A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Abertura do Setor de Astronomia - CDCC

2 Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W

3

4 O Que é a Sessão Astronomia? As Sessões Astronomia são palestras proferidas por monitores do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimidia contido aqui consiste numa opção áudiovisual complementar que o proferssor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio a suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia podem ser Acessos no seguinte endereço:

5 Heliostato e Celostato Silvia Calbo Aroca

6 Luz solar abundante

7 Observação Solar por Projeção Constantes ajustes manuais para acompanhar o Sol.

8 Telescópio se movimenta para acompanhar o Sol. Se quisermos acoplar algum instrumento ao telescópio ? E se quisermos que o telescópio fique fixo ?

9 Usa-se espelhos para Usamos espelhos e um motor para manter a imagem solar fixa. Heliostato

10 Mas como observar a imagem do Sol ampliada? Lente Espelho côncavo

11 Os Primeiros Heliostatos de Espelho Único Motor de relógio s' Gravessande (1742) Fins de iluminação, não se observava um disco solar. O mecanismo de relógio era muito delicado, permitindo um espelho fino o que não funcionava bem para astronomia. 1843

12

13 Heliostatos de 2 Espelhos

14 Para que usar um segundo espelho ? Manter a orientação do Sol fixa conforme sua latitude muda ao longo do ano.

15 Como a Latitude do Sol muda ao longo do ano ?

16 Como que funciona um Heliostato de 2 espelhos ?

17 O que podemos observar no disco do Sol ?

18

19

20 Podemos observar sempre manchas solares ?

21 Se quisermos evitar a rotação do disco solar ? Mudamos a velocidade do motor de relógio. Teremos assim um Celostato.

22 Heliostato de 2 espelhos no Observatório de São Carlos 1 2 3

23 Projetos Futuros usando o Heliostato de 2 espelhos no Observatório de São Carlos Sistema para alternar entre Celostato/Heliostato. Construir um Espectroscópio para fins didáticos. Identificar os elementos químicos presentes na atmosfera solar. Projetar o espectro do Sol na parede.

24 Referências Heliostats, Siderostats, and Coelostats – A.A. Mills,

25

26 Celostato de Espelho Único 1895 Lippermann- imagem sem rotação Dia Sideral Um feixe refletido move-se a duas vezes o ângulo descrito pelo espelho em movimento. Espelho paralelo ao eixo polar Gira em 48 horas siderais 4 minutos mais curto que o dia solar

27 Celostato de 2 Espelhos imagem do Sol sem rotação


Carregar ppt "Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google