A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área infantil Bem-vindo. Aqui vais encontrar aventuras, histórias e jogos que te vão ajudar a perceber melhor as crianças e pessoas com deficiência. Como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área infantil Bem-vindo. Aqui vais encontrar aventuras, histórias e jogos que te vão ajudar a perceber melhor as crianças e pessoas com deficiência. Como."— Transcrição da apresentação:

1 Área infantil Bem-vindo. Aqui vais encontrar aventuras, histórias e jogos que te vão ajudar a perceber melhor as crianças e pessoas com deficiência. Como vivem, quais as suas limitações, que obstáculos encontram, como podes ajudá-los, o que podes fazer para evitar a exclusão e muitas mais questões que vais descobrir. Aprende, diverte-te. Há muito para ensinar e aprender.

2 Aventuras Uma criança surda consegue contar uma anedota?
Uma criança em cadeira de rodas pode ser um atleta? O que é o autismo? Uma pessoa cega consegue ler um livro?

3 Uma criança surda consegue contar uma anedota?
Imagina um mundo sem sons... sem o barulho do vento, do mar, dos carros na cidade, das gargalhadas dos amigos, das palavras dos teus pais, da música. Pensa que mesmo à noite, no silêncio da noite no teu quarto não estás mesmo no silêncio... continuas a conseguir ouvir os pequenos sons da cama a ranger, dos passos dos adultos, do carro no final da rua. Agora imagina que não conseguias ouvir nada disto, imagina uma escuridão total de sons e vais conseguir perceber como é o mundo de uma pessoa surda.

4 Será que… Uma criança que não consegue ouvir sente-se sozinha? Tem amigos? Existe outra maneira de falar sem usar a voz? Se não ouve, como sabe o que estamos a dizer? E se usa algum dispositivo para falar, podemos conversar na mesma sobre desporto, jogos, brincadeiras e tudo o resto? Que tecnologia de comunicação usam as pessoas que não falam? De que maneira consegue alguém que não fala ou ouve comunicar com os outros? Se os surdos não ouvem, como sabem se as pessoas estão divertidas com as suas piadas? Existe uma língua gestual universal ou é como as restantes línguas orais? Existem comediantes que não falem?

5 Aqui estão alguns breves dados que vão ajudar-te na tua aventura e a responder a algumas questões.
Sabias que: aproximadamente 1 em cada 10 pessoas sofre de algum tipo de distúrbio auditivo ou de linguagem; uma pessoas ri em média 13 vezes por dia; que a língua gestual muda consoante a língua do país;

6 Ainda existem muitas questões por responder e descobrir.
Cada um dos sítios apresenta uma parte da informação que precisas… e como tudo na internet, vais encontrar outras ligações. Como funciona a audição e o ouvido? O que é a surdez? APS - Associação Portuguesa de Surdos Cultura dos surdos Língua gestual Instituto Jacob Rodrigues Pereira Língua gestual em 3D Desporto em silêncio Uma casa de surdos

7 Quem disse que aprender não era divertido
Quem disse que aprender não era divertido? Nestes sítios podes aprender mais: Percebe os silêncios das pessoas com deficiência auditiva Neste sítio podes usar o simulador para perceberes como é o mundo de alguém com deficiência auditiva. Center for Disability Information & Referral: Disability Awareness for Youth Joga um divertido jogo de adivinhas e descobre as respostas em língua gestual. Educalia Neste divertido sítio, cheio de cores e dinamismo, aprende língua gestual, brincando. Joga os diversos jogos e aprende mais sobre esta temática.

8 Uma criança em cadeira de rodas pode ser um atleta?
Queres saber mais sobre o desporto com pessoas com deficiência? Como pode a tecnologia ajudar um menino com deficiência a ser um grande atleta? Então acompanha-nos nesta aventura pela internet e encontra as respostas às tuas questões. Existem muitas questões por responder e descobrir. Sítio oficial dos Jogos Paralímpicos (em inglês) Onde podes encontrar tudo sobre os Jogos Paralímpicos. Muito completo, mas todo em inglês. Jogos Paralímpicos Conhece as modalidades e um pouco de história dos Jogos Paralímpicos. Descobre a diversidade e qualidade destes extraordinários atletas. Desportos para pessoas com deficiência (em inglês) Mais um artigo da enciclopédia virtual com muitas informações sobre a história, modalidades e personalidades do desporto com pessoas com deficiência. Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores Neste sitio podes acompanhar as modalidades e resultados dos diversos campeonatos e torneios nacionais. Quem sabe se não se realizam provas perto da tua casa. Desportos radicais Quem disse que uma pessoa com deficiência não podia praticar desportos radicais? Neste sítio podes saber tudo sobre a variante dos X-Games para pessoas com deficiência. Canoagem, skate, BMX, etc., são algumas das modalidades que podes encontrar neste sítio. Carlos Lopes Descobre o mais medalhado atleta paralímpico português.

9 Quem disse que aprender não era divertido? Nestes sítios podes aprender
Não está directamente relacionado com o desporto, mas joga este pequeno jogo para perceberes as dificuldades que as pessoas em cadeiras de rodas encontram no seu dia-a-dia. Olympic Lodge Sítio canadiano com informações sobre os Jogos Paralímpicos e vários jogos

10 O que é o autismo? Existem meninos e meninas que não vêem o mundo como tu. E não estamos a falar de não ver como os cegos, mas sim de não interpretar as coisas como tu fazes, de não conseguir associar alguém a chorar à dor ou tristeza, ou um riso à alegria, de não conseguir comunicar porque não liga as palavras ao que elas querem dizer. Estes meninos precisam de ajuda para fazer coisas que para ti são simples, não porque não se consigam mexer ou falar, mas porque o cérebro deles não é capaz de processar a informação necessária para fazer estas coisas. Mas existem diversos níveis de autismo, e os meninos com um autismo ligeiro, podem, com ajuda e apoio, aprender a fazer quase tudo e levar uma vida normal.

11 Algumas questões… O que é o autismo. Quais são as causas
Algumas questões… O que é o autismo? Quais são as causas? É comum nas crianças? Quais são os sintomas? Posso apanhar autismo por brincar com um menino autista? Como podemos tratar o autismo? Como é viver com o autismo? Os autistas podem ir à escola e aprender o que eu aprendo? Existem equipamentos especiais para autistas? Ouvi dizer que existem tratamentos com cavalos. Os animais ajudam os autistas? Tenho de ir para uma escola especial se for autista?

12 Aqui estão alguns breves dados que vão ajudar-te na tua aventura e a responder a algumas questões.
Dificuldades em falar e comunicar: cerca de 4 em cada 10 crianças autistas não conseguem falar. Outras sofrem de outro problema, chamado de efeito eco, porque apenas repetem o que lhes foi dito. Não gostam de mudanças: as crianças com autismo gostam de rotinas, o que significa fazerem sempre as mesmas coisas da mesma maneira. Podem reagir muito mal quando alguém lhe alteram as rotinas, porque deixam de saber como fazer as coisas. Dificuldade em relacionar-se com as outras pessoas: a maior parte das crianças autistas não gostam de ser olhadas nos olhos, nem que lhes toquem e preferem ficar sozinhas.

13 Continua a tua aventura nestes sítios:
Cadin Lê um texto bastante completo sobre o autismo. Aproveita para navegar um pouco no sítio e descobrir mais sobre o autismo, outras deficiências mentais e as actividades do Cadin. Federação Portuguesa de Autismo Navega no sítio da Federação Portuguesa de Autismo e descobre as várias iniciativas sobre o autismo, aprende mais sobre o tema, vê o que está a ser feito por todo o país. Autismo na Wikipedia Para um saber enciclopédico, nada melhor do que consultares o artigo sobre o autismo na Wikipedia. Aqui podes encontrar ligações para outros artigos e perceber como tudo se conjuga.

14 CDC's Autism Information Center Apesar de estar apenas em inglês, neste site podes encontrar muitas das respostas às tuas questões. Um sítio bastante completo, com muitas ligações para explorares. Autismo para crianças Um sítio divertido com muitas coisas para descobrir e jogar. Center for Disability Information & Referral: Disability Awareness for Youth Vê diversos textos sobre o autismo e outras deficiências mentais. Neste divertido sítio, cheio de cores e dinamismo, joga os diversos jogos e aprende mais sobre esta temática.

15 Uma pessoa cega consegue ler um livro?
Existem meninos e meninas que não vêem o mundo como tu. Alguns não conseguem ver todas as cores, outros confundem algumas cores, outros não conseguem ver sem óculos. Mas existem meninos e meninas que não conseguem ver nada. Se calhar conheces algum ou tens um colega na escola que é cego. Será que… uma criança cega, consegue ler e escrever como as outras crianças? Porque são cegas ou como ficaram? Como é que se orienta um cego? Os cegos estão sempre tristes por não verem o mundo que os rodeia? E conseguem ir às compras? Como identificam as cores se não as vêm?

16 existem impressoras especiais que imprimem em Braille;
Aqui estão alguns breves dados que vão ajudar-te na tua aventura e a responder a algumas questões. Sabias que: aproximadamente 1,5% da população portuguesa é cega ou parcialmente cega; existem impressoras especiais que imprimem em Braille; que os computadores podem ler o que está no ecrã; um cão-guia custa, em média, euros. Alguma vez puseste uma venda nos olhos e fingiste que não conseguias ver? De certeza que já jogaste à cabra-cega. Quando não conseguias ver provavelmente tropeçaste nas coisas e ficaste confuso em relação à direcção por onde ias. Todavia, se precisasses, conseguias aprender a orientar-te e a estimular os teus outros sentidos. Muitas pessoas fazem precisamente isso e aprenderam a viver com a dificuldade em ver ou não ver de todo.

17 Um pouco sobre a cegueira,
Como funciona o olho humano? Descobre um pouco mais sobre a complexidade do olho humano. Vê as imagens, percebe porque algumas pessoas têm olhos verdes e outros castanhos. E as imagens, como nos chegam ao cérebro? ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal Apesar dos cegos conseguirem ter uma vida normal, continuam a ser alvo de discriminação, sobretudo no acesso ao emprego e na forma como podem orientar-se nos espaços públicos. Navega na página da ACAPO e descobre quais as áreas prioritárias, que estudos se estão a realizar, etc. Acessibilidade electrónica em Portugal A internet é um espaço público e não faz sentido com a tecnologia existente que ainda existam sitios na net que não estejam preparados para utilizadores cegos. Neste sítio podes saber mais como é a experiência de um cego a navegar na internet: que dificuldades encontra, o que podia ser melhorado, onde não pode navegar.

18 Clube Português de Utilizadores de Cão-guia Os cães-guia ajudam as pessoas cegas a orientarem-se e a moverem-se em segurança pelas ruas e multidões. Uma linguagem de pontos Neste sítio podes ver em pormenor o alfabeto Braille. Sabias que uma pessoa cega consegue ler até duzentas palavras por minuto? Como ajudar um cego Com este pequeno livro podes aprender a ajudar uma pessoa cega, como deves tratá-la, o que deves saber para que ela se sinta bem.

19 Nestes sítios podes aprender
The Braille Bug A Fundação Americana para os Cegos The American Foundation for the Blind(AFB) desenvolveu este sítio para ensinar às crianças Braille e promover a leitura. Vê com os olhos de uma pessoa com deficiência visual Neste sítio podes usar o simulador para veres como é o mundo visto por alguém com deficiência visual. Center for Disability Information & Referral: Disability Awareness for Youth Aprende mais sobre Braille e como as crianças cegas o usam para ler e escrever. Neste divertido sítio, cheio de cores e dinamismo, descobre como identificar as coisas sem as veres. Joga os diversos jogos e aprende mais sobre esta temática.

20 Carlos Ubaldo


Carregar ppt "Área infantil Bem-vindo. Aqui vais encontrar aventuras, histórias e jogos que te vão ajudar a perceber melhor as crianças e pessoas com deficiência. Como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google