A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.

2 Informática aplicada ao ensino
NADIANI E ANA PAULA R. 2º ANO LETRAS Informática aplicada ao ensino 2º bimestre

3 Editorial: Esta revista tem como objetivo mostrar que podem ser usados vários meios para tornar a aula mais interessante e estimulante para os educando. Esses meios são: as tecnologias dependentes e independentes, de que vamos falar agora.

4 Tecnologia Independente
Este é um tipo de tecnologia que não depende da eletricidade para ser trabalhado em sala de aula.

5 1- Jornal Quando trabalhamos com o jornal estamos desenvolvendo uma atividade informativa e reflexiva, pois os alunos podem realizar uma leitura crítica da realidade. Esse tipo de leitura leva o aluno a entender que o contato com o jornal representa uma relação com a realidade social e suas interpretações.

6 Uma maneira de trabalhar com o jornal é pedir que os alunos selecionem reportagens retiradas de jornais e analisem –as. Depois que apresentem possíveis soluções para os problemas tratados nas reportagens através de um debate com a turma.

7 2- Histórias em quadrinhos
Trabalhar com histórias em quadrinhos é uma maneira de estimularmos a leitura, pois este tipo de gênero textual envolve figuras, cores, diálogos etc e também por ele fazer parte da realidade.

8 Podemos também trabalhar com a pontuação, interjeição, figuras de linguagem etc. Através da criação de uma história em quadrinhos o aluno pode desenvolver sua criatividade.

9 Através das histórias em quadrinhos pode ser trabalhada a conscientização, por exemplo – podemos propor que os alunos façam uma pesquisa sobre a preservação do meio ambiente. A partir desta pesquisa pode ser desenvolvido uma história em quadrinhos explorando ao máximo a criatividade do aluno.

10 3- Ilustração/Gravura As ilustrações fazem parte da vida cotidiana e são utilizadas como meios de comunicação visual. Por isso é muito importante ensinar o aluno a lê-las e interpretá – las.

11 Murais didáticos Cartazes Jornais escolares Quadros -de-giz
As ilustrações podem ser utilizadas em: Murais didáticos Cartazes Jornais escolares Quadros -de-giz

12 É uma importante fonte de pesquisa, pois através dela podemos introduzir novos conceitos, fazer discussões em grupo, recapitular um assunto já estudado. Enfim as ilustrações facilitam a compreensão de textos, além de estimular a imaginação.

13 4- MURAL Um mural é uma tecnologia independente que tem
como objetivo transmitir uma informação, despertar o interesse por um assunto etc. Para construir um mural é preciso que apareça os seguintes elementos:

14 Título: é uma frase que deve chamar a atenção ;
Material ilustrativo: que podem ser gravuras, fotografias, tabelas, gráficos, pequenos textos etc. Esses tem a função de impressionar e transmitir idéias. Textos e legendas: tem a função de detalhar a mensagem, contendo neles informações complementares.

15 Quando um aluno constrói um mural ele está desenvolvendo sua criatividade e capacidade de auto-expressão. Professores e alunos podem planejá-lo e organizá-lo juntos, discutindo o título, dispondo de figuras, enfim, desenvolvendo um trabalho em equipe.

16 O planejamento e execução de um trabalho em conjunto é muito importante no processo de aprendizagem, pois estimula a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo. O mural pode ser usado como um produto final de um trabalho, por exemplo, pode ser feita uma pesquisa pelos alunos e depois discutido o assunto em sala e para fechar com chave de ouro a pesquisa, pode ser montado um mural sobre o assunto abordado, tendo como objetivo também informar os demais alunos da escola sobre o que pesquisaram.

17 Tecnologia Dependente
Esta é um tipo de tecnologia que depende do uso da eletricidade para ser utilizada em sala de aula.

18 1- O computador Esta tecnologia dependente é fundamental que esteja presente na educação, pode ser utilizado na administração da escola, no ensino e em pesquisa. Na administração pode ser usado como arquivo, onde são armazenados Informações e alunos e funcionários e também armazenar exemplos de trabalhos E avaliações a serem aplicadas aos alunos. No ensino pode ser utilizado como instrutor, que auxilia no ensino de determinado conteúdo, orientador, ao corrigir e analisar trabalhos dos alunos e no meio de comunicação, através da utilização da internet. Já na pesquisa pode ser utilizado como um banco de dados, processador de Dados e ferramenta de busca de informações através da internet e softwares.

19 Para o computador ser bem utilizado é importante saber
que diferentes programas devem ser utilizados de diferentes maneiras. O professor pode incentivar o aluno a utilizar alguns programas oferecidos pelo computador. Por exemplo, com as ferramentas oferecidas pelos softwares o aluno pode produzir textos e ilustrá-los, criar cartazes etc.

20 1- SLIDE É feito de filme fotográfico especial para slide, que deve ser utilizado juntamente com um aparelho que projeta imagens fixas de forma ampliada. Pode ser utilizado no desenvolvimento de um assunto em sala de aula, ao utilizá-lo o professor deve: Fazer comentários sobre cada um, projetá-lo seguindo uma seqüência, permitindo que o aluno discuta sobre o assunto abordado. Com a utilização dos slides a aula se torna mais motivadora, fazendo com que os alunos se interessem mais pelo assunto e participem da aula.

21 2- TELEVISÃO EDUCATIVA Tem como objetivo transmitir programas educativos. Através dela pode ser exibida tele-aulas de várias modalidades como, exposição-demonstração, entrevistas, representações (dramatização) etc. Esta tecnologia dependente veicula também diversos programas culturais como, eventos esportivos, debates, shows etc. Cabe ao professor selecionar os programas que serão assistidos e trabalhados pedagogicamente em sala de aula. Enfim, a televisão educativa não deve ser utilizada apenas para a transmissão do conhecimento, mas também para que os alunos desenvolvam:

22 O gosto pela cultura; O senso crítico; A formação de opiniões e valores.

23 3- EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA É um processo educacional que acontece quando o professor e aluno Estão separados fisicamente. Esse processo pode ser realizado com a utilização de variadas tecnologias: Material impresso (como por exemplo, módulos instrucionais); rádio; tv; computador; satélite etc. Para que o ensino aconteça de maneira eficaz é preciso:

24 Habilidades tanto da parte do professor quanto do aluno que garantam a
interação. Compreensão de ambos, de que uma sala de aula não se restringe a um espaço físico, mas pode abrangir vários ambientes onde o ensino possa ser desenvolvido. Utilização de novas tecnologias. Auxílio dos professores aos alunos que estão se adaptando a esse novo método. Domínio da metodologia utilizada.

25 Este método de ensino ainda gera polêmica, até porque o aluno não precisa sair de casa para assistir aulas. Mas,o que precisa ficar claro é que o aluno encontrará nestes cursos um professor-mediador e dependerá também do aluno o seu sucesso.

26 No bimestre passado Ana Paula e Nadiani produziram um jornal onde foi utilizado para essa tecnologia dependentes e independente. Como tecnologia dependente utilizamos a internet como fonte de pesquisa,e ao realizarmos a entrevista estavámos trabalhando com tecnologia independente. Enfim, para nós foi uma excelente experiência.Esse é um tipo de trabalho que pode ser aplicado em sala de aula pois nele envolve os dois tipos de tecnologias que relatamos na revista.

27 Nadiani & Ana Paula

28 FIM


Carregar ppt "Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google