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Gestão da Qualidade Total - GQT
Dioni Carlos Reis Evangelista Graduando em Engenharia Mecânica Bolsista do Projeto: Gestão de Qualidade na DSAA
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Introdução
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História No passado pouca produção com grande qualidade;
Na fabricação em série, quem controla a qualidade? Aplicação: Pós 2ª guerra: Japão destruído; Dr. Deming palestra na união de cientistas e engenheiros
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...Mas o que é GQT?
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Conceitos básicos GQT Qualidade intrínseca Preço baixo: Pontualidade:
Bons fornecedores ; Parceiros, perdas e tempo; Pontualidade: Fornecimento; Cliente/ Fornecedor; segurança na utilização: garantia do que se usa moral da equipe; Quebra de castelos de poder
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II - Mandamentos:
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Total satisfação dos clientes
Clientes não são receptores passivos; Clientes são patrões; Relação “cliente é o patrão” nos processos
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Relação Cliente/fornecedor
EX) Numa fábrica de Camisetas, quem costura a manga é fornecedor para o que vai pintá-la e é o patrão daquele que recorta o tecido
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Desenvolvimento de Recursos Humanos
Domínio sobre o empregado; Funcionário cresça com a empresa; Oportunidade, particular, reconhecimento; Ferramenta: conhecer a empresa; investir em educação, treinamento e capacitação
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Conhecimento dos funcionários
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Gerência participativa
Criar responsabilidades “Sinergia:Todo é maior que a soma das partes” Gerenciar é liderar para o GQT: Função do líder: mobilizar esforços, atribuir responsabilidade; Delegar competência, motivar, Debater, ouvir sugestão, compartilhar os objetivos, informar.
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Constância de propósitos
Repartir novos propósitos: cultura a ser mudada; Ferramenta: Transparência; Constância.
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Aperfeiçoamento contínuo
Avanço tecnológico, renovação; Avanço constante; Criatividade e flexibilidade de atuação; Ousadia de propor e assumir novos desafios.
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Não aceitação de erros Defeitos zero
Desvios medidos => ações corretivas
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III - Organizando para melhorar
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Panorama Propício Estabelecer a pratica de qualidade clara e objetiva;
Metas; Visão de futuro => Visão ampliada Aonde a organização quer chegar? Como? Qual o caminho? Ex: Visão estrita: vender roupas; Visão ampliada: atuar no mercado de moda.
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Ciclo PDCA Melhoria continua no processo; PDCA => Para os ousados;
É capaz de Mudar Não é capaz de Mudar Mantém Covarde Responsável Melhora Ousado Irresponsável
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Gráfico PDCA 1. To plan: planejar 2. To do: fazer 3. To check: verificar 4. To action: agir
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Caráter contínuo Aplicação inicial; Ciclo contínuo;
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Acompanhamento das Diretrizes
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Gestão 5S Base da GQT; Pratico; Como? Mostrar o que é o 5S;
Coordená-lo para cada setor; Cronograma; Visitas do instrutor;
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1º S - SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI
Localização, quantidade, armazenamento, estoque, etc Os registros / controles da área estão organizados e com fácil acesso? 2º S - SENSO DE ARRUMAÇÃO SEITON Identificação dos materiais / ferramentas, embalagens em locais identificados?Todos conhecem a distribuição dos materiais nos meios de armazenagem?As bancadas e locais de trabalho são mantidos em ordem durante a execução dotrabalho? 3º S - SENSO DE LIMPEZA SEISO Os equipamentos estão limpos e organizados? Os uniformes dos funcionários estão limpos e bem conservados?Existem na área cestos destinados a colocação de lixo? Se existem, estão bem identificados?Os armários e as ferramentas / materiais neles contidos / paredes estão limpos?Os sanitários estão limpos? 4º S - SENSO DE SAÚDE (SEGURANÇA) SEIKETSU Equipamentos de proteção coletiva do setor são eficientes? Os corredores estão devidamente demarcados, bem como as áreas de extintores, hidrantes e saídas de emergência? Comunicação em caso de acidente ou de ser verificada condição ou ato inseguro? 5º S - SENSO DE PARTICIPAÇÃO (AUTODISCIPLINA) SHITSUKE Todos estão utilizando uniformes? Qual é o envolvimento dos colegas do posto de trabalho com o programa?QUAL A EVOLUÇÃO DA ÁREA EM 5s’s DESDE A ÚLTIMA AUDITORIA?Todos estão respeitando os avisos de não fumar,utilizar protetor auricular e proteção respiratória?
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Padronização Atinge qualidade, uniformização;
Adequar-se as necessidades e trabalho; Previsão de recursos e processos; Melhoria técnica; Menor desperdício; Distribuir procedimentos.
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Ficha de destribuição de procedimento
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Modelo de procedimento operacional
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Gestão à vista Expor em quadros de aviso;
Fornecedor/insumo-produto/cliente; Mapa de flexibilidade (treinamento); Organograma; Descrição da função.
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IV - Praticando a qualidade
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5 principais ferramentas
Brainstorming; Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe); problema; Lista de verificação; Gráfico de Pareto; Plano de ação.
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a) Brainstorming Levantar idéias; Incentivar; Eliminar criticas;
Idéias instantâneas.
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b) Diagrama de causa e efeito (Espinha de peixe)
Focar o problema; Grupos lógicos: maquinas material, método, Medida, meio ambiente, mão de obra; Causas/ Efeitos
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Diagrama
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Por que espinha de peixe?
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c) Lista de verificação
Ao invés do brainstorm Resultado do diagrama de causa – efeito Formulário claro e fácil Período de coleta Responsável de ser conhecedor do assunto
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d) Gráfico de Pareto Visualiza através de um gráfico de barras verticais as categorias de um problema.
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Exemplo Causas de paradas constantes de uma linha de revestimento têxtil
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e) Plano de ação Também conhecido como 5W2H
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Também conhecido como 5W2H
What O que? Who Quem? When Quando? Where Onde? Why Por que? How Como? How much Quanto custa?
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Círculo de Controle de Qualidade
4-8 pessoas; 5 ferramentas; Líder; Reunião quinzenal de no máximo 1 hora; Premiação aos grupos: viagens técnicas, troféus, etc; Trabalho em equipe; Melhora da qualidade de vida.
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Ouvindo o cliente Qual opinião do cliente em relação ao produto
Cliente não é fiel Estatísticas: 76% dos clientes não retornam a uma organização ao mau atendimento
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Formas de ouvir Pesquisa de satisfação Reunião com clientes
Canal aberto (SAC) Clientes do concorrente
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Modelo de Formulário
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Fornecedor: o parceiro para o sucesso
Ganha/ganha Compromisso Pontualidade Transparência Eventos do presente e futuro da empresa (pelo menos anual) Opinião dos clientes em reação aos injumos
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Credenciamento e avaliação de fornecedores
Estoque alto e dinheiro empatado; Ter cadastro; Avaliação pelos fornecedores (trimestral)
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Avaliando o fornecedor
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Ouvindo a sociedade Incentivar funcionários à atividades sociais;
Compromisso com o meio ambiente.
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Planos e metas Plano anual - detalhe plano médio e longo prazo
Plano médio prazo – (3 anos) metas para longo prazo Plano longo prazo – (prevê 5 a 10 anos meta)
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Planejar (plano pelas diretrizes)
Meta definida? Meta => objetivo gerencial, valor, prazo. Diretriz = meta + medidas Desdobrar diretriz Controlar a meta: formulário QCAMS (qualidade, custo, atendimento, moral, segurança). Plano de ação simplificado
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EX) Plano de ação simplificado
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Ações Corretivas e Preventivas
Elimina anomalias (Não-conformidades) não prevista; Preventivas: Pode ser prevista através dos dados das corretivas
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Relatório de Não-conformidade
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Relatório de Ação Preventiva
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Abrangência da GQT Norma ISO 9000; Método Seis Sigma;
Prêmio Nacional de Qualidade.
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Bibliografia VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total – Uma Abordagem Prática. Campinas: Alínea,
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