A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro)."— Transcrição da apresentação:

1 Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro)

2 Há peças que faltam....

3 (Essas e outras muitas e muitas...)

4 (Currículo x Teoria de Currículo) (1) Afinal de contas, o que é currículo? (2 ) Currículo e questões atuais

5 (Currículo x Teoria de Currículo) (1) Afinal de contas, o que é currículo?

6 Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto sócio cultural, relações de poder, aspectos políticos Identidade, Flexibilização x padronização, homogeneidade, contexto dos alunos, inclusão Conteúdos, epistemologia Interdisciplinaridade Formação Práticas na escola Ações do professor Aplicabilidade Currículo oculto Concepções de aprendizagem, didática, competências e habilidades, avaliação Interpretações, Coletivo, percepções do professor Currículo oficial Planejamento PRÁTICAS CONHECIMENTO POLÍTICAS

7 Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto sócio cultural, relações de poder, aspectos políticos Conteúdos, epistemologia Interdisciplinaridade Formação Práticas na escola Ações do professor Aplicabilidade Currículo oculto Concepções de aprendizagem, didática, competências e habilidades, avaliação Interpretações, Coletivo, percepções do professor Currículo oficial Planejamento PRÁTICAS CONHECIMENTO POLÍTICAS Identidade, Flexibilização x padronização, homogeneidade, contexto dos alunos, inclusão

8 Afinal de contas, o que é currículo? Cada um desses aspectos, desses elementos é/ou faz parte do currículo? Currículo é o conjunto de todos esses aspectos e elementos Teorias de Currículo

9 Primeiras teorias : (Tyler, 1949) Este pequeno livro procura desenvolver uma base racional para considerar, analisar e interpretar o currículo e o programa de ensino de uma instituição educacional. Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas, que tenham possibilidade de alcançar seus propósitos? Como organizar eficientemente essas experiências educacionais? Como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados?

10 c c c c Professor Aluno Material didático ESCOLA Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade Orientações Teorias de Currículo

11 c c c c Professor Aluno Material didático ESCOLA Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade orientações

12 c c c c Professor Aluno Material didático ESCOLA Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade orientações Currículo como sistema complexo...

13 Unidades concretas Interações contínuas Regras de interação Finalidades Sistema aberto e dinâmico

14 A complexidade do currículo, entendida como o conjunto dos aspectos concretos e simbólicos identificados, em desenvolvimento em todas as salas de aula, pode ser associada a um sistema complexo SISTEMA COMPLEXO: Muitas unidades interagentes Diferentes níveis hierárquicos Diferentes âmbitos Diferentes espaços sociais Ações recíprocas

15

16 Sistema complexo 1.Sistemas de muitos elementos interagentes e flutuações 2.Sistemas que se automodificam através de retroalimentação 3.O todo é mais do que a soma das partes: propriedades emergentes 4.Evolução de sistemas sujeito a pequenas variações das condições iniciais 5.Imprevisibilidade intrínseca e “acaso”. 6.A complexidade biológica: níveis hierárquicos, anéis recursivos 7.A questão da irreversibilidade, entropia e o significado do tempo.

17 Complexidade... Como estudar sistemas dessa natureza? Como apreender a realidade do complexo?

18 (1996)

19 Os limites da compreensão Não existe mais o conhecimento “completo” Aproximação, em níveis de abordagem Limites das “certezas” ( Impossibilidade de garantir resultados) Impossibilidade de conhecer o “todo” ( pelo fato de ser um sistema aberto e dinâmico)

20 Os limites da compreensão Os limites da intervenção/ação

21 c c c c Professor Alunos Material didático ESCOLAS Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade orientações Tradicionalmente, crença de que um nível hierárquico pode formatar todo o sistema, de cima para baixo

22 c c c c Professor Alunos Material didático ESCOLAS Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade orientações Em um sistema complexo, não existe o “que vem de cima” sem o que é construído em cada nível hierárquico

23 c c c c Professor Aluno Material didático ESCOLA Órgãos gestores locais Políticas educacionais centrais Especialistas Universidades Sala de aula Comunidade orientações Cada professor, em cada sala de aula, é que realmente estabelece o currículo, dentro das condições de contorno impostas.

24 Neoliberal Profissional Sócio Interacionista Freireana Alternativa com diferentes carimbos... Espaços de intervenção: A atuação tem liberdade para se estabelecer segundo diferentes perspectivas. Não há o certo e o errado...

25 Ações, ainda que locais, não podem desconsiderar o sistema do currículo “Considerar” implica em reconhecer a existência de.... Situar-se em relação a....

26 Finalidades para o conhecimento a ser apreendido em Física que não se reduzem apenas a uma dimensão pragmática, de um saber fazer imediato, mas que devem ser concebidas dentro de uma concepção humanista abrangente, tão abrangente quanto o perfil do cidadão que se quer ajudar a construir. PCN+ x o discurso neoliberal (?) (Parênteses....) Não há discursos completamente hegemônicos sem ambiguidades. Há sempre espaço para diferentes leituras, compreensões e atuações. Por exemplo, a análise das diretrizes curriculares pode não necessariamente encontrar suporte no próprio texto dos parâmetros: São finalidades neoliberais ? (PCN +)

27 CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL 1. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA HISTÓRIA Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social Compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicas de uma determinada época. Compreender, por exemplo, a transformação da visão de mundo geocêntrica para a heliocêntrica, relacionando-a às transformações sociais que lhe são contemporâneas, identificando as resistências, dificuldades e repercussões que acompanharam essa mudança. 2. CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA CULTURA CONTEMPORÂNEA Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea 4. CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ÉTICA E CIDADANIA Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania Compreender a responsabilidade social que decorre da aquisição de conhecimento, sentindo-se mobilizado para diferentes ações, seja na defesa da qualidade de vida, na qualidade das infra-estruturas coletivas, ou na defesa de seus direitos como consumidor.

28 Temas Estruturadores T1Movimentos: variação e transformação T2Calor, Ambiente e Produção de Energia T3Som, Imagem e Transmissão de Informação T4Equipamentos Elétricos T5Matéria e Radiação T6Terra, Universo e Vida Terra, Universo e Vida Unidade 1: Terra e Sistema Solar Unidade 2: Universo e sua origem Unidade 3: Compreensão humana do universo........ Conhecer aspectos dos modelos explicativos da origem e constituição do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanças e diferenças em suas formulações Terra, Universo e Vida não formatam para o mercado de trabalho?

29 (2) Questões atuais

30 Teoria de Currículo x Questões atuais Atualização das questões que vem sendo objeto de atenção e conflito desde o estabelecimento do ensino médio, na década de 30. São as mesmas questões, ainda que enquadradas em diferentes contextos e teorias.

31 Prepara ou não prepara para o Ensino superior? Como fica a formação para o trabalho? Ênfase humanista ou nas ciências exatas? Fragmentação em disciplinas Base nacional comum (Currículo nacional único?) Interdisciplinaridade e áreas de conhecimento Como é proposta a organização do conhecimento? Questões históricas transversais: Finalidades : Em que consiste a preparação para a cidadania? (Da nossa aula 2)

32 Formação para o Ensino superior Objetivos do Ensino Médio Formação para o Trabalho Interdisciplinaridade Formação para a cidadania...implicam em diferentes ênfases no currículo Organização escolar Disciplinaridade/Fragmentação Base Curricular Nacional Comum HOJE!

33 De qual escola está se falando? Em que contexto?

34 Desigualdade social regional Questões sociais de fundo: Desigualdade urbana Limites da educação nessas questões (limites da reprodução/Bourdieu) Papel e espaço dos currículos (É possível uma pedagogia diferenciada?)

35 (3) Perguntas não respondidas ou questões em aberto....

36 Novos sentidos para a educação ? “Pós Modernidade” Multiculturalismo, Globalização Formação de professores Identidade(s) e Espaço social Implicações Currículo e Avaliação Tecnologias da Informação e Comunicação Estrutura dos conhecimentos

37 Proposta de trabalho: A partir das discussões, leituras, reflexões, escritos, etc., procurar situar-se em algum âmbito da questão do currículo, seja do ponto de vista de seu tema de pesquisa, seja do ponto de vista mais pessoal ou de suas inquietações, seja do ponto de vista de um aprofundamento teórico. Produzir um texto que expresse, de alguma forma, sua apropriação de aspectos do tema. (Extensão: 5 a 8 páginas) Data de entrega (por email): 1º de Dezembro (Apoio e discussões por email ou pessoalmente)


Carregar ppt "Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google