A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância."— Transcrição da apresentação:

1 Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância

2 Você como ALUNO VIRTUAL Com essas orientações, você será levado a refletir sobre algumas questões importantes da educação a distância. Inicialmente, precisamos saber quais os seus interesses em relação ao curso escolhido, precisamos que você faça uma auto-avaliação.

3 O novo aluno. Não esqueça que você é um novo aluno!!! Independentemente das necessidades, você precisa saber que vai aprender de forma diferenciada. Superando os obstáculos.

4 Alguns fatores fundamentais para o aprendizado on-line 1.Conhecimento básico da Internet; 2.Conhecimento básico de informática; 3.Gerenciamento do tempo; 4.Distinção entre aprendizado on-line e presencial; 5.Interação professor-aluno e aluno-aluno; 6.Feedback; 7.Adequação das interações e comunicações; 8.Busca de auxílio.

5 Neste momento, vamos expor mais detalhadamente os fundamentos para você ter sucesso como aluno on-line 1) Conhecimentos básicos de Internet e informática Não basta você saber usar esses recursos para o lazer. Primeiramente deve saber distinguir as diversas alternativas e possibilidades que a Internet e o computador possuem. Sempre busque aprender mais sobre os recursos da Internet e do computador.

6 2) Gerenciamento de tempo Esse fundamento é tão importante que merece destaque, vamos comentá-lo mais detalhadamente à frente. Com o uso correto do tempo, você pode empenhar-se em tarefas importantes e reduzir a sobrecarga de informações. Peça ajuda ao seu professor ou tutor para organizar de maneira correta o seu tempo!!!

7 3) Saber distinguir entre ensino on-line e presencial No ensino on-line você tem mais responsabilidade. Veja o seu professor como um orientador e siga as instruções, pois o prosseguir da “caminhada” passa por você!!!

8 4) Interação do professor com os alunos e destes entre si Ensino presencial PROFESSOR ALUNOS Quando a interação aluno-professor não acontece o aprendizado pode não ser afetado! Ensino on - line Não há aprendizado se não houver interação !!! aluno Professor

9 Atenção Não esqueça de que você está em uma comunidade virtual de aprendizagem e sua participação é fundamental para você e para os outros. Ter sucesso significa estudar sozinho e também interagir !!!

10 5) Feedback Na construção da comunidade, precisamos saber que os nossos encontros podem ser únicos e cada palavra valiosa, portanto, devemos aproveitar bem esses momentos. Não diga simplesmente frases curtas, mas procure ser objetivo, contribuindo para o aprendizado de todos!

11 Cuidado!!! Regras para os tipos de interações devem ser criadas pela própria comunidade de aprendizado. O que pode e o que não pode!!! São as chamadas etiquetas virtuais para um melhor aprendizado.

12 6) Interação e comunicação adequadas Saber usar a etiqueta virtual ou netiqueta é um bom começo para se interagir com qualidade. Tanto o aluno como o professor são estimulados com a participação dos outros É necessário compartilhar de forma harmoniosa os andamentos das discussões.

13 Código de comportamento = Regras da comunidade Comunicação adequada Ao usar a Internet em seu curso, você está em um ambiente de aprendizagem.

14 Atenção Não fique com dúvidas! Pesquise, estude, compartilhe, ajude, converse, discuta, seja interessado na construção de uma comunidade que respeita, valoriza e orienta.

15 Tempo e comprometimento Fator fundamental para cursos on-line, você deve gerenciar seu tempo para otimizar seu aprendizado. Princípios básicos para o gerenciamento do tempo: 1)Estabelecimentos de objetivos claros; 2)Avaliação do tempo necessário.

16 1) Estabelecendo objetivos Informe-se sobre as demandas do curso; Estabeleça objetivos realistas e flexíveis; Sempre relacione as disciplinas. Para a conclusão do curso, é importante uma visão global com interação disciplinar.

17 2) Estabelecendo de prioridades Também faz parte dos objetivos gerenciar o tempo e estabelecer prioridades para lidar com a demanda de um curso on-line Lembre-se!!! Se você não colocar seus estudos acima de outras atividades não urgentes e não importantes, os outros membros da comunidade sofrerão com sua ausência

18 Algumas técnicas Procure junto com a comunidade estabelecer um tempo necessário para os estudos; O tempo deve ser organizado diariamente, no sentido de preparação de tarefas e participação on-line ou em grupo; Os estudos devem ser diários, bem como a interação e o acesso ao site do curso para o efeito de sua atualização; Seja flexível, problemas acontecem, então, mantenha a comunidade informada sobre suas dificuldades;

19 Atenção!!! Não “perca” o tempo...ele é precioso, minimize o tempo no chat nos horários destinados ao curso, ele pode ser mais uma ferramenta de aprendizagem, não um instrumento de conversas desnecessárias.

20 Com essas poucas técnicas, você estará pronto para ter suas tarefas sempre atualizadas e fazê-las com cuidado e atenção. Gerenciamento tempo = eficiência e eficácia

21 Com essas técnicas, você também evita sobrecarga, pois vai dividir seu tempo entre o estudo e o descanso. Além disso, o tempo longe do computador é importante, porque nenhuma atividade deve ser respondida imediatamente. O assunto deve ser debatido e estudado com critério antes de ser enviado para seu professor/tutor.

22 GERENCIAR O TEMPO INDICA COMPROMETIMENTO CREDIBILIDADE Boa sorte!

23 Essas recomendações foram produzidas a partir do livro “O aluno virtual”, de Paloff e Pratt (2006).


Carregar ppt "Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google