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Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras.

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Apresentação em tema: "Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras."— Transcrição da apresentação:

1 Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Trabalhadores das Indústrias Brasileiras

2 Objetivo da Pesquisa Reunir dados do estilo de vida e hábitos de lazer da população trabalhadora da indústria no Brasil, com amostra representativa de cada Departamento Regional do SESI (Estados e DF)

3 1999 / 2004 - SC 2006 – 8 DRs 2007 – 13 DRs 2008 – 2 DRs Desenvolvimento da Pesquisa

4 Metodologia  24 Departamentos Regionais: Acre Alagoas Amazonas Amapá Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Tocantins

5 Metodologia  Período de Coleta: 2006 - 2008  n = 47.886 (90,7% de retorno)  Empresas: Pequenas (20-99 trabalhadores) Médias (100-499 trabalhadores) Grandes (500+ trabalhadores)

6 Questionário adaptado do Diagnóstico Lazer Ativo – SESI SC (2004):  Informações sócio-demográficas  Indicadores de saúde e bem-estar  Atividades físicas e de lazer  Controle de peso e Hábitos alimentares Metodologia

7 BANCO DE DADOS Leitura ótica dos questionários (software SPHYNX) ANÁLISE DOS DADOS Programa SPSS 16.0 Metodologia

8 Metodologia - Metodologia - Categorias de Análise Sexo Homem Mulher Faixa etária Até 39 anos ≥ 40 anos Estado civil Casados Não casados Escolaridade ≤ 8 anos de estudo > 8 anos de estudo Renda Familiar Mensal Até R$ 1.500,00 > R$ 1.500,00 Porte da Empresa Pequeno Médio Grande

9 R ESULTADOS

10 1. D ados d emográficos

11 Perfil dos trabalhadores  70 % homens  77 % até 39 anos de idade  56 % casados  45 % têm um ou dois filhos  73,5 % renda familiar ≤ R$ 1.500,00  51 % ensino médio completo  14 % curso superior Perfil dos trabalhadores

12 2. Indicadores de saúde e comportamento preventivo

13 Indicadores de saúde Prevalência (%) TodosMenorMaior Percepção saúde (-)16,2 MG (8)PE (22) Qualidade sono (-)20,9 SC (15)AM (34) Estresse (-)13,8 TO (10)AM (19) Depressão / tristeza referida 5,6 TO (4)GO (9)

14 Percepção negativa de saúde > 8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados>Casados Trabalhadores de empresas de pequeno porte

15 Percepção negativa de saúde Homens: 18.0% Mulheres: 22.6% Todos: 19.3% Homens: 8.8% Mulheres: 11.7% Todos: 9.8% Homens: 10.0% Mulheres: 13.5% Todos: 11.5% Homens: 18.3% Mulheres: 20.5% Todos: 18.9% Homens: 13.5% Mulheres: 20.1% Todos: 15.4%

16 Percepção negativa de sono > 8 anos de estudo<≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados

17 Percepção negativa de sono Homens:19.9% Mulheres:23.7% Todos:20.9% Homens:20.1% Mulheres:20.8% Todos:20.2% Homens:19.0% Mulheres:20.5% Todos:19.6% Homens:21.9% Mulheres:26.3% Todos:23.0% Homens:17.4% Mulheres:25.3% Todos:19.7%

18 Percepção negativa de estresse > 8 anos de estudo=≤ 8 anos de estudo Meia-Idade=Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00<Renda até R$ 1.500,00 Não-casados=Casados

19 Percepção negativa de estresse Homens: 13.1% Mulheres: 18.6% Todos: 14.7% Homens: 11.2% Mulheres: 17.1% Todos: 13.2% Homens: 10.9% Mulheres: 15.4% Todos: 12.7% Homens: 12.4% Mulheres: 17.8% Todos: 14.4% Homens: 11.3% Mulheres:19.2% Todos: 13.6%

20 Percepção depressão / tristeza > 8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade=Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados

21 Percepção depressão / tristeza Homens: 4.0% Mulheres: 8.4% Todos: 5.3% Homens: 3.8% Mulheres: 10.3% Todos: 5.9% Homens: 3.2% Mulheres: 8.6% Todos: 5.5% Homens: 4.3% Mulheres:7.9% Todos: 5.2% Homens: 4.4% Mulheres: 12.3% Todos: 6.9%

22 Percepção positiva de bem-estar

23 Prevalência (%) TodosMenorMaior Trabalho 82,8PB (77)DF (88) Lar 86,3RR (79)DF (91) Lazer 66,3AM (49)SC (88)

24 Percepção + de bem-estar  Lazer Homens: 70.2% Mulheres: 61.5% Todos: 67.6% Homens: 67.5% Mulheres: 59.7% Todos: 64.9% Homens: 78.0% Mulheres: 75.4% Todos: 77.0% Homens: 63.3% Mulheres: 54.7% Todos: 60.3% Homens: 65.3% Mulheres: 56.8% Todos: 62.9%

25 Comportamentos de risco Prevalência (%) TodosMenorMaior Tabagismo 13,1BA (6)AC (28) Alcoolismo 33,0RS (24)MA (47) Proteção Solar (-) 51,0RR (39)RS (59)

26 T abagismo > 8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados>Casados Trabalhadores de empresas de médio porte

27 T abagismo Homens: 12.4% Mulheres: 6.6% Todos: 10.7% Homens: 13.5% Mulheres: 9.0% Todos: 12.0% Homens: 15.6% Mulheres:9.3% Todos: 13.1% Homens: 18.9% Mulheres: 6.7% Todos: 15.9% Homens: 15.8% Mulheres: 9.2% Todos: 14.0%

28 A lcoolismo potencial > 8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade=Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00<Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados Trabalhadores de empresas de pequeno porte

29 A lcoolismo potencial Homens: 43.2% Mulheres: 19.2% Todos: 36.3% Homens: 32.0% Mulheres: 16.2% Todos: 27.0% Homens: 40.2% Mulheres: 18.8% Todos: 31.7% Homens: 37.8% Mulheres: 19.7% Todos: 33.5% Homens: 38.1% Mulheres: 16.4% Todos: 32.0%

30 P roteção solar (não) P roteção solar (não) > 8 anos de estudo<≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00=Renda até R$ 1.500,00 Não-casados=Casados

31 Homens: 50.7% Mulheres: 45.9% Todos: 49.3% Homens: 59.7% Mulheres: 46.5% Todos: 55.4% Homens: 56.7% Mulheres: 54.5% Todos: 55.7% Homens: 48.5% Mulheres: 49.3% Todos: 48.6% Homens: 50.7% Mulheres: 53.4% Todos: 51.4% P roteção solar (não) P roteção solar (não)

32 3. A tividade F ísica e O pções de L azer

33 Atividade física & Comportamento sedentário Prevalência (%) TodosMenorMaior Transporte passivo72,7 AC (39)AM (96) Inatividade física no lazer45,4 SC (32)CE (56) Cansaço após o trabalho34,7 TO (25)RR (44) Tempo de TV (>2 h/dias de sem) 38,3 DF (28)AC (80) Tempo de TV (>2 h/final de sem) 62,8 AC (50)PA (75)

34 T ransporte passivo para o trabalho > 8 anos de estudo<≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00<Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados Trabalhadores de empresas de grande porte

35 Homens: 71.3% Mulheres: 76.6% Todos: 72.8% Homens: 76.3% Mulheres: 81.8% Todos: 78.1% Homens: 71.0% Mulheres: 70.5% Todos: 70.8% Homens: 63.2% Mulheres: 83.3% Todos: 68.1% Homens: 77.4% Mulheres: 76.4% Todos: 77.1% T ransporte passivo para o trabalho

36 I natividade física no lazer > 8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher (60,6%)<Homem (38,8%) Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados>Casados Trabalhadores de empresas de pequeno porte

37 I natividade física no lazer Homens: 40.9% Mulheres: 66.0% Todos: 48.3% Homens: 37.6% Mulheres: 60.2% Todos: 45.0% Homens: 30.9% Mulheres: 51.9% Todos: 39.4% Homens: 40.3% Mulheres: 59.7% Todos: 45.1% Homens: 39.5% Mulheres: 62.6% Todos: 46.2%

38 C ansaço após o trabalho > 8 anos de estudo=≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher<Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados Trabalhadores de empresas de grande porte

39 Homens: 32.5% Mulheres: 45.2% Todos: 36.2% Homens: 30.6% Mulheres: 40.9% Todos: 33.9% Homens: 28.3% Mulheres: 43.1% Todos: 34.4% Homens: 31.0% Mulheres: 41.1% Todos: 33.5% Homens: 28.9% Mulheres: 47.8% Todos: 34.3% C ansaço após o trabalho

40 T empo de TV (+2h/dia de semana) > 8 anos de estudo<≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados=Casados Trabalhadores de empresas de grande porte

41 Homens: 35.2% Mulheres: 28.8% Todos: 33.3% Homens: 39.7% Mulheres: 31.3% Todos: 36.9% Homens: 29.3% Mulheres: 24.8% Todos: 27.5% Homens: 37.2% Mulheres: 34.7% Todos: 36.5% Homens: 35.8% Mulheres: 28.7% Todos: 33.8% T empo de TV (+2h/dia de semana)

42 T empo de TV (+2h/dia final de semana) > 8 anos de estudo<≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00<Renda até R$ 1.500,00 Não-casados>Casados Trabalhadores de empresas de médio porte

43 T empo de TV (+2h/dia final de semana) Homens: 60.0% Mulheres: 55.4% Todos: 58.6% Homens: 71.0% Mulheres: 62.2% Todos: 68.2% Homens: 63.9% Mulheres: 60.3% Todos: 62.4% Homens: 66.2% Mulheres: 63.5% Todos: 65.6% Homens: 63.8% Mulheres: 60.0% Todos: 62.7%

44 4. C ontrole de P eso e H ábitos A limentares

45 Excesso de peso & obesidade Todosmenormaior Excesso de peso (IMC ≥ 25) 40,5 GO (31,8)AP (48,3) Obesidade (IMC ≥ 30) 7,9 GO (4,6)AL (10,6) Prevalência (%)

46 E xcesso de peso (IMC ≥ 25) >8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher (28,1%)>Homem (45,7%) Renda > R$ 1.500,00<Renda até R$ 1.500,00 Não-casados>Casados Trabalhadores de empresas de grande porte

47 E xcesso de peso (IMC ≥ 25) Homens: 48.7% Mulheres: 32.5% Todos: 44.1% Homens: 43.3% Mulheres: 24.6% Todos: 37.4% Homens: 45.4% Mulheres: 26.0% Todos: 37.7% Homens: 44.1% Mulheres: 27.5% Todos: 40.1% Homens: 44.5% Mulheres: 26.3% Todos: 39.3%

48 Consumo de frutas e verduras Todosmenormaior Baixo consumo de frutas (< 5 dias/sem) 59,2 RN (40)AC (77) Baixo consumo de verduras (< 5 dias/sem) 47,9 GO (33)AC (75) Prevalência (%)

49 Baixo consumo de frutas (< 5 dias/sem) >8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade>Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados Trabalhadores de empresas de pequeno porte

50 C onsumo de frutas (≤ 5 dias) Homens: 47.4% Mulheres: 46.0% Todos: 46.9% Homens: 63.3% Mulheres: 57.8% Todos: 61.5% Homens: 70.5% Mulheres: 60.6% Todos: 66.4% Homens: 66.8% Mulheres: 58.7% Todos: 64.7% Homens: 65.7% Mulheres: 64.7% Todos: 65.5%

51 C onsumo de verduras (≤ 5 dias) >8 anos de estudo>≤ 8 anos de estudo Meia-Idade<Adulto Jovem Mulher>Homem Renda > R$ 1.500,00>Renda até R$ 1.500,00 Não-casados<Casados Trabalhadores de empresas de pequeno porte

52 C onsumo de verduras (≤ 5 dias) Homens: 49.1% Mulheres: 48.9% Todos: 49.0% Homens: 41.7% Mulheres: 36.2% Todos: 40.0% Homens: 43.1% Mulheres: 35.5% Todos: 40.1% Homens: 63.9% Mulheres: 51.4% Todos: 60.8% Homens: 42.6% Mulheres: 33.0% Todos: 39.9%

53 C ONCLUSÕES GERAIS

54 Perfil sócio-demográfico Trabalhador da Indústria no Brasil:  70% homens  77% < 40 anos  56% casados  73% renda familiar ≤ R$ 1.500,00  51% ensino médio completo  14% curso superior

55 Indicadores de saúde Indicadores de saúde & comportamento preventivo  16,2% percepção negativa de saúde  20,9% não dormem bem  13,8% níveis elevados de estresse  13% fumantes  33% alcoolismo potencial  51% exposição de risco ao sol

56 Atividade física & comportamentos sedentários  72,7% não pedalam ou caminham para o trabalho  45,4% Inativos no lazer  34,7% sentem-se muito cansados após o trabalho  38,3% assistem TV > 2h/dia de semana

57 Controle de peso & hábitos alimentares  40,7% excesso de peso  7,9% obesidade  59,2% baixo consumo de frutas  47,9 baixo consumo de verduras

58 Grupos mais expostos à risco

59 Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF / UFSC)


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