A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais

2 Sistema Operacional Sistema Operacional: principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). É um programa de controle do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.

3 USUÁRIOS SISTEMA OPERACIOANAL HARDWARE SOTWARE

4 O que um sistema operacional faz?
Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;

5 TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Monoprogramáveis / Monotarefa Multiprogramáveis / Multitarefa Sistemas com Múltiplos Processadores

6 SISTEMAS MONOPROGRAMÁVEIS / MONOTAREFA
Execução de um único programa; Qualquer outro programa, para ser executado, deveria aguardar o término do programa corrente; Tipicamente relacionado ao surgimento dos mainframes;

7 SISTEMAS MULTIPROGRAMÁVEIS / MULTITAREFA
Mais complexos e mais eficientes; Vários programas dividem os mesmos recursos; Aumento da produtividade dos seus usuários e a redução de custos;

8 SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES
Caracterizam por possui duas ou mais UCPs interligadas, trabalhando em conjunto; Fortemente Acoplado dois ou mais processadores compartilhando uma única memória e controlados por apenas um único SO Fracamente Acoplado Dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio SO

9 A inicialização do sistema operacional
Quando você liga o computador, o primeiro programa executado é, geralmente, um conjunto de instruções armazenadas na memória ROM. Este código examina o hardware do sistema para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente. Este autoteste, conhecido como POST ele verifica a CPU, a memória, a BIOS (Sistema de Entrada e Saída Binário ), procura por erros e armazena o resultado em uma memória especial.

10 A inicialização do sistema operacional
Ao completar o POST, o software é carregado na memória ROM (às vezes chamado de BIOS ou firmware) ativa as unidades de disco do computador. Na maioria dos computadores modernos, quando o computador ativa o disco rígido ele encontra o trecho inicial do sistema operacional, conhecido como bootstrap loader (sistema de inicialização).

11 Bootstrap loader O bootstrap loader é um pequeno programa que tem uma única função. Ele carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar.

12 Tarefas do sistema operacional
Gerenciamento do processador Gerenciamento da memória Gerenciamento de dispositivos Gerenciamento de armazenamento Interface de aplicativos Interface do usuário

13 ESTRUTURA DO SO Formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários do sistema e suas aplicações, bem como a outras rotinas do próprio sistema. Esse conjunto de rotinas é chamado núcleo do sistema ou kernel (cérebro).

14 KERNEL O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele.

15 O cérebro do S.O. É o grande responsável por fazer a interação entre as camadas (Software e Hardware). Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

16 Simples assim? Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.).

17 O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos. Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam .

18 Exercício 1 – O QUE É SISTEMA OPERACIONAL?
2 – O QUE É HARDWARE E SOFTWARE? 3 – O QUE O SISTEMA OPERACIONAL FAZ? 4 – O QUE É SISTEMA MONOTAREFA? 5 – O QUE É SISTEMA MULTITAREFA? 6 – COMO SE CARACTERIZA SISTEMAS COM MÚLTIPLOS PROCESSADORES? 7 – O QUE É MEMÓRIA ROM? 8 – O QUE É BIOS? 9 – O QUE É BOOTSTRAP? 10 – QUAIS AS TAREFAS DO SISTEMA OPERACIONAL? 11 – O QUE É KERNEL?


Carregar ppt "Sistemas Operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google