Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVanessa Fontes Ramalho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista alison.batista@ifrn.edu.br
2
Apresentar a dinâmica da disciplina, dos conteúdos e do professor para o ano letivo de 2013. Sensibilizar sobre a realização da intervenção pedagógica do 1º bimestre enquanto objeto de pesquisa. Discutir os instrumentos avaliativos referentes ao primeiro bimestre. Escolher coletivamente dois temas que irão compor o corpo dos conteúdos do primeiro bimestre. Aplicar atividade diagnóstica com relação aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema: conhecimento sobre o corpo. Objetivos da aula de hoje...
3
Conversa Inicial Alguém lembra o que estudamos nas aulas de EF do ano passado (1º ano)? O que foi mais legal naquelas aulas? O que vocês menos gostaram?
4
1º Bim - Corpo, saúde e beleza Conteúdos para o 2º ano 2º Bim - Esporte
5
Conteúdos para o 2º ano 3º Bim - Lutas 4º Bim - Dança
6
Planejamento 1º Bimestre AulaCONTEÚDOS – 1º BIMESTRE 1- Boas Vindas; Apresentação da ementa da disciplina para o ano letivo 2013; Apresentação da dinâmica da disciplina e do professor; Apresentação dos principais instrumentos avaliativos do bimestre: Portifólio e I Seminário Artístico e Cultural sobre Corpo; Sensibilização dos alunos com relação à intervenção pedagógica como objeto de pesquisa/ entrega do termo de autorização de uso de imagem.
7
Planejamento 1º Bimestre 2 - Conhecimento sobre o corpo (dimensões biológicas, históricas, culturais e sociais do corpo; O conhecimento sobre o corpo na Educação Física escolar. 3 - Corpo e aparência 1 (reflexões sobre bulimia, anorexia, vigorexia, corpolatria, body art; mídia e consumo). 4 Corpo e aparência 2 (reflexões sobre anabolizantes e cirurgias plásticas). 5Vivência sobre massagem, relaxamento e seus benefícios para a saúde.
8
Planejamento 1º Bimestre 6 - SÁBADO LETIVO (PRESENCIAL OU NÃO PRESENCIAL?). Debate e análise crítica do filme “O preço da perfeição”. 7À definir 8 9 Vivência sobre yoga; discussão sobre os benefícios das práticas alternativas para a saúde; entrega dos portfólios; ajustes e combinados finais para o seminário. 10 Culminância do 1º bimestre com o I Seminário Artístico e Cultural sobre Corpo. 11Fechamento da intervenção: Avaliação do bimestre, da experiência, dos conteúdos apreendidos e a sua relevância, reaplicação de instrumento diagnóstico.
9
Vamos escolher os temas? Corpo, saúde coletiva e hábitos saudáveis Nutrição – Entender as necessidades cotidianas de macro e micronutrientes, bem como a influência das atividades físicas sobre essas necessidades. Patologias - Conhecer as relações da atividade física com algumas doenças (cardiopatias, diabetes, hipertensão, entre outras). Necessidades Especiais - Refletir sobre a questão das necessidades especiais. Estilo de Vida - Saber sobre as relações sociais e práticas individuais saudáveis frente ao bem estar, evitando fatores de risco à saúde, como o estresse, por exemplo.
10
Vamos escolher os temas? Corpo, aspectos pessoais e interpessoais Anatomia – conhecer as estruturas de nossa anatomia geral e a do aparelho locomotor. Fisiologia – conhecer os diferentes sistemas e suas alterações durante o exercício. Bioquímica – saber como ocorre a obtenção de energia em nosso organismo, conhecendo as vias de substrato energético, como ATP e CP, os ciclos metabólicos (anabolismo e catabolismo), entre outros assuntos. Biomecânica – saber analisar as características mecânicas do movimento do corpo humano, as alavancas biológicas que possuímos, os grupos musculares envolvidos em diferentes atividades, o conceito de centro de gravidade, entre outros temas.
11
Instrumentos Avaliativos do Bimestre Portfólio Seminário Artístico e Cultural sobre Corpo Análise e discussão do filme Participação nas aulas Entre outros que possamos combinar
12
Esclarecimentos sobre intervenção pedagógica como pesquisa As aulas seguirão a mesma dinâmica do ano passado Estarei investigando a minha ação docente, procurando melhorar aulas e os conteúdos Parte do material produzido na disciplina entrará para a dissertação (respostas, comentários, fotos, conversas, situações) Em alguns momentos vou precisar da ajuda dos estagiários de esporte e de vocês para a coleta de dados
13
Combinados para a próxima aula A próxima aula será em sala Trazer uma foto impressa de sua infância e não mostrá-la a ninguém para a realização de uma dinâmica Alguém pode se responsabilizar por fazer um grupo fechado da turma no facebook para a disciplina de EF? Trazer devidamente preenchida autorização de uso de imagem
14
Aplicação de atividade diagnóstica
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.