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PublicouMartim de Escobar Pacheco Alterado mais de 8 anos atrás
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Introdução CLARICE LISPECTOR FOI LANÇADO EM 1971 REÚNE 25 TEXTOS AO TODO TRATAM DE TEMAS DIVERSOS, TAIS COMO A INFÂNCIA, A ADOLESCÊNCIA, A FAMÍLIA, O AMOR E QUESTÕES DA ALMA. SEMPRE CONTÉM UM MOMENTO DE EPIFANIA MUITOS DOS TEXTOS FORAM PUBLICADOS COMO CRÔNICAS NO JORNAL DO BRASIL, PARA ONDE CLARICE ESCREVEU DE 1967 À 1972. ALGUNS OUTROS CONTOS SÃO: MIOPIA PROGRESSIVA, RESTOS DO CARNAVAL, O GRANDE PASSEIO, PERDOANDO DEUS, TENTAÇÃO, CEM ANOS DE PERDÃO.
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Felicidade Clandestina Cartão postal de aniversário O livro : As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato Inventando desculpas Afetar o físico Dia da redenção “Esquecer”, “surpresa”
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Amizade Sincera Tematiza os paradoxos das relações humanas e o individualismo das pessoas Relação de troca Melancolia e desilusão Sinceridade aos dois
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O ovo e a galinha As palavras no conto funcionam como um disfarce da realidade. Nesta análise o narrador compara o ovo com o infinito, sem começo, nem fim. Este conto reforça uma das características nas obras de Clarice Lispector que é a analise introspectiva, ou seja, é uma narrativa baseada na memória e na emoção. Às vezes o conto parece ter a representação da vida, outras da liberdade, ou a verdade, ou a opressão, ou algo para desviar a atenção da essência, ou a própria essência.
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Desastres de Sofia Em nenhum momento do conto, a narradora-personagem se identifica como “Sofia”. O título do texto provavelmente faz alusão a um livro infantil do século XIX escrito por Condessa de Ségur. O nome “Sofia” deriva- se do grego em que significa “sabedoria”. No final do conto ocorre um momento de epifania quando o professor elogia sua narração sobre “o que é felicidade”, e ela então consegue descobrir sua verdadeira identidade. A narradora escorre o conto de forma autobiográfica, mas não de uma maneira fiel. Ela o reinventa a partir das experiências do “eu” no tempo presente, o que comprova nas passagens em ela tem dúvidas sobre o que aconteceu em dados momentos. Exemplo: “Mas levianamente eu concluíra pela moral oposta: alguma coisa sobre o tesouro que se disfarça, que está onde menos se espera, que é só descobrir, acho que falei em sujos quintais com tesouros. Já não me lembro, não sei se foi exatamente isso.”
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