A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação entre Agentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação entre Agentes"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação entre Agentes
Viviane Torres da Silva

2 Comunicação direta entre os agentes
A comunicação é a base para as interação entre os agentes Existem diversas formas de interagir com outros agentes: Ações realizadas no ambiente Quadro compartilhado Envio direto de mensagem para outro agente

3 Comunicação mediante o ambiente
Os agentes executam ações que modificam o ambiente e os outros agentes podem “ver” as conseqüências Não é uma comunicação direta mas indireta através de ambiente Exemplos: robôs em um sistema distribuído Objetivo: robôs têm que pegar pedras e enviar para uma nave Os robôs são capazes de detectar pedras, pegar una pedra e colocar a pedra na nave

4 Sistema de quadro compartilhado
Quadro: área de trabalho comum onde os agentes compartilham informação Não existe uma comunicação direta mas através do quadro Problema: os agentes de um sistema distribuído têm que ter acesso ao quadro que é um mecanismo centralizado

5 Comunicação direta entre os agentes
Os agentes se comunicam para Pedir una informação Enviar una informação Pedir a execução de um determinado serviço …. Os agente tentam alcançar seus objetivos através da comunicação com os outros agentes A maior parte das linguagens para agentes se inspirou na teoria dos atos de fala (speech act)

6 Atos de Fala Tentam descrever como as linguagens são utilizadas pelas pessoas todos os dias para alcançar os seus objetivos A origem da teoria dos atos da fala está publicada em: How to Do Things with Words, de J. Austin 1962 Quem fala não declara somente sentenças certas ou faltas Quem fala realiza “atos da fala”: Pedidos, sugestões, promessas, ameaças, etc. Cada declaração é um ato da fala

7 Tipos de Atos da Fala (J. Searle 1969)
Atos assertivos: dão informação sobre o mundo Ex: Estou de acordo Ex: 2 y 2 são 4 Atos diretivos: para solicitar algo ao destinatário Ex: Cale-se Ex: Quanto custa esta caneta? Atos de promessas: comprometem aquele que fala a realizar certas ações no futuro Ex: Farei o trabalho amanhã Ex: Te ajudarei a fazer Atos expressivos: dão indicações do estado mental daquele que fala Ex: Estou cansado Ex: Obrigada Atos declarativos: a declaração é a realização de um ato Ex: Teu salário é R$600,00 Ex: Este sapato está apertado

8 Componentes dos Atos de Fala
Locução: modo de produção de frases utilizando una gramática Ilocução: ato realizado pelo locutor sobre o destinatário mediante a declaração pergunta(dia de hoje) responde(11/03) <performative>(<conteúdo>) Ex. de performativas: afirmação, pergunta, petição, promessas, ordem Perlocução: efeitos que podem ter os atos ilocutórios no estado do destinatário (ações, crenças, objetivos,…) Ex.: convencer, inspirar, persuadir, atemorizar

9 Exemplo Mensagem: “abra a porta”
Locução: declaração física com contexto e referência Quem fala, quem escuta, que porta, etc. Ilocução: ato de levar intenções O que fala quer que o que escuta abra a porta Perlocução: ações que ocorrem como resultado da ilocução O que escuta abre a porta

10 Componentes da Ilocução
Condições de entrada y saída: O que envia não é mudo e o que recebe não é surdo Existe um canal de comunicação Condições relacionas ao conteúdo Existe una estrutura conhecida para descrever o conteúdo Condições preparatórias As cosas que necessitam ser verdade para que o locutor possa enviar a mensagem Condições de sinceridade Se assume que o locutor está dizendo a verdade Condições essenciais O locutor realmente deseja enviar a mensagem, ex., o locutor que envia uma pergunta realmente deseja saber a resposta Grau de poder do locutor sobre aquele que recebe

11 Componentes dos Atos de Fala
Diferentes performativas podem ser aplicadas ao mesmo conteúdo com diferentes objetivos Conteúdo: abrir a porta Performativa: petição Por favor, abra a porta. Performativa: informar A porta está aberta. Performativa: perguntar A porta está aberta?

12 Êxitos do Atos de Fala Um ato de fala pode ter êxito ou pode falhar
Motivos para a falha: Enunciação: a mensagem pode não chegar ou pode chegar corrompida Interpretação: o destinatário não entende a mensagem Execução final: o destinatário não é capaz de executar a ação solicitada ou decide não executar a ação

13 Linguagens de Comunicação entre Agentes
Agent Communication Languages (ACLs) A mais conhecida é a KQML desenvolvida por ARPA KQML está dividida em duas partes: A linguagem de manipulação do conhecimento (KQML) A linguagem de descrição do conteúdo (KIF)

14 KIF Objetivo: compartilhar bases de conhecimento mediante uma linguagem comum (interlingua) Utiliza operações lógicas para descrever coisas: As propriedades de coisas em um domínio Ex: Viviane é professora Relacionamentos entre coisas em um domínio Ex: Viviane é professora de disciplina ISMA As propriedades de um domínio Ex.: Todos os alunos são alunos de ao menos uma disciplina

15 KIF: Exemplos “A temperatura de água é 30º Celsius”
(= (temperatura água) (valor 30 Celsius)) “Uma solteiro é um homem que não está casado” (defrelation solteiro (?x) := (and (homem ?x) (not (casado ?x)))) “Um indivíduo que é uma pessoa também é um mamífero” (defrelation pessoa (?x) :=> (mamífero ?x))

16 Ontologia Para se comunicar os agentes precisam estar de acordo com o significado de um conjunto de termos que será utilizado na linguagem Ontologia: especificação formal de um conjunto de termos É uma definição do “mundo”, em função de objetos, qualidades, distinções e relações Uma ontologia define um conjunto de classes, funções e constantes para um domínio de discurso

17 KQML É uma linguagem de comunicação e protocolo, orientada a mensagens, para a modificação de informação KQML é independente de protocolos de transporte (TCP/IP, HTTP, ...) sintaxes de contexto Ontologias protocolos de alto nível (contract net, subasta, ...) KQML define um conjunto de performativas que podem ser utilizadas para expressar diferentes desejos

18 KQML A sintaxe da linguagem utiliza LISP
Uma pessoa pode compreender e é fácil de fazer parser (ask-if :sender A :receiver B :ontology std :language prolog :content (preço Livro ?preço) ) Performativa Parámetro Valor

19 Níveis de uma mensagem KQML
Nível de conteúdos Leva o conteúdo da mensagem Não é processado pelas implementações de KQML (é o agente que interpreta) Nível de mensagens (núcleo del linguagem KQML) Determina os tipos de interação que um agente pode realizar Identifica a performativa, o protocolo, a linguagem de conteúdos, ontologia assumida, e algum descritor sobre o conteúdo (isso permite a algumas aplicações processar as mensagens sem acessar o conteúdo) Nível de comunicações Trata os parâmetros de comunicação de mais baixo nível: identidade do emissor e receptor, identificação da comunicação

20 Composição de um mensagem KQML
Nível de comunicação Nível de conteúdo Nível de mensagem A performativa O que envia a mensagem :sender <word> O que recebe a mensagem :receiver <word> Descreve a performativa que deverá ser utilizada na resposta :reply-with <expression> :in-reply-to <expression> Conteúdo :content <expression> Linguagem na qual o conteúdo está descrito :language <word> A ontologia que descreve os conceitos que estão na linguagem de conteúdo :ontology <word> Indica si o agente irá em algum momento negar o conteúdo da mensagem :force <word>

21 Tipos de Performativas
Performativas básicas evaluate, ask-if, ask-in, ask-one, ask-all, … Performativas de resposta reply, sorry, stream-all, … Performativas genéricas de informação tell, achieve, cancel, untell, unachieve, … Performativas relacionadas a una ação standby, ready, next, rest, discard, generator, … Performativas de capacidade: advertise, subscribe, monitor, import, export, … Performativas de rede: register, unregister, forward, broadcast, route, …

22 Exemplo (ask-one :sender José :receiver Servidor-Jogo :content (pontos Maria ?pontos) :ontology jogo-X :reply-with resposta-pontos :language prolog) (tell :sender Servidor-Jogo :receiver José :content (pontos Maria 74 ) :ontology jogo-X :in-reply-to resposta-potos :language prolog)

23 FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents)
Objetivo: acelerar o desenvolvimento de tecnologias de agentes inteligentes mediante a produção de especificações acordadas internacionalmente Propôs a linguagem com uma semântica mais rigorosa que a KQML

24 Abstract Architecture
FIPA Applications Abstract Architecture Agent Communication Agent Management Agent Message Transport Content Languages Communicative Acts Interaction Protocols Transport Protocols Envelope Representations ACL

25 FIPA: Comunicação entre Agentes
Especificação da estrutura da mensagem Especificação sobre o serviço de ontologias Protocolos de interação Descreve os requisitos de um protocolo Tem uma biblioteca de protocolos Atos da fala Define um conjunto de performativas Conteúdos da linguagem Define os requisitos de uma linguagem de conteúdo Tem uma biblioteca de linguagens de conteúdo

26 FIPA: Especificação da estrutura da mensagem
Não existe em KQML

27 FIPA: Especificação da estrutura da mensagem
Reply-to: indica o agente que irá receber a mensagem, que é diferente do agente que enviou a mensagem Enconding: forma de criptografia do conteúdo Protocol: o protocolo de comunicação que está sendo utilizado na interação dos agente Conversation-id: identificador da conversa onde está a mensagem Reply-by: hora ou data máxima na qual a resposta deve ser enviada

28 FIPA: Atos de Fala Define 20 performativas Una performativa pode
Resumo Como descrever o conteúdo da mensagem Descrição da performativa (detalhes) Modelo formal Exemplo Una performativa pode Enviar uma informação Pedir uma informação Negociar Executar uma ação Falar sobre um erro

29

30 Exemplo: Inform Resumo: Conteúdo:
Um agente informa outro agente sobre uma cosa que é verdade Conteúdo: a informação Descrição: o agente que envia crê que... a informação é verdadeira o agente que irá receber a informação irá crer o agente que irá receber a informação não conhece a informação Exemplo: (inform :sender (agent-identifier :name i) :receiver (agent-identifier :name j) :content “tempo (hoje, chovendo)“ :language Prolog)

31 Exemplo: Request Resumo: Conteúdo:
o agente que envia a mensagem pede para o agente que a recebe que execute uma ação Conteúdo: a ação Descrição: o agente que envia crê que... o agente que recebe é capaz de executar a ação o agente que recebe não tinha a intenção de executar a ação Exemplo: (request :sender (agent-identifier :name i) :receiver (agent-identifier :name j) :content “abrir o arquivo db.txt“ :language vb)

32 FIPA: Protocolos de Comunicación
FIPA-Request-Protocol FIPA Request Interaction FIPA Query Interaction FIPA Request When Interaction FIPA Contract Net Interaction FIPA Iterated Contract Net Interaction FIPA English Auction Interaction FIPA Dutch Auction Interaction FIPA Brokering Interaction FIPA Recruiting Interaction FIPA Subscribe Interaction FIPA Propose Interaction


Carregar ppt "Comunicação entre Agentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google