A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES

2 Os conteúdos para Ead precisam ter elementos gráficos como imagens, desenhos, charges, cartuns, tirinhas, gráficos, tabelas, fotografias, pinturas, placas, enfim, o potencial significativo da linguagem não verbal para facilitar a compreensão dos alunos/leitores no ato dinâmico da leitura.

3 Fique atento! A integração entre textos e imagens é fundamental na construção do conhecimento, mas: não sobrecarregue o material com tantos elementos gráficos, é preciso que haja conexões entre as imagens e o texto.

4 “mencionamos”, “enfatizamos”, “estamos”, promovendo a participação no texto durante a leitura, e finalizando com a proposta de construção do conhecimento com a expressão “Teremos agora a oportunidade de alçar voos mais altos [...]. Vamos juntos?” Usando esta expressão há um convite de interação entre o aluno e o tutor durante o processo de aprendizagem, contribuindo para minimizar as possíveis distâncias físicas por meio da utilização de uma linguagem envolvente e dialógica, mesmo tendo um texto com uma linguagem complexa.

5 linguagem dialógica É possível perceber a elaboração de um texto sem a linguagem dialógica, que deveria acontecer por todo o material elaborado.

6 “como já vimos”; “observe que”; “é importante que”; “agora”; “depois”; “nesta seção”; “neste tópico”; “é interessante”; “voltemos ao nosso exemplo”, que estão geralmente presentes na fala e ausentes na escrita.

7 O autor faz referência à palavra “aula”. A utilização desse termo é importante na construção do material no discurso mediacional, não que irá recriar um ambiente de sala de aula, mas será recriado um diálogo entre aluno e tutor. O autor utiliza a expressão “estudaremos”, que promove uma aproximação, porém com o uso das expressões “espera-se que o aluno” e “despertar a curiosidade e o senso de observação crítica dos alunos”, que acaba neutralizando o processo dialógico.

8 Dialogicidade não é o simples fato de utilizar expressões como: “Prezados estudantes”, “Caros cursistas”; propor em alguns momentos paradas para reflexões como: “O que você acha?”, ou “Agora é com você”; ou, até mesmo, quando apenas insere no texto o pronome pessoal “você”. Dialogicidade não é o simples fato de utilizar expressões como: “Prezados estudantes”, “Caros cursistas”; propor em alguns momentos paradas para reflexões como: “O que você acha?”, ou “Agora é com você”; ou, até mesmo, quando apenas insere no texto o pronome pessoal “você”.

9 linguagem não verbal O conteudista utiliza o recurso da linguagem não verbal para reiterar o assunto discutido ou apresentar situações cotidianas em que esse conteúdo é aplicado sendo assim você pode utilizar figuras, tirinhas e charges É recomendável inserir imagens que representem um momento de descontração, sendo assim você pode utilizar figuras, tirinhas e charges, para promover um momento de descontração textual.

10 Usar frases curtas; Evitar negações por excesso numa mesma frase, como também o uso da voz passiva, usando verbos ativos e diretos; Evitar usar em excesso palavras impessoais como: isto, aquele, esse, este... Procurar usar palavras concretas e significativas, que sejam mais familiares ao aluno;

11 Explicar e exemplificar os termos técnicos, principalmente aqueles que não são comuns ou de uso cotidiano; Adequar o texto que está escrevendo ao público que o lerá; Seja coloquial. Use "você", "eu" e "nós" Adequação do contexto ao público-alvo, aos objetivos do curso e ao tempo de estudo;

12 Preze a qualidade das informações, quanto mais atuais melhor; Promova oportunidades a críticas, a reflexões, a complementação em outras fontes; Faça sugestões bibliográficas e de links na Internet.

13 Selecione o conteúdo a ser tratado; Organize o conteúdo, deixando claro sua sequência; Escreva uma linguagem direta, clara, expressiva e dialogada; Elabore exemplos e exercícios;

14 Nivele o estilo de escrita ao seu público-alvo, sem ser demasiadamente científico, mas tomando o cuidado de não ser excessivamente informal; Utilize recursos como tabelas, quadros e ícones para categorizar textos do conteúdo (ex.: Saiba Mais, Importante, Lembre-se, etc) que ajudarão o aluno a distinguir informações relevantes e se aprofundar em um e outro tema;

15 Cuide também da utilização precisa de negritos, itálicos e sublinhados, visando estabelecer um código de fácil entendimento pelo aluno. O uso excessivo deve ser evitado, pois tira a relevância do texto; Certifique-se junto ao autor das fontes bibliográficas utilizadas para que haja respeito quanto à autoria do conteúdo.

16 Uma tarefa árdua é a elaboração dos objetivos, afinal é preciso estruturar o processo de ensino de maneira efetiva, clara e precisa. Alguns cuidados textuais como: a ligação com conceitos, os objetivos, os conceitos, as atividades, prática, Uma teia da integridade instrucional na criação de material para cursos a distância.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google