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PublicouMaria do Mar Bastos Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
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Operação Urbana Porto Maravilha Permanências e Mudanças Alberto Silva Cdurp Rio de Janeiro, outubro, 2012
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RIO: MOMENTO ÚNICO Rio + 20 20122013201420152016 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro
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Maracanã Corcovado Copacabana Pão de Açúcar Aeroporto Santos Dumont Aeroporto Internacional Tom Jobim 11 km 5 km 7 km 2 km 8 km 6 km Rio de Janeiro Petrópolis Angra dos Reis Búzios Paraty Oceano Atlântico LOCALIZAÇÃO
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CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO Área total: ~5 Milhões de m² População: ~28 mil habitantes (2010) IDH: 0,775 PEA: ~12 mil trabalhadores Trabalhadores na região: ~30 mil Pequenos e médios negócios: ~10 mil Escolas de ensino fundamental / Creches: 7 / 5 Escolas de ensino médio: 2 Cursos profissionalizantes: 1 Postos de Saúde/Hospitais: 3 / 1
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ÁREA DE INTERVENÇÃO EM 1850 5
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6 6 ÁREA DE INTERVENÇÃO ATUALMENTE
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GRANDE RELEVÂNCIA HISTÓRICA 1817 Armazém do Sal Rua da Prainha (Acre) Largo de São Francisco Da Prainha 1930 Arsenal da Marinha Praça Mauá Edifício “A Noite” Palacete D. João VI Estação de Passageiros Cais da Gamboa Avenida Perimetral 2002 Edifício Rio Branco 1 Píer Mauá Polícia Federal
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GRANDE RELEVÂNCIA HISTÓRICA
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ISOLAMENTO E DEGRADAÇÃO Baixa taxa de áreas verdes (2,5%) Pontos crônicos de alagamento Pontos de acumulo de lixo Lançamento de Esgotos na rede de drenagem, nos rios e no canal do mangue Patrimônio Arquitetônico degradador
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PORTO MARAVILHA: QUEBRA DE PARADIGMAS Melhorar a qualidade de vida dos atuais moradores Aumentar o número de moradores Valorizar o Patrimônio Melhorar o meio ambiente Mudança do eixo de desenvolvimento imobiliário para o centro da cidade Mudança da visão de centro da cidade
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PORTO MARAVILHA: QUEBRA DE PARADIGMAS A Operação Urbana Porto Maravilha articula diversos instrumentos jurídico- institucionais para viabilizar a transformação da Região Portuária do Rio de Janeiro
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IAT ≤ livre de cobrança IAT >1 com cobrança de CEPAC Legenda CEPAC – Certificado de Potencial Adicional de Construção IAT – Índice de Aproveitamento do Terreno (área do terreno que pode ser edificada de acordo com a legislação) Legenda CEPAC – Certificado de Potencial Adicional de Construção IAT – Índice de Aproveitamento do Terreno (área do terreno que pode ser edificada de acordo com a legislação) $ arrecadado com CEPAC para Obras e Serviços urbanos OPERAÇÃO URBANA PORTO MARAVILHA
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Missão Poder Concedente Gestora da Concessão (PPP) Articula Concessionária e demais órgãos públicos Gestora da Operação Urbana Presta contas à CVM Participa da aprovação dos empreendimentos em conjunto com a SMU Agência de Desenvolvimento Indutora do dinamismo econômico e social da região Responsável pela disponibilização de parte dos terrenos para o mercado Papel CDURP: MISSÃO E PAPEL
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ESTRATÉGIA Requalificação Urbana Desenvolvimento Sócio Econômico Desenvolvimento Imobiliário
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Requalificação Urbana Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de Concessão Administrativa para realização de Serviços e Obras: Experiência inovadora de gestão do espaço público; Prestação de diferentes serviços, o que exige diferentes especialidades; Responsabilidade sobre a qualidade, em função dos impactos sobre custos e remuneração sujeita ao desempenho; Concessionário antecipa investimentos as obras; Permite ao Município / CDURP obter ganhos com a valorização da região;
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Conservação e Manutenção da infraestrutura viária, passeios, áreas verdes e praças Iluminação pública Serviços de limpeza urbana e Coleta de lixo domiciliar Manutenção da rede de Drenagem e galerias universais Suporte à rede de transporte Instalação e operação de bicicletários Sinalização e manutenção de pontos históricos e Culturais Atendimento ao cidadão SERVIÇOS
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REQUALIFICAÇÃO URBANA E GANHOS AMBIENTAIS 4 km de túneis70 km de vias recuperadas66 km de redes de drenagem85 km de redes de esgotos120 km de redes de água650.000 m² de calçadas17 km de Ciclovias3 Estações de Tratamento de EsgotosPlantio de 15.000 árvores
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INFRAESTRUTURA
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Construção de 3 Estações de Tratamento de Esgotos de Tempo Seco Redes de Esgotos conectadas ao Coletor da ETE Alegria INFRAESTRUTURA
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Implantação de 17 km de Ciclovias Plantio de 15.000 árvores MOBILIDADE – NOVO SISTEMA VIÁRIO
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IMPLANTAÇÃO VLT *Trecho Barcas - Santos Dumont: Projeto em execução Santos Dumont* América Camerino Itamaraty Central Sta. Rita D. de Caxias Nabuco de Freitas São Diogo Barão de Mauá Vila Olímpica Saara Carioca Carmo Barcas Rio Branco Pça. da República Pça. Tiradentes Etapa 1 início da operação - jan /2015 Etapa 2 início da operação - jan /2016 Sete de Setembro Antônio Laje Gamboa Barão Tefé Cidade do Samba 2 Pça. da Harmonia Pedro Hernesto Buenos Aires Almirante Barroso Antônio Carlos Cidade do Samba 1 Silvino Montenegro Rodrigues Alves Praça Mauá São Bento Candelária Cinelândia ‘ Equador Vila de Mídia Pereira Reis Pça. Santo Cristo Novo Rio 2 Cordeiro da Graça Santo Cristo Novo Rio 1 Rodoviária
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VLT Novas Vias BRT Transbrasil Supervia Metro Paradas de Ônibus Terminals de Ônibus N Fase 1 Fase2 Novo Terminal de Passageiros REDE VLT RIO – INTEGRAÇÃO INTERMODAL
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Via Binária - Praça Mauá Túnel da Saúde 4 4 10 14 Galpões da Gamboa Museu do Amanhã 3 3 Cento Cultural José Bonifácio 13 15 Túnel Morro da Providência Via Binário 1º de Março 2 2 Via Binário - R. Souza e Silva e Antonio Lage 8 8 22 Alça de ligação com o Viaduto do Gasômetro 24 Terminal provisório 17 Rua Mendonça 21 Via D1 20 Rua Gal Luiz M. Moraes Reserv. Morro do Pinto 16 6 6 Sede CDURP 5 5 Escola do Olhar Via B1 – R. Silv. Montenegro e Túnel Saúde 9 9 19 R. Equador 11 12 18 Via C3 Via B1 7 7 23 1 1 OBRAS EM ANDAMENTO
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2011 2012 2013 2014 2015 CRONOGRAMA DE OBRAS Binário do Porto Túnel da Rodrigues Alves Nova infraestrutura urbana e novo sistema viário Urbanização dos Morros Demolição da Perimetral 2016
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DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO Taxa de ocupação de imóveis comerciais acima de 90% Empreendimentos residenciais no Centro e entorno vendidos em tempo recorde Déficit de pelo menos 8 mil quartos de hotel para atender a demanda da Copa e Olimpíadas Mercado do Rio em expansão
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LUGAR DE OPORTUNIDADES Área sem CEPACs (APAC SAGAS Preservação) ~3,8 milhões m² - cerca de 1,5 mil imóveis passíveis de retrofit. Área sem CEPACs (APAC SAGAS Preservação) ~3,8 milhões m² - cerca de 1,5 mil imóveis passíveis de retrofit. Área com CEPACs ~ 1,2 milhão m², sobre os quais foram acrescidos + 4 milhões m².
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PATRIMONIO AUMENTA ATRATIVIDADE Bens tombados como oportunidades de emprego e negócios
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SETORES COM POTENCIAL ADICIONAL DE CONSTRUÇÃO Custo com Cepac Residencial Hotelaria < Comercial
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DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO E SUSTENTABILIDADE Parâmetros específicos de afastamento e recuo / ventilação e iluminação natural Economia de consumo e reaproveitamento de água Economia e /ou geração local de energias limpas / telhados verdes Uso de materiais com certificação ambiental Facilitação de acesso e uso de bicicletas Regras para novas edificações na Região Portuária:
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Porto Olímpico JPL 70 PROJETOS EM ANÁLISE OU APROVADOS Odebrecht
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Estratégia Tomar o processo de transformação em curso para promover a valorização do patrimônio e a inclusão sócio produtiva dos atuais moradores e dos pequenos e micro empresários da região em particular e para a população em geral. Estabelecer parcerias para: Mapear oportunidades Qualificar trabalhadores, pequeno e micro empresários para as novas e potenciais oportunidades de emprego e negócios Incentivar recuperação do patrimônio imobiliário na área preservada Viabilizar políticas e instrumentos de incentivo Estabelecer parcerias para: Mapear oportunidades Qualificar trabalhadores, pequeno e micro empresários para as novas e potenciais oportunidades de emprego e negócios Incentivar recuperação do patrimônio imobiliário na área preservada Viabilizar políticas e instrumentos de incentivo DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
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Melhorias Habitacionais Geracao de Emprego Capacitação e Requalificação Profissional Promoção do Empreendedorismo Educação para a Cidadania Produção e Difusão de Conhecimento DESENVOLVIMENTO SÓCIO – ECONÔMICO
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DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO 3% do valor arrecadado com a venda dos Cepacs destinados a: Valorização do Patrimônio Material e Imaterial como potenciais geradores de emprego e renda Restauro e qualificação de bens tombados Criação de circuitos histórico – culturais Herança Africana Igrejas Arquitetura Arqueologia Urbana Apoio à iniciativas de grupos e organizações culturais da região
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PORTO MARAVILHA: GANHOS SOCIAIS E AMBIENTAIS Aumento da área verde de 2,5 para 10% da região Redução da poluiçãoAumento das áreas para pedestres
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VLT – INTEGRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Aumento da arrecadação Geração de milhares de oportunidades de emprego e negócios
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ESPAÇO URBANO INTEGRADO E INCLUSIVO Centro como opção de moradia e referência de espaço urbano saudável.
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CÍRCULO VIRTUOSO Melhores condições Urbanísticas, ambientais e sociais Maior interesse dos Investidores Maior volume de recursos arrecadados Melhoria constante da qualidade de vida DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
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TRANSFORMAR É PRECISO! www.portomaravilha.com.br blogportomaravilha.com @portomaravilha.comcdurp@cdurp.com.br facebook.com/portomaravilha
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