A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC"— Transcrição da apresentação:

1 Observatório do CDCC - USP/SC

2 Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3 Sessão Astronomia

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 O Céu da Bandeira Silvia Calbo Aroca

6 O Céu na Bandeiras de Outras Nações
Uruguai, Japão e Turquia Austrália, Alasca, Samoa Ocidental, China, Papua Nova Guiné e Nova Zelândia

7 Bandeira do Principado instituída por Dom João IV - (1645-1816)

8 Independência Política do Brasil
Bandeira Imperial ( ) Independência Política do Brasil

9 Golpe de Marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil se tornava
Bandeira Provisória da República 15 a 19 novembro 1889 Golpe de Marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil se tornava uma república.

10 A Bandeira Nacional Idealizada por Raimundo Teixeira Mendes
Colaboração de Miguel Lemos e do professor catedrático em astronomia, Manuel Pereira Reis e o desenho feito por Décio Vilares. Positivismo de Auguste Comte: “O amor por princípio e a ordem por base; O progresso por fim.” General Benjamim Constant apenas sugeriu destacar o Cruzeiro do Sul. O Decreto No 4, de 19 de novembro de 1889, estabeleceu as diretrizes para a nova bandeira, armas e selos nacionais.

11 Críticas à Bandeira Nacional
1. Falhas Heráldicas: A Heráldica é um sistema de combinações de cores e figuras usada nos brasões e emblemas da idade média. Bandeira criticada por fugir à estes padrões. 2. Desprezo às Tradições Não se preserva as tradições históricas e esquece-se do período monárquico. Isto é totalmente verdade ?

12 Esfera Celeste 3. Erros Astronômicos:
A faixa está representado na bandeira com uma inclinação correspondente a cidade do Rio de Janeiro, para um observador que está segurando a esfera na mão e não dentro dela. 3. Erros Astronômicos: As estrelas estão a diferentes distâncias e não sobre uma superfície no infinito. Brilho e tamanho das estrelas na bandeira. As constelações não contem todas as suas estrelas visíveis a olho nu.

13

14 Mas a que dia do ano, o desenho da esfera celeste
na bandeira corresponde? 15 de novembro de às 8 h 14 min da manhã, instante em que o Cruzeiro do Sul estava com seu eixo maior na vertical. Ou seja, era dia! A faixa na bandeira representa o equador celeste ? Para Teixeira Mendes a faixa da bandeira representa a faixa Zodiacal. Mas, assim Spica, Antares e Graffias deveriam se situar no interior da faixa.

15

16 A Bandeira Está Errada? "Não se tratava de construir propriamente uma carta do céu. Era preciso figurar um céu idealizado, isto é, compor uma imagem que em nossa mente evocasse o aspecto do céu, bem como os sentimentos que a evolução poética tem ligado a semelhante imagem." Teixeira Mendes. A maioria não percebe que o Cruzeiro do Sul está invertido em relação a sua imagem verdadeira no céu, assim como as outras constelações.

17 O que cada uma das estrelas representa na bandeira ?
Quando perdemos um estado, é retirado uma das estrelas que o representa, quando criamos um novo estado, uma nova estrela é acrescentada a esfera celeste. Que estado está representado na estrela acima da faixa ?

18 Não é o Distrito Federal !
A capital federal é representada pela estrela polar do sul, em torno da qual todas as demais tem um movimento aparente.

19 Que constelações podemos ver na bandeira?
Céu interpretado como se estivéssemos com a esfera celeste em nossas mãos.

20 Cruzeiro do Sul Estrela Nome Magnitude Estado Acrux 1 São Paulo Mimosa
2 Rio de Janeiro γ Cru Gacrux 2 Bahia δ Cru Pálida 3 Minas Gerais ε Cru Intrometida 4 Espírito Santo

21 Escorpião Estrela Nome Magnitude Estado Piauí α Sco Antares 1 Maranhão
Graffias 3 Ceará ε Sco Wei 2 Alagoas θ Sco Sargas 2 Sergipe ι Sco 3 Paraíba χ Sco Girtab 3 Rio Grande do Norte λ Sco Shaula 2 Pernambuco μ Sco 3

22 Cão Maior e Triângulo Austral
Estado Estrela Nome Magnitude Mato Grosso 1 α CMa Sírius Amapá 2 β CMa Mirzam Rondônia 3 δ CMa Muliphem Roraima 2 γ CMa Wezen Tocantins 3 ε CMa Adhara Rio Grande do Sul 2 α TrA Atria 2 Santa Catarina β TrA 3 Paraná γ TrA

23 Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante
Estrela Nome Magnitude Estado 1 Amazonas α CMi Prócion 2 Mato Grosso do Sul α Hya Alphard 1 Goiás α Car Canopus 1 Pará α Vir Spica 3 Acre γ Hya 5 Distrito Federal σ Oct

24 Única bandeira do mundo a possuir uma esfera celeste!
Considerações Finais A bandeira não possui as cores vermelho e preto, excluindo assim, lembranças de guerras, ameaças e agressões. Única bandeira do mundo a possuir uma esfera celeste!

25 Hino da Bandeira Nacional Letra: Olavo Bilac
Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil! Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil. Sobre a imensa nação brasileira Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre, sagrada bandeira. Pavilhão de justiça e de amor! Da amada terra do Brasil. Salve, lindo pendão da esperança! Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da pátria nos tráz. Recebe o afeto que se encerra Em nosso peito juvenil! Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil. Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas E o esplendor do Cruzeiro do Sul Recebe o afeto que se encerra Da amada terra do Brasil.

26 Referências: www.zenite.nu www.exercito.gov.br


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google