Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Tio Alterado mais de 10 anos atrás
1
ÉTICA E FILOSOFIA Aula 1 – António Albano Baptista Moreira
2
Aula 3 – 16/08/2012 OBJETIVOS Ética na prática das empresas Trabalho sobre ética Resultado da ética
3
Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.
4
Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, Login e senha Como usar
5
Ao final o que levaremos ?
APRESENTAÇÕES ÉTICA NA PRÁTICA RESULTADO DA ÉTICA
6
De que se trata ... Fundamentos teóricos e correntes filosóficas. As tendências e a formação filosófica da sociedade. A passagem do senso comum à consciência filosófica. Caracterização da reflexão e da prática filosófica frente ao mundo do trabalho. A investigação filosófica sobre: a questão do Conhecimento; a Lógica; cultura e a cultura midiática; a ideologia; a política e o poder. 40 horas – 7 CHTAE
7
Competências Nº Descrição Nível 1
Obter a compreensão da origem e da natureza do conhecimento humano em sua dimensão teórico e prática. F 2 Identificar a origem da Filosofia e as formas de aquisição de conhecimento. 3 Estabelecer os pontos centrais do campo conceitual da Filosofia. 4 Identificar e categorizar a questão da existência do pensamento filosófico como algo que inspira as diversas concepções de mundo. N 5 Diferenciar ética, moral e costumes
8
Competências Nº Descrição Nível 6 Compreender a importância da ética, moral e costumes em relação à formação da sociedade e o desenvolvimento do ser humano. N 7 Identificar os fundamentos teóricos e as correntes filosóficas de forma a compreender a problemática do conhecimento crítico em relação à formação da sociedade. 8 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente aos temas da Cultura Contemporânea. I
9
Competências Nº Descrição Nível 9 Formar juízos analíticos, através da lógica, para discutir os problemas da Filosofia, frente à atual estrutura social do Brasil e do mundo. I 10
10
Apoio bibliográfico Bibliografia Básica
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2002. ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 1993. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.
11
Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar ARANHA, Maria L. de A; MARTINS, Maria H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1998. ARRUDA, Maria C.C de.; WHITAKER, Maria do Carmo.; RAMOS, José Maria Rodriguez. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo: Atlas, 2001. ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2005. CORDI, C. et. all. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2000. MOREIRA, Joaquim Manhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 2002. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: 2001. ZAJDSZNAJDER, Luciano. Ser ético no Brasil. Rio de Janeiro: Gryphus,
12
Apoio bibliográfico Bibliografia Complementar Referência
IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. São Paulo: Atlas, 1998. LOPES, J. C. e ROSSETTI, J. P. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1995 MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. São Paulo: Atlas, 1996. ROSS, S.A, WESTERFIELD, R. W. e JAFFE, J. F. Administração financeira – finanças corporativas. São Paulo: Atlas, 1998.
13
Apoio bibliográfico - Livros de trabalho
TÍTULO AUTOR/EDITORA PRINCIPE MAQUIAVEL
14
BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 09/08 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. A importância das informações financeiras para a gestão e sua relação com Marketing, preços. TODAS DE FORMA GERAL AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 16/08 Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 5 Diferenciar ética, moral e costumes 23/08 COMPETÊNCIA 6 30/08 06/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1
15
BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 13/09 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/09 COMPETÊNCIA 2 22/09 SABADO LETIVO COMPETNCIAS 5,6,1,2 REVISÃO 27/09 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 5,6,1,2 ENTREGA DO CHTAE 04/10 COMPETÊNCIA 3 06/10 TODAS AS MINISTRADAS AJUDA NO TRABALHO EM EQUIPE
16
BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 11/10 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 18/10 COMPETÊNCIA 7 25/10 COMPETÊNCIA 8
17
01/11 Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/11 COMPETÊNCIA 10 22/11 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS COMPETÊNCIAS 1 A 10 TRABALHOS EM EQUIPE, CHTAE 24/11 SABADO LETIVO COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 REVISÃO 29/11 AVALIAÇÃO INDIVIDUAL ENTREGA DO CHTAE 06/12 RECONSTRUÇÃO TODAS AS COMPETÊNCIAS
18
Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 13/09 Competência 5 e 6 Trabalho individual CHTAE 1 horas 27/09 COMPETÊNCIAS 5, 6, 1, 2 INDIVIDUAL ESCRTIA TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS 01/11 Competências 1,2, 3 Trabalho em equipe CHTAE 2 hrs 29/11 COMPETÊNCIAS 3,4,7,8,9,10 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 2 HRS
19
Conteúdo Programático
Competências Conceito de filosofia Fundamentos teóricos da filosofia Correntes filosóficas Formação filosófica da sociedade Filosofia e trabalho Trabalho e tecnologia Conhecimento Lógica Cultura Cultura midiática Ideologia, política e poder Essência Razão Consciência crítica e reflexiva da realidade Ética. Moral. Costumes
20
Material adicional Livros digitalizados
21
Na internet ... Links de páginas, blogs, etc
22
Retomando ... Serão retomados assuntos vistos na aula anterior
23
O que responder Ética? Moral? Qual a importância?
24
Trabalho prático
25
Ética aplicada Prova Quádrupla o Rotary
A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas: Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos 1. É a VERDADE? 2. É JUSTO para todos os interessados? 3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4. Será BENÉFICO para todos os interessados?
26
Cont. Esta é uma história tão conhecida pelos rotarianos que já faz parte do código genético da organização. Em 1932, Herbert J. Taylor, o então recém nomeado presidente de uma empresa de utensílios de cozinha praticamente falida em Chicago, decidiu que seus empregados precisavam de um padrão ético para seguir. Ele escreveu quatro perguntas em um pequeno pedaço de papel: É a VERDADE? É JUSTO para todos os interessados? Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados? Quando Taylor escreveu o que tornou-se conhecido como Prova Quádrupla, o país estava submerso na Grande Depressão e a população havia perdido a confiança nos bancos e empresas com a quebra do mercado financeiro três anos antes. Na empresa Club Aluminum Products Company, as vendas de um produto de cozinha novo e caro vinham declinando rapidamente apesar das táticas insistentes usadas pelos vendedores de porta-a-porta. Taylor instituiu outras medidas como canais de distribuição em lojas de varejo, oferecimento de amostras grátis e planos de pagamento acessíveis, mas creditou a impressionante recuperação de sua empresa à aplicação da Prova Quádrupla nos métodos de publicidade e vendas utilizados
27
Cont. Quando Taylor escreveu o que tornou-se conhecido como Prova Quádrupla, o país estava submerso na Grande Depressão e a população havia perdido a confiança nos bancos e empresas com a quebra do mercado financeiro três anos antes. Na empresa Club Aluminum Products Company, as vendas de um produto de cozinha novo e caro vinham declinando rapidamente apesar das táticas insistentes usadas pelos vendedores de porta-a-porta. Taylor instituiu outras medidas como canais de distribuição em lojas de varejo, oferecimento de amostras grátis e planos de pagamento acessíveis, mas creditou a impressionante recuperação de sua empresa à aplicação da Prova Quádrupla nos métodos de publicidade e vendas utilizados
28
Fechar os conceitos
29
Para a próxima aula ... Decidir (prof.): Material de apoio
Bibliografia selecionada Disponibilizar
30
OBA !!!...
31
Obrigado
32
BOA NOITE OBRIGADO !!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.