A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."— Transcrição da apresentação:

1

2 Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

3

4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 Conhecendo os relógios solares John Herbert Maia de Sales

6 O gnômon

7 Os primeiros gnômons A utilização do gnômons como relógio surgem da necessidade de organização das atividades diárias. A utilização do gnômons como relógio surgem da necessidade de organização das atividades diárias.

8 Movimento diário do Sol

9 Movimento anual do Sol

10 Movimento anual + Movimento diário do Sol = Solstício de inverno Equinócio de primavera ou outono Solstício de verão

11 Relógios

12 Analema Marca diferentes posições do sol no ano em um mesmo horário. Marca diferentes posições do sol no ano em um mesmo horário.

13 Equação do tempo A equação do tempo é a forma de determinação da evolução anual da diferença entre a posição real em cada momento do Sol no firmamento e a posição que ele ocuparia nesse momento se o eixo da Terra fosse perpendicular à eclíptica e a órbita terrestre circular. A equação do tempo é a forma de determinação da evolução anual da diferença entre a posição real em cada momento do Sol no firmamento e a posição que ele ocuparia nesse momento se o eixo da Terra fosse perpendicular à eclíptica e a órbita terrestre circular.

14 Fuso Horário

15

16 Alguns tipos Horizontais Horizontais Verticais Verticais Equatoriais Equatoriais Armilares Armilares Analemático Analemático Portáteis Portáteis

17 Relógios horizontais São os mais populares pois mostram as horas durante o ano inteiro enquanto o Sol estiver no visível no Céu; São os mais populares pois mostram as horas durante o ano inteiro enquanto o Sol estiver no visível no Céu; Tem uma montagem simples Tem uma montagem simples

18 Relógios verticais Possuem também uma montagem simples; Possuem também uma montagem simples; São comuns em prédios antigos. São comuns em prédios antigos. Dependendo da localidade alguns modelos não recebem luz solar Dependendo da localidade alguns modelos não recebem luz solar

19 Equatoriais E o mais fácil de ser construído; E o mais fácil de ser construído;

20 Armilares

21 Construindo um relógio solar β=longitude do fuso-longitude do local Latitude local

22 Construindo um relógio solar

23

24 Material; Material; Desenhe um retângulo com duas linhas; Desenhe um retângulo com duas linhas; Trace a uma linha com ângulo igual a latitude do local partindo do ponto de cruzamento; Trace a uma linha com ângulo igual a latitude do local partindo do ponto de cruzamento; Trace uma linha que, passando pelo ponto "b" atinja a linha vermelha com um angulo reto; Trace uma linha que, passando pelo ponto "b" atinja a linha vermelha com um angulo reto; Com o compasso no ponto "b", trace um arco de circulo até encontrar a linha vertical no ponto "d; Com o compasso no ponto "b", trace um arco de circulo até encontrar a linha vertical no ponto "d; Apague tudo feito depois do segundo passo!!!; Apague tudo feito depois do segundo passo!!!; Trace duas linhas partindo do ponto "d" passando pelos vértices superiores do retângulo até encontrar as linhas horizontais gerando os pontos e e e; Trace duas linhas partindo do ponto "d" passando pelos vértices superiores do retângulo até encontrar as linhas horizontais gerando os pontos e e e; Apague as retas e deixe os pontos; Apague as retas e deixe os pontos;

25 Segunda parte Calcule a diferença entre a "longitude do fuso horário" e a "longitude do local" onde o relógio solar será instalado; Calcule a diferença entre a "longitude do fuso horário" e a "longitude do local" onde o relógio solar será instalado; Trace uma reta com o ângulo encontrado partindo de " d para o lado de sinal correspondente; Trace uma reta com o ângulo encontrado partindo de " d para o lado de sinal correspondente; A partir daquela linha traçada com o angulo beta, traça-se várias linhas espaçadas de 15 graus entre elas até que todo lado superior do retângulo seja preenchido; A partir daquela linha traçada com o angulo beta, traça-se várias linhas espaçadas de 15 graus entre elas até que todo lado superior do retângulo seja preenchido; Gire a folha para a esquerda e trace nova linha a partir do ponto "e" com o mesmo angulo beta; Gire a folha para a esquerda e trace nova linha a partir do ponto "e" com o mesmo angulo beta; Mesmo procedimento que o anterior e depois inverta e aplique o mesmo procedimento; Mesmo procedimento que o anterior e depois inverta e aplique o mesmo procedimento; Trace retas e marque as horas conforme mostra a figura; Trace retas e marque as horas conforme mostra a figura; Por ultimo construa um gnómon com uma inclinação, em relação a base, igual a latitude do local e cole no ponto de crusamento apontado para o ponto d. Por ultimo construa um gnómon com uma inclinação, em relação a base, igual a latitude do local e cole no ponto de crusamento apontado para o ponto d. (-)(+)


Carregar ppt "Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google