A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais."— Transcrição da apresentação:

1 A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais aprofundada.

2 Como Fazer uma pesquisa na Internet Exemplos de operações básicas: Se escrever “AND sistema AND saúde” serão mostradas todas as páginas que contenham ambos os termos (sistema e saúde); Se escrever “OR sistema OR saúde” o sistema mostrará todas as páginas que contêm apenas uma das palavras; Se escrever “AND sistema AND NOT saúde” serão listadas as páginas que contêm a palavra “sistema” e excluem a palavra “saúde”; Se escrever “NEAR sistema NEAR saúde” verá apenas as páginas que contêm essas palavras, próximas uma da outra, com dez caracteres de distância; Alguns motores usam ainda parênteses para buscas mais complexas: (sistema OR saúde) AND nacional – encontrará páginas que contêm a palavra sistema ou a palavra saúde (apenas uma das duas), em combinação com a palavra “nacional”. MOTORES DE BUSCA Um motor de busca é um programa feito para auxiliar a procura de informações armazenadas na rede mundial (WWW), dentro de uma rede corporativa ou um computador pessoal. Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da internet, com a intenção de prestar um serviço extremamente importante: a busca de qualquer informação na web, apresentando os resultados de uma forma organizada, e também com a proposta de fazer isto de uma maneira rápida e eficiente. internet A mais recente geração de motores de busca, como por exemplo o Google, utiliza tecnologias diversas, como a procura por palavras- chave directamente nas páginas e o uso de referências externas espalhadas pela web, permitindo até a tradução directa de páginas (embora de forma básica ou errada) para a língua do utilizador. Googleweb Portugueses: http://www.sapo.pt http://www.clix.pt http://www.leme.pt http://www.aeiou.pt http://www.tumba.pt http://www.descobre.net http://www.netindex.pt Estrangeiros com versão em Língua Portuguesa: http://www.google.com http://pt.altavista.com http://www.yahoo.com Recursos Educativos para o 1.º Ciclo: http://www.quadroegiz.com http://web.educom.pt/~pr1305/ http://www.escolavirtual.pt http://www.malhatlantica.pt http://www.netprof.pt http://estudamais.arealeditores.pt

3 Sítios Educativos / Sites Genéricos – http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/1c/index_1c.htm http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/1c/index_1c.htm – http://www.minerva.uevora.pt/pre1ciclo/ http://www.minerva.uevora.pt/pre1ciclo/ – http://www.espigueiro.pt/celeirodoespiguinha/index.php http://www.espigueiro.pt/celeirodoespiguinha/index.php – http://www.minerva.uevora.pt/brincar_e_aprender/ http://www.minerva.uevora.pt/brincar_e_aprender/ – http://aquinta.espigueiro.pt/espiguinha http://aquinta.espigueiro.pt/espiguinha – http://www.catraios.pt http://www.catraios.pt – http://web.educom.pt/paulaperna http://web.educom.pt/paulaperna – http://www.sitiodosmiudos.pt http://www.sitiodosmiudos.pt – http://www.leme.pt/edu/ http://www.leme.pt/edu/ – http://www.leme.pt/criancas/ http://www.leme.pt/criancas/ – http://sotaodaines.chrome.pt http://sotaodaines.chrome.pt – http://www.junior.te.pt http://www.junior.te.pt – http://www.cidadedamalta.pt http://www.cidadedamalta.pt – http://www.eb23-fanzeres.rcts.pt/ticnee.htm http://www.eb23-fanzeres.rcts.pt/ticnee.htm – http://www.netindex.pt/links/LAZER/JOGOS/Infan/index.html http://www.netindex.pt/links/LAZER/JOGOS/Infan/index.html – http://fennia.blogs.sapo.pt/arquivo/185759.html http://fennia.blogs.sapo.pt/arquivo/185759.html

4 Formação Tecnológica Muito embora a maioria dos professores, hoje em dia, utilize as TIC na sua pratica pedagógica, a verdade é que muitos deles não estão devidamente preparados para usarem o computador com total domínio e confiança nas suas salas de aula e, por isso, poucos são os que alteram as suas atitudes, os seus papéis, e as suas formas de ensinar e de aprender com os seus alunos. É, por conseguinte, necessário e urgente investir na sua formação tecnológica. É que, mesmo os professores que iniciaram a sua profissão há relativamente pouco tempo, não foram adequadamente preparados para o uso das novas tecnologias. A formação pode contribuir para apoiar, integrar e desenvolver competências para o desempenho das novas funções exigidas ao professor.

5 Qual deve ser a “Atitude” do professor? O professor deve conhecer bem as situações de ensino/aprendizagem dos seus alunos e procurar diversificar as suas estratégias, de modo a que os mesmos venham a ultrapassar as suas dificuldades, recorrendo aos meios electrónicos existentes na sala de aula. Deve conhecer o papel das TIC no desenvolvimento da autonomia e da auto aprendizagem dos alunos e, sobretudo, deve conhecer as potencialidades das TIC no apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. Deve, igualmente, desenvolver a cooperação entre os alunos na turma, bem como, fomentar o trabalho de equipa e de resolução de problemas numa lógica de desenvolvimento de cidadania, proporcionando actividades de livre acesso a toda a comunidade educativa. Finalmente, o professor deve evitar que as TIC sirvam para acentuar as assimetrias sociais e constituírem-se como meio para a inclusão.

6 É fácil trabalhar no computador! Para tal, é necessário que saibas executar as seguintes tarefas: a) Criar uma pasta e dar-lhe um título; b) Digitar, gravar e imprimir um texto dado; c) Aceder à Internet; d) Entrar num motor de busca à escolha; e) Pesquisar sobre um tema dado e imprimir uma das respectivas páginas. “ Ficha de trabalho” Nome: __________________________________ Data: ___________________________________ 1ª Parte Cria uma pasta com o teu nome no “Ambiente de trabalho”. Entra no “Microsoft Word” e escreve: a) o teu nome completo e a data de nascimento. b) o seguinte texto. “ Olá a todos! Sou o(a) ___________ e estou a escrever no computador! “ 3- Guarda o texto na pasta que criaste. 4- Imprime o teu trabalho. 2ª Parte 1- Entra na Internet e no http://www.google.pt procura textos ou imagens sobre a tua terra. http://www.google.pt 2 – Guarda as pesquisas efectuadas na tua pasta.

7 Avaliação de aprendizagens nas TIC O professor deve desenvolver as aprendizagens dos seus alunos por fases, de modo a ir valorizando os processos e a considerar os seus resultados como produtos essenciais. Deve enquadrar as aprendizagens dos seus alunos numa perspectiva susceptível de reformulação, tendo sempre em conta a abordagem dos conteúdos. O professor deve ser crítico em relação às fontes de informação utilizadas pelos seus alunos, avaliando criteriosamente os documentos a utilizar sob a forma electrónica (CD-ROM, Internet, etc). Para tal, o professor deve desenvolver instrumentos de análise e de avaliação em relação à informação retirada.

8 Avaliação Nome: _________________________ Data: _________________________ Actividade: _________________________ Trabalhaste: sozinho(a)  Em grupo  Gostaste desta actividade?   O que gostei mais de fazer? O que gostei menos de fazer? Tive dificuldades em:


Carregar ppt "A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google