: COMÉRCIO, INDÚSTRIA,IGREJAS,ESCOLAS, FACULDADES; ENTIDADES ORGANIZADAS: MOVIMENTOS, CLUBES, ASSOCIAÇÕES ... GILSON CARVALHO 35

36 DICAS GERENCIAIS: A PASTA PRETA DO GESTOR
RELATÓRIOS DE GESTÃO A PASTA PRETA DO GESTOR TODOS DEVEM TER SUA PASTA PRETA EM PAPEL OU ELETRÔNICA (E A FOLHA RESUMO NA CARTEIRA): DADOS DO MUNICÍPIO (ESTADO-UNIÃO) DADOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DADOS GERAIS DE CADA ÁREA DADOS ESSENCIAIS DE SUA ÁREA GILSON CARVALHO 36

37 BUSCAR O CAMINHO ENTRE SAIR DE PEDRA E PASSAR A SER VIDRAÇA
DICAS GERENCIAIS: FALAR MENOS, CRITICAR MENOS E AGIR MAIS: ÉPOCA DE PALANQUE ACABOU... CADA SEGUNDO PERDIDO NA CRÍTICA ESTÉRIL É MENOS AÇÃO PRODUTIVA BUSCAR O CAMINHO ENTRE SAIR DE PEDRA E PASSAR A SER VIDRAÇA DEPOIS, SER UMA VIDRAÇA QUE ENTENDE TUDO DE PEDRAS... E USA ISTO PARA SE PROTEGER OUVIR E RESPEITAR OS QUE FICARAM E CONTINUARÃO... SEMPRE TEM GENTE BOA ESPERANDO SER REVELADA PELA VALORIZAÇÃO DAR SINAIS CLAROS DO CAMINHO DA ADMINISTRAÇÃO (NÃO SER DÚBIO USANDO SINAIS CONTRÁRIOS) GILSON CARVALHO 37

38 GESTÃO DE PESSOAS AS ONDAS DO TP TRABALHO EM EQUIPE EMPONDERAMENTO
EDUCAÇÃO PERMANENTE 38 GILSON CARVALHO 38

39 AS VÁRIAS ONDAS HISTÓRICAS DO TRABALHO PÚBLICO
GESTÃO DE PESSOAS: AS VÁRIAS ONDAS HISTÓRICAS DO TRABALHO PÚBLICO GILSON CARVALHO 39

40 NÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO PÚBLICO
PRIMEIRA ONDA DA GESTÃO DE PESSOAS NÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DO TRABALHO PÚBLICO CLIENTELISMO FAVORECIMENTO NOMEAÇÃO SEM CONCURSO GILSON CARVALHO

41 SEGUNDA ONDA DA GESTÃO DE PESSOAS: APRENDIZADO NO FAZER DIÁRIO
PROFISSIONALIZAÇÃO REPETINDO CLASSES SOCIAIS SOBRE FUNÇÕES, POSIÇÕES E REMUNERAÇÃO GILSON CARVALHO

42 PROFISSIONALIZAÇÃO SÓ DE ALGUMAS POSIÇÕES MAIS TÉCNICAS
TERCEIRA ONDA DA GESTÃO DE PESSOAS: PROFISSIONALIZAÇÃO SÓ DE ALGUMAS POSIÇÕES MAIS TÉCNICAS CONCURSOS PÚBLICOS SÓ ESPECÍFICOS: ADVOGADOS, FISCAIS, ESTATAIS GILSON CARVALHO

43 PROFISSIONALIZAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA FUNÇÕES PÚBLICAS
QUARTA ONDA DA GESTÃO DE PESSOAS: PROFISSIONALIZAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA FUNÇÕES PÚBLICAS PCCS-PLANO DE CARGOS, CARREIRA E SALÁRIOS PROMOÇÃO POR MÉRITO GILSON CARVALHO

44 TRABALHO EM EQUIPE GESTÃO DE PESSOAS CARACTERÍSTICA CENTRAL DO MODELO:
(TEAM WORK) CARACTERÍSTICA CENTRAL DO MODELO: É TRABALHO EM EQUIPE (NÃO DE GRUPO) HABILIDADES SE COMPLEMENTAM ENVOLVIMENTO PROGRESSIVO DAS PESSOAS RELAÇÃO QUE ASSUME E MULTIPLICA ATITUDES TRABALHO CONTINUADO-PERMANENTE GILSON CARVALHO

45 (PROFISSÕES PERMISSIONÁRIAS)
DESAFIO: TRABALHO EM EQUIPE E NÃO SÓ DE EQUIPE NÃO À SOMATÓRIA DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS (SOMA DE PARTES INDEPENDENTES) NÃO À GENEROSIDADE DE UMA PROFISSÃO PERMITIR QUE AS OUTRAS ATUEM (PROFISSÕES PERMISSIONÁRIAS) GILSON CARVALHO

46 SIM À UNICIDADE DO TRABALHO INTEGRADO DE TODOS
DESAFIO: TRABALHO EM EQUIPE E NÃO SÓ DE EQUIPE SIM À UNICIDADE DO TRABALHO INTEGRADO DE TODOS (INTRA E INTER-AÇÃO DE PARTES) GILSON CARVALHO

47 DE CHEFE A LÍDER DESAFIO: CHEFE OU LIDER?
TODA ORGANIZAÇÃO TEM SUA HIERARQUIA ELEITA OU ESCOLHIDA PELO ELEITO OU ESCOLHIDO: DO SUPER AO MICRO CHEFE... COMO FAZER DE UM CHEFE UM LIDER DE EQUIPE? UM CHEFE IMPOSTO PODE VIRAR UMA LIDERANÇA CONQUISTADA? A DIFERENÇA ACONTECERÁ QUANDO O CHEFE FOR O LÍDER DE SEU TIME DE CHEFE A LÍDER GILSON CARVALHO

48 EMPONDERAMENTO DAR PODER ÀS PESSOAS PESSOAS “EMPONDERADAS”:
(EMPOWERMENT) CARACTERÍSTICA CENTRAL DO MODELO: DAR PODER ÀS PESSOAS PESSOAS “EMPONDERADAS”: CRIAM SOLUÇÕES; MUDAM PROCESSOS EM BUSCA DE MELHORES SOLUÇÕES AGEM COMO RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO E FRACASSO GILSON CARVALHO

49 DISTÚRBIOS DA GESTÃO DE PESSOAS: DESCUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO
PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO INCHAÇO DE CARGOS COMISSIONADOS AUSÊNCIA DE CONCURSOS PÚBLICOS AUSÊNCIA DE PCCS TERCEIRIZAÇÃO ILEGAL (LEGAL: ATIVIDADES MEIO ILEGAL: ATIVIDADES FIM) GILSON CARVALHO

50 OPERACIONAIS, GRADUAÇÃO MBA DE GESTÃO PARA OS NOVOS E OS PERMANENTES.
GESTÃO DE PESSOAS EDUCAÇÃO PERMANENTE INVESTIR NAS PESSOAS: ELAS QUE CRIAM, FAZEM, CONCRETIZAM AS POLÍTICAS... CURSOS: OPERACIONAIS, GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO MBA DE GESTÃO PARA OS NOVOS E OS PERMANENTES. GILSON CARVALHO

51 EXECUTIVO-LEGISLATIVO
PAPÉIS E RELAÇÃO EXECUTIVO-LEGISLATIVO 51 GILSON CARVALHO 51

52 RELAÇÃO EXECUTIVO-LEGISLATIVO INDEPENDÊNCIA DOS PODERES
NEM TIRANIA - NEM SUBSERVIÊNCIA EXECUTIVO: OBRIGATORIEDADE DE CUMPRIR PLANO E ORÇAMENTO VOTADO NO LEGISLATIVO LEGISLATIVO: APROVAR LEIS (O QUE FAZER DO PÚBLICO) E FISCALIZAR O QUE O EXECUTIVO FAZ GILSON CARVALHO

53 ISTO ALÉM DE ILEGAL É IMORAL
RELAÇÃO EXECUTIVO-LEGISLATIVO DUAS RUPTURAS QUE PRECISAM DE MATURIDADE DO EXECUTIVO: TRATAR DIFERENTE SITUAÇÃO (PÃO DE LÓ E VINHO) E OPOSIÇÃO (PÃO E ÁGUA) FAZER DOS VEREADORES DA SITUAÇÃO DESPACHANTES DO CIDADÃO: CONSULTAS, REMÉDIOS, AMBULÂNCIAS, ENCAMINHAMENTOS, CESTAS BÁSICAS, BOLSA FAMÍLIA, VAGAS EM ESCOLAS, LIBERAÇÃO DE QUADRAS ETC. ETC. ISTO ALÉM DE ILEGAL É IMORAL GILSON CARVALHO

54 GOVERNO E CIDADANIA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE CONSELHOS LEGAIS
54 GILSON CARVALHO 54

55 EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, DO CIDADÃO
O MAIOR DESAFIO: EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, DO CIDADÃO GOVERNO & CONSELHOS E JAMAIS GOVERNO x CONSELHOS OS GOVERNOS NÃO DEVEM PERMITIR O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS LEGAIS... SÃO OBRIGADOS A FAZER OS CONSELHOS FUNCIONAR GILSON CARVALHO 55

56 O MAIOR DESAFIO: OS GOVERNOS SÃO OBRIGADOS A FAZER OS CONSELHOS FUNCIONAR: LEVANTAR TODA LEGISLAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL SOBRE CADA CONSELHO E SEGUÍ-LA RIGOSOSAMENTE: LEI-DECRETO-REGIMENTO-ATAS COMPOSIÇÃO FUNÇÕES CARÁTER CONSULTIVO/DELIBERATIVO PUBLICIDADE DAS DECISÕES GILSON CARVALHO 56

57 O MAIOR DESAFIO: TEM O DEVER DE DEFENDER O TUDO DE TODOS
A ORGANIZAÇÃO, GRUPO, CORPORAÇÃO, MOVIMENTO, ASSOCIAÇÃO LIGADA AOS DIREITOS DOS CIDADÃOS QUE FOR ORGANIZADA E FORTE, QUE CUIDE DE UMA PARTE, UM PROGRAMA, UMA ÁREA, UMA PATOOLGIA TEM O DEVER DE DEFENDER O TUDO DE TODOS LUTANDO PARA QUE ESTE TODO SEJA SUFICIENTE E EFICIENTE EM QUALQUER DOS GOVERNOS GILSON CARVALHO 57

58 PLANO PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO
58 GILSON CARVALHO GILSON CARVALHO 58

59 DICAS PARA OS PRIMEIROS 100 DIAS O QUE NÃO FAZER:
NÃO PRATICAR A POLÍTICA DE TERRA ARASSADA (NADA PRESTA); NÃO SE DECLARAR SALVADOR DA PÁTRIA E QUE AGORA SERÁ TUDO DIFERENTE (NUNCA NINGUÉM CONSEGUIU BEIRAR ESTA META!!!) NÃO DECLAMAR O DISCURSO DO ANTRO DE CORRUPÇÃO: A MAIORIA DOS ANTIGOS CONTINUARÁ COM VOCÊ E É HONESTA; GILSON CARVALHO 59

60 DICAS PARA OS PRIMEIROS 100 DIAS: O QUE FAZER
TEM-SE QUE FAZER ALGUMA COISA: NÃO SE ADMITE APENAS CRITICAS PARA QUEM DISSE NA DISPUTA QUE SABIA E QUERIA FAZER O A MAIS OU O DIFERENTE; TOMAR PROVIDÊNCIAS PRÁTICAS PARA RESOLVER PROBLEMAS EMERGENTES DOCUMENTAR FORMALMENTE O ESTADO DA CASA (BOAS-RUINS) PARA SERVIR DE PARADIGMA DE ENTRADA; PEDIR RELATÓRIOS DO QUE FAZEM AS PESSOAS: ROTINAS, INSTRUMENTOS, ESTADO ATUAL DO TRABALHO; GILSON CARVALHO 60

61 PROBLEMAS-CAUSAS-SOLUÇÕES
DICAS PARA OS PRIMEIROS 100 DIAS: EXECUTAR AS AÇÕES EMERGENCIAIS JÁ DIAGNOSTICADAS EM CAMPANHA E NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO; ESTAR EM ESTADO DE PLANEJAMENTO PERMANENTE ATUALIZANDO OS LEVANTAMENTOS RÁPIDOS COM SERVIDORES, SOCIEDADE, PARTIDOS: PROBLEMAS-CAUSAS-SOLUÇÕES GILSON CARVALHO 61

62 DICAS PARA OS PRIMEIROS 100 DIAS: VALORIZAR, ELOGIAR E MANTER O CERTO
2) IDENTIFICAR O ERRADO E CORRIGÍ-LO 3) PREPARAR-SE PARA OFERECER A MELHOR RESPOSTA AOS NOVOS DESAFIOS GILSON CARVALHO 62

63 MAIS DEVERES & DIREITOS
SAÍDAS PARA O CIDADÃO BRASILEIRO: LEI DOS 5 MA+S MAIS BRASIL MAIS DEVERES & DIREITOS MAIS EFICIÊNCIA MAIS HONESTIDADE MAIS DINHEIRO GILSON CARVALHO


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