A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 8º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 8º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 8º Ano
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 8º Ano Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas

2 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo

3 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo

4 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc. Travessão ( - ) a) dar início à fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando começarão as aulas? b) indicar mudança do interlocutor nos diálogos Ex.: - Doutor, o que tenho é grave? - Não se preocupe, é uma simples infecção. É só tomar um antibiótico e estará bom

5 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo c) unir grupos de palavras que indicam itinerários Ex.: A rodovia Belém - Brasília está em péssimo estado. Dicas: Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas Ex.: Xuxa – a rainha dos baixinhos – será mãe.

6 O travessão marcando o diálogo
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo O travessão marcando o diálogo -Que celular você tem? -Um branco, e você? -Um preto com roxo e detalhes prateados.

7 Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens:
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: Ex.: Então o padre respondeu: - Parta agora. b) antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam, resumem ideias anteriores. Ex.: Meus amigos são poucos: Fátima, Rodrigo e Gilberto. c) antes de citação Ex.: Como já dizia Vinícius de Morais: “Que o amor não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

8 Os dois pontos marcando o diálogo
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Os dois pontos marcando o diálogo Estávamos sentados no banquinho em frente de casa e tendo uma animada conversa sobre gênero, após o Adriel ter comentado que estavam passando um homem e uma mulher (meus vizinhos andando condomínio): EU: Adriel, o papai é homem ADRIEL: Papai é homem! EU: A mamãe é mulher ADRIEL: A mamãe é mulher. E o Adriel, mamãe? EU: O Adriel é homem, igual o papai ADRIEL: Não, mamãe. Adriel é homem não. Adriel é Super-Homem!

9 Ponto de Interrogação ( ? )
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo  Ponto de Interrogação ( ? ) Em perguntas diretas Ex.: Como você se chama? b) Às vezes, juntamente com o ponto de exclamação Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Você. - Eu?!

10 -Você ainda quer sair comigo?
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de interrogação marcando o diálogo -Você ainda quer sair comigo? -O que você acha?!

11 Ponto de Exclamação ( ! ) Após vocativo
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de Exclamação ( ! ) Após vocativo Ex.: “Parte, Heliel!” (As violetas de Nossa Srª. - Humberto de Campos) b) Após imperativo Ex.: Cale-se! c) Após interjeição Ex.: Ufa! Ai!

12 -E ai mina ,uma balada pra hoje à noite?
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Ponto de exclamação marcando o diálogo -E ai mina ,uma balada pra hoje à noite? -Demorou ,demorou!!!!

13 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo ASPAS ( “ ” ) a) isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares. Exemplos: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador. A festa na casa de Lúcio estava “chocante”. Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido. b) indicar uma citação textual Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)

14 Aspas marcando o diálogo
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Aspas marcando o diálogo -Que faço pra você voltar pra mim? - É só você fazer “assimmm” que eu volto!!

15 Ela: Como você estaria hoje sem mim?
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Hoje Ela: Como você estaria hoje sem mim? Ele: Provavelmente, eu não estaria aqui. Ela: Estaria onde? Ele: Te procurando.

16 Londres, Nova York... Ele: Onde você gostaria de estar agora?
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Londres, Nova York... Ele: Onde você gostaria de estar agora? Ela: Ah, em Paris, Londres, Nova York, esses lugares. E você? Ele: Queria estar na sua mente, no seu olhar e principalmente no seu coração.

17 Defina amor Ele: Defina amor.
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Defina amor Ele: Defina amor. Ela: Amor: Afeição viva por alguém ou por alguma coisa… Ele: Não, espere! Ela: Mas você não quer que eu defina amor? Ele: Sim, mas eu quero que você defina amor com suas palavras. Seu tipo de amor. Ela: Você.

18 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo

19 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo

20 Magoada Ele: De tanto você me machucar, chegou a hora de você chorar.
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Magoada Ela: Por que toda essa grosseria comigo? Isso me deixa magoada!! Ele: De tanto você me machucar, chegou a hora de você chorar.

21 Eternidade Ele: Vamos ser nada? Ela: Nada?? Como assim????
Língua Portuguesa, 8º Ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Eternidade Ele: Vamos ser nada? Ela: Nada?? Como assim???? Ele: Sim, porque o NADA dura pra sempre!!

22 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 1 (CESGRANRIO – 2011 – Petrobrás – Técnico de Enfermagem do Trabalho) Há ERROquanto ao emprego dos sinais de pontuação em: a) Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunião. b) Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta? c) Na infância, era levada e teimosa; na juventude, tornou-se tímida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo. d) Perdida no tempo, vinham-lhe à lembrança a imagem muito branca da mãe, as brincadeiras no quintal, à tarde, com os irmãos e o mundo mágico dos brinquedos. e) Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, não acontecia.

23 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 2 (CESGRANRIO – 2011 – TRANSPETRO – Administrador Júnior) No diálogo abaixo, cada fala corresponde a um número. I — Por que ele adquiriu somente um ingresso! II — Comprou dois: um para você outro para mim. III — Mas ele saiu daqui dizendo: “Só comprarei o meu!” IV — Pelo visto você acredita em tudo, o que ele diz. Em relação ao diálogo, a pontuação está correta APENAS em a) I b) III c) I e II d) II e IV e) III e IV

24 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Exercitando Questão 3(Fund. Carlos Chagas) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.    Assinale a letra correspondente ao período de pontuação correta: a – (   ) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise.  b - (    ) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise. c – (   ) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais análise. d – (   ) Hoje eu daria o mesmo conselho menos doutrina e mais análise. e – (   ) Hoje eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise.

25 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2 Valter Campanato/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil 23/07/2015  3 Marie-Lan Nguyen, 2011 / Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica. 6 Vsolymossy / GNU Free Documentation License. 10 12 14 15 16 17 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi 18 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 19

26 Língua Portuguesa, 8º Ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 20 Valter Campanato/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil 23/07/2015  21 Marie-Lan Nguyen, 2011 / Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica. 23/07/2015


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 8º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google