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19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data.

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1 19/05/08 1 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Alexis Piazza Carina Melatto Floriano Jhonatan da Rosa INE5643 – Data Warehouse

2 19/05/08 2 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC O que são indicadores? Os indicadores são critérios para valorar, analisar e avaliar o comportamento de variáveis. Dizer suas características, componentes, fatores e elementos que são razão de estudo, planificando e tomando decisões a partir deles. (Quintero 1997).

3 19/05/08 3 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC O que são indicadores? “Um indicador é mais que uma estatística, é uma variável, que dependendo do valor assumido no ponto apresenta significados que não são imediatamente aparentes e que os usuários decodificaram além do que mostram diretamente, porque existe um construtor cultural e de significado social associado ao mesmo." (Quiroga 2001 en: Min. Ambiente 2002).

4 19/05/08 4 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC O que são indicadores? “Um indicador é uma peça de informação que é parte de um processo específico de gestão, pode ser comparado com os objetivos desta gestão e ao que foi atribuído um significado além do seu valor aparente.” (Bakkes et.al, 1994 en: MIN. AMBIENTE 2002).

5 19/05/08 5 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC O que são indicadores? Em síntese, os autores apesar de utilizarem diversos termos quando definem o conceito de indicador (designado por parâmetro, medida ou valor), são consensuais quanto ao fato de os indicadores constituírem uma forma de simplificação e sintetização de fenômenos complexos através da sua quantificação.

6 19/05/08 6 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Características Medidores de uma atividade; Expressam um número que indica que as coisas podem ser medidas, comparadas e administradas; “Você não pode administrar o que não pode medir”; Medir é produzir informações utilizando indicadores; Utilizar indicadores é gerenciar com base em informações;

7 19/05/08 7 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Objetivos dos Indicadores

8 19/05/08 8 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Objetivos dos Indicadores

9 19/05/08 9 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Evolução no uso de Indicadores No início apenas medição econômica; Media o estado de desenvolvimento dos países em termos econômicos; Indicadores extremamente simples; Quando a estatística passou a ser vista como ciência tornaram-se cruciais; Acrescentaram à estatística a capacidade de sintetizar grandes quantidades de informação;

10 19/05/08 10 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Evolução no uso de Indicadores Desenvolveram-se os indicadores ambientais, como resultado da consciência humana sobre o meio ambiente; Na política os indicadores surgem como monitoramento dos objetivos a serem alcançados; Uso atual: suporte a tomada de decisão, cumprimento de normas legais, classificação de locais; Análise de tendência; Investigação Científica

11 19/05/08 11 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Sociais A origem dos indicadores sociais está ligada ao planejamento para o setor público no século XX Ganhou corpo científico a partir de 1960. Neste período é evidente o descompasso entre crescimento econômico e melhoria das condições sociais da população em países do terceiro mundo.

12 19/05/08 12 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Sociais “Hoje é quase obrigatória a referência a indicadores de situação, de desempenho e de resultados para se poder propagandear qualquer programa ou atividade pública efetivada” (Jannuzzi, 2001). “Em uma perspectiva programática, o Indicador Social é um instrumento operacional para monitoramento da realidade social, para fins de formulação e reformulação das políticas públicas” (Jannuzzi, 2001, p. 15).

13 Construção de Indicadores Sociais

14 19/05/08 14 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Sociais Indicadores Normativos e Descritivos Descritivos: descrevem características e aspectos da realidade empírica, não são ‘fortemente’ dotados de significados valorativos; Exemplos: taxa de mortalidade infantil, taxa de evasão escolar.

15 19/05/08 15 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Sociais Normativos: ao contrário dos descritivos, refletem explicitamente juízos de valor ou critérios normativos com respeito à dimensão social estudada. Medem as distâncias entre as condições reais e as de referência, ou compara as condições reais com as condições de referência.

16 19/05/08 16 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Construção de Indicadores Sociais Indicador PIB percapita referência do nível de desenvolvimento sócio-econômico dos países, tornou-se inadequado para medir o bem-estar social; Necessidade de um indicador para medir bem-estar e mudança social.

17 19/05/08 17 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Surge nos anos 80 para substituir o PIB percapita como indicador de desenvolvimento sócio-econômico; Entendido principalmente como qualidade de vida; Visa estabelecer padrões mínimos universais de qualidade de vida, válidos para todos os países e culturas; Baseia-se numa metodologia comparativa;

18 19/05/08 18 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Incorpora como medida de desenvolvimento os níveis de saúde e educação que permitam uma expansão das capacidades humanas, ou inversamente, que a limitação da saúde e da educação bloqueiem à plena realização das potencialidades humanas.

19 19/05/08 19 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Combina quatro indicadores básicos: – taxa de analfabetismo; – número médio de anos de estudo; – renda per capita; – esperança de vida.

20 IDH – Estados Brasileiros 1° Distrito Federal: 0,874. 2° Santa Catarina: 0,840. 3° São Paulo: 0,833. 4° Rio de Janeiro: 0,832. 5° Rio Grande do Sul: 0,832. 6° Paraná: 0,820. 7° Espírito Santo: 0,802. 8° Mato Grosso do Sul: 0,802. 9° Goiás: 0,800. 10° Minas Gerais: 0,800. 11° Mato Grosso: 0,796. 12° Amapá: 0,780. 13° Amazonas: 0,780. 14° Rondônia: 0,756. 15° Tocantins: 0,756. 16° Pará: 0,755. 17° Acre: 0,751. 18° Roraima: 0,750. 19° Bahia: 0,742. 20° Sergipe: 0,742. 21° Rio Grande do Norte: 0,738. 22° Ceará: 0,723. 23° Pernambuco: 0,718. 24° Paraíba: 0,718. 25° Piauí: 0,703. 26° Maranhão: 0,683. 27° Alagoas: 0,677.

21

22 19/05/08 22 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC ICV – Índice de Condição de Vida Amplia o IDH combinando 27 indicadores que formam os seguintes sub-itens: ICV – Educação; ICV – Infância; ICV – Trabalho; ICV – Habitação; ICV – Renda; ICV – Longevidade.

23 Indicador Simples e Composto

24 Sistema de Indicadores Sociais OCDE: Saúde, Educação, Emprego, Acesso a Consumo, Segurança pessoal, Condições da Habitação e do Ambiente Físico, Lazer, Participação Social. Nações Unidas: População, Saúde, Educação, Atividade Econômica, Renda, Patrimônio, Uso do tempo, Mobilidade Social, Cultura, Comunicação, Lazer, Segurança Pública HABITAT : Uso do solo urbano, Habitação, Meio-ambiente, Desenvolvimento Socioeconômico, transporte urbano

25 Sistema de Indicadores Sociais

26 19/05/08 26 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Escolha de Indicadores Relevância; Representabilidade; Confiabilidade; Histórico; Não existe teoria formal que permita orientá-la com estrita objetividade; Garantir relação entre o conceito e os indicadores

27 19/05/08 27 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Eficácia, Eficiência e Efetividade Eficácia Fazer o que é correto Eficiência Fazer da forma correta Grau de aproximação entre previsto e realizado Efetividade Fazer o que tem que ser feito

28 19/05/08 28 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Critérios de Avaliação Pessoal capacitado; Ferramentas; Buscar efetividade; Clareza; Capacidade de verificar mudanças.

29 19/05/08 29 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento e Uso da Inteligência Competitiva Mudanças no sistema produtivo Informação e conhecimento Conhecimento é um recurso precisa ser gerenciado Indicadores fornecem suporte

30 19/05/08 30 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Inteligência Competitiva Apesar das dificuldades, a Inteligência Competitiva pode se tornar uma importante ferramenta de coordenação na formulação e implementação de políticas públicas

31 19/05/08 31 Profa. Alessandra de L. Jacobsen - CAD/UFSC Inteligência Competitiva Pessoal comprometido Saber escutar Feedback contínuo Não “matar” quem diz a verdade – Refletir


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