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PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS DISTRITOS INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DISTRITO JUVENTINO DIAS DISTRITO INDUSTRIAL JUVENTINO.

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1 PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS DISTRITOS INDUSTRIAIS DE MINAS GERAIS APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DISTRITO JUVENTINO DIAS DISTRITO INDUSTRIAL JUVENTINO DIAS

2 Aumentar a competitividade das indústrias de Estado de Minas Gerais, organizando uma infraestrutura de ponta, capaz de organizar e aumentar a atratividade dos distritos em relação ao mercado, ajudando a criar uma visão sistêmica do desenvolvimento industrial, por meio da estruturação de um ambiente de cooperação em prol do desenvolvimento econômico e social Objetivo do Programa

3 Levantar dados cadastrais dos 53 Distritos Levantar informações sobre as empresas de cada distrito Mapear Avaliação socioeconômica dos municípios e das cadeias produtivas atendidas pelos Distritos. Entender Análise dos Distritos selecionados avaliando: Infraestrutura, Logística, Governança e Competitividade Industrial. Analisar Plano Diretor de Revitalização dos Distritos selecionados e das Empresas Industriais presentes nos Distritos. Propor Execução do Plano Diretor de Revitalização Executar Objetivo do Programa

4 Realizar analise de maturidade das empresas localizadas no Distrito Industrial Juventino Dias com a finalidade de levantar informações das empresas, que permita elaborar um plano de ação que aumente a competitividade das industriais localizadas neste distrito. Objetivo da Ação

5 Etapas Seleção das Empresas Elaboração e envio do questionário Visita para Análise Relatório de ação Identificação e captação por meio da mobilização de contatos às empresas pelo IEL. Resultado: Adesão de 20 empresas Elaboração de questionário fundamentado no MEG permitindo avaliar a maturidade da gestão das empresas com foco em sua capacidade de atingir e manter seus resultados. Resultado: 67 questões objetivas para avaliação de prática e performance da empresa Visita técnica a empresa para conhecer as instalações, discutindo ponto por ponto o questionário preenchido. Resultado: 20 empresas visitas Processamento e compilação das informações coletadas em forma de Relatório ilustrado com gráficos. Resultado: Identificação da maturidade de gestão de cada empresa Identificação de oportunidades de ações coletivas

6 ESTRATÉGIA SST e MEIO AMBIENTE GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DA PRODUTIVIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL Nível de Maturidade

7 Relação entre áreas avaliadas e o MEG Tema Questionário Fundamento MEG Critério de Excelência O que avalia Macro Gestão Liderança Transformadora e Visão de Futuro Liderança e Estratégias e Planos Avalia o planejamento e análise das metas, a participação de funcionários, o treinamento e educação da mão-de-obra, rotatividades e a gestão dos custos e orientação ao mercado. Resultados operacionais esperados: crescimento constante da organização por meio do sistema de custos estruturado, e aumento das vendas por orientação às necessidades dos clientes. Gestão da Qualidade Conhecimento sobre Clientes e Mercados, Orientação por Processos ProcessosAvalia a padronização e sistematização dos processos produtivos, o treinamento e a capacitação das pessoas com foco na qualidade dos produtos e processos, a utilização de medidas de desempenho, a orientação da empresa; a política de relacionamento com os fornecedores e subcontratados; o processo de desenvolvimento de produtos e a atuação proativa dos funcionários. Resultados esperados: gestão dos processos, baixos índices de defeitos internos, bom relacionamento com os fornecedores e subcontratados, obtendo com isso insumos e serviços de qualidade, com a participação efetiva da mão-de-obra, com orientação a clientes.

8 Gestão FinanceiraGeração de ValorResultados Avalia a sistemática de controle financeiro da empresa. Se a empresa adota práticas de gerenciamento e controle financeiro (fluxo de caixa, planejamento e orçamento) Gestão Comercial Conhecimento sobre Clientes e Mercados Clientes Avalia se a empresa mantém práticas de relacionamento com o cliente, divulgação de seus produtos e serviços e acompanhamento das necessidades e expectativas dos clientes. Gestão de Recursos Humanos Valorização das Pessoas e da Cultura Pessoas Avalia a organização do sistema de trabalho, da estrutura funcional da empresa, programas de capacitação e desenvolvimento e qualidade de vida. Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho Valorização das Pessoas e da Cultura PessoasAvalia a implementação de ações relacionadas à prevenção de riscos, segurança e medicina do trabalho, comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs) e comunicação de acidentes de trabalho, controle médico e ocupacional, licenças do Corpo de Bombeiros, danos sofridos pelos colaboradores e faltas por doença. Resultados esperados: melhorar o ambiente de trabalho e garantir a saúde e segurança dos colaboradores. Tema Questionário Fundamento MEGCritério de Excelência O que avalia Relação entre áreas avaliadas e o MEG

9 Responsabilidade Social Sociedade Avalia a existência de práticas sociais responsáveis. Resultados esperados: melhorar os resultados e contribuições relacionadas à responsabilidade social. Inovação Informações e Conheciment o Avalia a importância que a empresa dá para esse tema e se ele possui ações estruturadas para investir e gerar inovação. ProdutividadeOrientação por Processos ResultadosAvalia o desempenho da produtividade da empresa, sua capacidade gerir seus recursos de obtrE o melhor resultado com o menor custo. Relação entre áreas avaliadas e o MEG Tema Questionário Fundamento MEGCritério de Excelência O que avalia

10 Relação entre áreas avaliadas e o MEG ANÁLISE DA MATURIDADE

11 1. Seleção das Empresas

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15 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Para definição do nível de maturidade, aplica-se o Gráfico de Dispersão Prática versus Performance, onde se avalia a posição da empresa em relação à adoção de melhores práticas e performances operacionais alcançadas pelas empresas do grupo. Índice de práticas instaladas na empresa Índice de performance competitivas, em transição, promissoras, vulneráveis e tradicionais O Gráfico de Dispersão define algumas categorias que classificam as empresas em relação à sua posição no Gráfico Prática versus Performance, que são:

16 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Posição das empresas em relação aos índices de prática e performance

17 Prática ≥ 80 Performance ≥ 80 Prática ≥ 60 Performance ≥ 60 0 09 Prática ≥ 50 Performance ≥ 50 10 01 Prática ≤ 50 Performance ≤ 50 Prática ≤ 50 Performance ≥ 50 Prática ≥ 50 Performance ≤ 50 Prática Performance 1.1 Nível de Maturidade das Empresas

18 Comparação entre cada empresa e a média do grupo Maiores Índices Práticas ≥ 80% : Gestão Financeira Gestão Comercial Gestão da Qualidade Meio Ambiente, Saúde e Seg. Maiores Índices Performance ≥ 70% : Recursos Humanos Gestão da Qualidade Responsabilidade Social Piores Índices Práticas ≤ 50% : Macro Gestão Inovação. Piores Índices Performance ≤ 60% : Gestão Financeira Gestão da Produtividade Gestão Comercial Inovação Meio Ambiente, Saúde e Seg. Macro Gestão

19 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Diferença entre a Maior e a Menor Pontuação do Grupo por Área

20 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Pratica macrogestãoPerformance macrogestão Maior pontuaçãoMenor pontuaçãoMaior pontuaçãoMenor pontuação TREFITA PERFIL TREFITAIMR BLOCOS SIGMAAÇOS ALPHAALIEMTECNOMODULO MINAS CHAPASCONTRIFERELMEC FAFS MINAS CHAPAS

21 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Pratica Gestão FinanceiraPerformance Gestão Financeira Maior PontuaçãoMenor pontuaçãoMaior PontuaçãoMenor pontuação TREFITACONTRIFERALIEMDMB ALIEMBLOCOS SIGMAPERFINAÇO ARRUELASECOBLOCK BLOCOS SIGMASITRAN DATA PLUSTECNOMODULO ECOBLOCK ELMEC MINAS CHAPAS TECNOMODULO

22 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Pratica Gestão ComercialPerformance Gestão Comercial Maior PontuaçãoMenor pontuaçãoMaior PontuaçãoMenor pontuação TREFITAPERFILBRASTREFITAAÇOS ALPHA FAFSALIEM ARRUELAS CONTRIFER DATAPLUS DMB ECOBLOC FAFS IMR LAPIDO PERFINAÇO TECNOMODULO

23 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Pratica gestão da qualidadePerformance gestão da qualidade Maior pontuaçãoMenor pontuaçãoMaior pontuaçãoMenor pontuação TREFITAAÇOS ALPHATREFITAFAFS ALIEM ARRUELASBLOCOS SIGMA ELMECMINAS CHAPAS FAFS MINAS CHAPAS

24 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Praticas de Gestão de RHPerformance de Gestão de RH Maior PontuaçãoMenor pontuaçãoMaior PontuaçãoMenor pontuação TREFITAPERFILTREFITACOPLAST ARRUELASPERFINAÇO CONTRIFER ECOBLOC ELMEC MINAS CHAPAS

25 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Praticas de Meio ambiente, saúde e segurança Performance de meio ambiente, saúde e segurança Maior pontuaçãoMenor pontuaçãoMaior pontuaçãoMenor pontuação DATAPLUSTECNOMODULOARRUELASTREFITA ALIEMSITRAN

26 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Praticas de inovaçãoPerformance de de inovação Maior pontuaçãoMenor pontuaçãoMaior pontuaçãoMenor pontuação TECNOMODULOPERFILBRASDATAPLUSTREFITA ALIEMDMB ELMEC TECNOMODULO

27 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Praticas de Responsabilidade SocialPerformance de Responsabilidade Social Maior PontuaçãoMenor pontuaçãoMaior PontuaçãoMenor pontuação FAFSSITRANARRUELASPERFIL LAPIDOPERFINAÇO

28 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Praticas de Gestão da ProdutividadePerformance de Gestão da Produtividade Maior PontuaçãoMenor pontuaçãoMaior PontuaçãoMenor pontuação MINAS CHAPAS DMBMINAS CHAPASAÇOS ALPHA PERFINAÇOALIEM SITRANDMB ECOBLOC

29 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Diferença entre a Maior e a Menor Pontuação do Grupo por Área 1º Nível: Resgate do Desempenho Consultoria e qualificação em: Planejamento Estratégico Preparação em Gestão de Risco Qualificação em Gestão de Custos Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos Gestão da Produtividade

30 1.1 Nível de Maturidade das Empresas Diferença entre a Maior e a Menor Pontuação do Grupo por Área 1º Nível: Nivelamento do Desempenho Consultoria e qualificação em: Estruturação de Gestão de Pessoas Estruturação de Praticas sistematizadas de Responsabilidade Social Estruturação de Praticas sistematizadas de meio ambiente, saúde e segurança

31 Produtos Comercializados

32 Produtos Comprados No EstadoNo Município

33 Visão Do Empresário IMAGEM E MERCADO As maioria dos empresários respondeu que as empresas localizadas no Distrito Industrial não conhecem todos os serviços / produtos oferecidos pelo DI, entendem que o Distrito Industrial não proporciona um ambiente favorável de negócios e parcerias entre as empresas instaladas e que não existem, no Distrito, ações de atuação conjunta frente ao mercado, tais como compras coletivas, defesas de interesses, fornecimento conjunto, etc. Quase todas as empresas do Distrito Industrial disseram não adotar práticas de análise e conhecimento dos mercados internacional. Quanto à imagem do Distrito, afirmaram considerar importante que o Distrito possua uma imagem apesar de que 100% disseram que todas as empresas vendem a sua imagem de forma individualizada e não uma imagem do distrito. Não há um portal do Distrito com informações sobre as empresas, produto e serviços. Em relação a parceria do Distrito com a prefeitura, a maior parte desconhece existir e as que afirmaram que existe disseram que essa parceria não está resultando em ações favoráveis ao distrito. Em relação à facilidade de identificar a localização, área interna e entorno do Distrito Industrial, 50% afirmaram ser de fácil identificação e as outras 50% afirmaram que não é possível identificar o distrito com facilidade.

34 Visão Do Empresário CAPACITAÇÃO E RECURSOS HUMANOS A maior parte das empresas disse não saber da existência ou que não existem centros de pesquisa técnicas ou universidades, localizados na área do Distrito industrial ou em suas proximidades, que atendam às empresas. A maioria dos empresários têm o entendimento de que os cursos oferecidos nas instituições técnicas de ensino não são alinhados com as necessidades das Indústrias. Em quase todas as empresas o nível predominante de escolaridade é o ensino médio. Algumas empresas disseram que encontram com facilidade, na região do distrito, mão de obra com o perfil adequado às suas operações. Outras empresas já afirmaram que a região do distrito não possui mão de obra adequada. Quase todos informaram estarem atentos às demandas futuras por profissionais mais qualificados. Na maioria das empresas o turnover não é alto e quase 50% adotam, de alguma forma, políticas de meritocracia. Quase todas oferecem benefícios adicionais aos colaboradores.

35 Visão Do Empresário Quanto às necessidade de capacitação e de mão de obra, estas variam muito de empresa para a empresa. Estão diretamente relacionada ao negócio e aos processos técnicos de cada uma. As principais necessidades de capacitação apresentadas pelos empresários foram as seguintes: ÁREA TEMÁTICAQUALIFICAÇÃO Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho Segurança do trabalho Gestão de RH Treinamentos Comportamentais Outros Operação de máquinas Interpretação de desenho Matemática básica

36 Visão Do Empresário Quanto às principais necessidades de recursos humanos os empresários apontaram: Mão de obra operacional

37 Visão Do Empresário CIÊNCIA E TECNOLOGIA Quase todas as empresas não buscam interagir com centros de P&D para realização de projetos de inovação e também não acompanham as tendências setoriais e regionais em CT&I, poucas empresas afirmaram possuir medidas, inclusive orçamentárias, para estimular a inovação e a tecnologia nos produtos e processos mas todas disseram ter interesse em estabelecer intercâmbio com universidades, escolas técnicas e/ou recursos disponíveis no Sistema FIEMG para melhoria dos processos, avanço na gestão e tecnologia. Quase todas disseram ter sido afetadas pela globalização, principalmente pelo mercado Chinês. As principais necessidades de C&TI apontadas foram canais de comunicação. Em relação às questões ambientais, a principal dificuldade apontada foi a burocracia.

38 Visão Do Empresário ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS Em relação às questões tributárias, apesar de todos afirmarem que os tributos cobrados no Estado impactarem na lucratividade das empresas, não foi mencionada nenhuma questão específica a esse respeito. As empresas situadas no Distrito não possuem nenhum benefício fiscal e os empresários afirmaram não haver nenhum benefício com a finalidade de atrair novas empresas. Muitas empresas afirmaram recorrer à rede de bancos para suporte a seu financeiro/comercial. A principal operação realizada é empréstimo. Poucas empresas disseram serem auditadas por empresas independentes e também foram poucas as empresas apresentaram necessidade de treinamento financeiro. A maior parte das empresas possui contabilidade terceirizada. Em relação ao faturamento anual, quase todas informaram queda nos últimos 3 anos. O mesmo foi informado em relação ao lucro anual e caixa mínimo.

39 Visão Do Empresário LOGÍSTICA À respeito das questões de localização, de rodovias e vias de acesso ao distrito, as empresas apontaram que o transporte público é ruim, o tráfego está cada vez mais intenso e a sinalização (informação) no distrito é muito fraca. A comunicação visual é precária. Muitos disseram não saber se há galpões disponíveis no Distrito e quase todos não precisam de transporte especial de carga.

40 Visão Do Empresário INFRAESTRUTURA Quase todas as empresas não souberam dizer se o Distrito Industrial está licenciado e se as empresas do Distrito estão licenciadas e/ou se há alguma ação conjunta para licenciamento do Distrito. Em relação às questões de tratamento de efluentes e tratamento de água, destinação de resíduos, quase todos também não souberam responder. Sobre distribuição de energia, quase todos afirmaram que a distribuidora atuante no distrito é a CEMIG e que esporadicamente ocorrem falhas de energia. Em relação a gás natural, quase todos afirmaram que o distrito não possui infraestrutura para sua utilização. Uma das principais reclamações foi em relação a telecomunicações. Quase todos afirmaram que a internet é precária ou não funciona. Outra reclamação dos empresários foi em relação à segurança do distrito. No local o índice de criminalidade vem aumentando muito. O Distrito também não oferece, segundo a maioria, creches, espaço de lazer e restaurantes para os colaboradores. A reclamação mais crítica foi em relação às invasões que vêm acontecendo no distrito, ao uso de espaços que deveriam ser destinados à industria que estão sendo desviados para construção de moradias habitacionais.

41 Visão Do Empresário GOVERNANÇA Todas as empresas disseram que o Distrito possui uma Associação e esta tem como objetivo ser intermediária dos interesses das empresas do Distrito junto à prefeitura, governo e outros órgãos. Entretanto, muitas afirmaram que a associação precisa ser fortalecida. As perguntas diretamente sobre a Associação poucos souberam responder (se possui sede própria, se possui estatuto, se busca apoio para gerar oportunidades de negócio, se há algum responsável que promova a interação entre as Universidades e Empresas do Distrito Industrial. Quase todos não souberam propor um modelo de governança para o distrito. Quase todos disseram não possuir estrutura de compliance.

42 Visão Do Empresário COMPETITIVIDADE Para aprimorar a gestão muitas empresas adotaram um Sistema de Gestão da Qualidade e investiram em certificação ISO. Todas as empresas afirmaram não existir interação entre elas para otimização de processos. Para aumentar a produtividade muitas disseram investir em equipamentos e treinamentos. Quase todas disseram não interagir com centros de conhecimento, que o distrito não realiza eventos entre empresas âncoras e fornecedores e também não realizam programas de eficiência energética. Muitos disseram que a localização do distrito é um fator de atratividade para novas indústrias. A maioria afirmou ter visão da cadeia de valor que é capaz de atender. A maioria não tem programas para desenvolvimento de seus fornecedores Quase todos não interagem com o mercado externo, não realizam prospecção fora e não têm conhecimento sobre esse aspecto à respeito das outras empresas do distrito.

43 Visão Do Empresário INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA Foi feita uma enquete, com escala de 1 a 5, sendo a pontuação quanto mais próxima de”1”mais insatisfeito e quanto mais próxima de “5” mais satisfeito com o recurso apresentado, para levantar a percepção dos empresários quanto as questões de infraestrutura e logística do seu distrito. O resultado é apresentado nos gráficos a seguir:

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48 Podemos perceber que os recursos abastecimento de água e o saneamento básico apresentam o maior índice de satisfação dos empresários e os recursos acesso ferroviário, sistema viário e internet são os de maior índice de insatisfação. Invasões de terrenos, ocupação de terrenos por entidades que não estão ligadas a produção e comércio, empreendimentos domiciliares dos órgãos de governo são as principais reclamações do Distrito Industrial. Todo o Distrito apresentou muita frustração, insatisfação e descrença com as organizações governamentais.

49 Visão Do Empresário Problemas principais que ocorrem hoje: -Aumento das ocupações por meio de invasões -Perda de área industrial para projetos residenciais da prefeitura e do Governo; -Aumento da criminalidade; -Os empresários disseram que se instalaram no distrito com base em projeto de não foi realizado. “promessa não cumprida”.

50 Visão Do Empresário Principais sugestões de caráter geral: -Fortalecer a atuação da AEDISI em um sistema de governança mais estruturado e incentivar a adesão de mais indústrias do local; -Promoção de maior integração entre a Codemig e a AEDISI com o esclarecimento de projetos da prefeitura para o local, de forma a não serem “pegos de surpresa” - Melhorar a internet e a comunicação visual do distrito, bem como o transporte público para a região.

51 Visão Do Empresário OUTRAS QUESTÕES APONTADAS Lei mais rígida de zoneamento Tem que ter vantagem para permanecer no distrito, ex.: desocupações.

52 Visão Do Empresário RECOMENDAÇÕES Diante das observações e análises recomenda-se que as empresas elaborem seu planejamento estratégico considerando um horizonte temporal de no mínimo 5 anos, que contemple estratégias de posicionamento no mercado e desenvolvimento de novos produtos. Agir de forma emergente em relação à Gestão de Finanças e Gestão Comercial. É fundamental a melhoria da saúde financeira das indústrias e a melhoria das perspectivas. O Governo, a Fiemg e outros atores devem atuar em conjunto para apoiar as empresas nesse momento de crise. Outra necessidade premente é trabalhar indicadores de produtividade uma vez que a produtividade é um tema de total controle da empresa e permite a redução de custos e melhoria da performance em todas as demais áreas, contribuindo assim para o melhor desempenho da gestão financeira.

53 Consultoria / Qualificação Breve detalhamentoJustificativa Planejamento Estratégico Fazer oficina com o grupo de empresas do distrito para elaboração do Planejamento Estratégico com análise de cenários, estabelecimento de indicadores e metas, utilizando a metodologia do BSC, para um universo temporal de no mínimo 5 anos Para se manterem competitivas e estruturadas com resultados sustentáveis, faz-se necessário que a empresa desenvolva o fundamento de Olhar para o Futuro. Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas. O resultado referente a prática e performance no Tema Macro Gestão ficou relativamente baixo, com apenas 06 empresas no quadrante de Comprometidas com a Excelência. Sem um planejamento estruturado, a saúde corporativa fica comprometida e corre-se o risco de a curto prazo seus resultados apresentarem tendência negativa 1º Nível: Resgate do Desempenho

54 Consultoria / QualificaçãoBreve detalhamentoJustificativa Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos Realizar qualificação com as indústrias referente a cultura e práticas de inovação, e estabelecer parceria com centros de pesquisa e laboratórios tecnológicos para desenvolvimento d e projetos que elevem o patamar de seus produtos de forma que agreguem mais valor para o cliente ou para o processo. O Objetivo e adotar na plenitude o fundamento Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável. A maioria dos produtos fabricados pelas indústrias visitadas não sofre melhoria tecnológica há algum tempo. Quase 90% dos empresários não se preocupam com novas tecnologias e correm o risco de acabar perdendo mercado com a globalização. O foco do empresário hoje está no produto em si e não na solução que o seu negócio oferece. 1º Nível: Resgate do Desempenho

55 Consultoria / Qualificação Breve detalhamentoJustificativa Gestão da Produtividade Cálculo dos indicadores operacionais de produtividade. Realização de benchmarking de produtividade Pesquisa das melhores práticas de produção Implementação das melhores práticas A produtividade no trabalho é de inteira governabilidade da empresa. Diante de um cenário econômico incerto, atuar onde se tem total controle é fundamental para aumentar a competitividade. Espera-se que definindo e monitorando indicadores de produtividade e melhorando continuamente suas práticas a empresa obterá resultados nos quatro pontos focais como resultado do aprimoramento da produtividade: Foco nas Vendas e Receitas Aumentar o volume de vendas Adicionar novos produtos e serviços de alto valor no mix de produtos atual Obter maior valor com a venda de bens e serviços existentes Foco nos Custos de Produção Controlar de custos de materiais e serviços Operar em nível ótimo de escala de produção Melhorar os processos de produção de bens e serviços Foco na Utilização da força de trabalho Aumentar a eficácia e eficiência do trabalho Criar modelo flexível de trabalho Melhorar as práticas de gestão e atitudes no trabalho Foco no Uso do Capital e tecnologia Introduzir tecnologias mais apropriadas Otimizar a utilização do espaço 1º Nível: Resgate do Desempenho

56 Consultoria / Qualificação Breve detalhamentoJustificativa Estruturação de Gestão de Pessoas Avaliar e implementar ações estruturantes para sistematização das práticas de gestão de pessoas: Organização do trabalho Manual de Cargos Plano de Carreira Avaliação de Desempenho Pesquisa de Clima organizacional Levantamento de Necessidades de Treinamento Desenvolvimento de Lideranças Todas as estratégias e intenções de uma empresa são materializadas pelas pessoas. Pessoas bem preparadas, satisfeitas e motivas são fundamentais para o sucesso de qualquer prática e para que a empresa obtenha os resultados esperados. Estruturar e sistematizar das práticas de gestão de pessoas nas empresas é fundamental para a melhoria dos processos, aumento da competitividade, garantia da qualidade dos produtos e serviços, satisfação e fidelização dos clientes e crescimento contínuo da empresa. Segundo o MEG, o fundamento Valorização das Pessoas e da Cultura é a Criação de condições favoráveis e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência 2º Nível: Nivelamento do Desempenho

57 Consultoria / QualificaçãoBreve detalhamentoJustificativa Estruturação de Práticas Sistematizadas de Responsabilidade Social Avaliar e implementar ações estruturantes para adoção da cultura de Responsabilidade Social Levantar os impactos causados pelos produtos ou serviços Adotar medidas de minimização de impactos e riscos e de cooperação social Manter canal de relacionamento aberto com a sociedade e comunidade As empresas estão inseridas na Sociedade e está uma das suas partes interessadas. A Sociedade possui necessidades e expectativas que deverão ser atendidas pelas empresas. Possuir ações sociais pontuais é diferente de manter um comportamento voltado à Responsabilidade Social. Segundo os fundamentos do MEG, Responsabilidade Social é o “Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.” 2º Nível: Nivelamento do Desempenho

58 Consultoria / QualificaçãoBreve detalhamentoJustificativa Estruturação de Práticas Sistematizadas de meio ambiente, saúde e segurança 2º Nível: Nivelamento do Desempenho Identificação dos perigos e tratamento dos riscos relacionados à saúde ocupacional e segurança Tradução em requisitos de desempenho das leis, normas e regulamentos aplicáveis a cada empresa Identificação dos aspectos e tratamento dos impactos sociais e ambientais decorrentes de seus produtos, processos e instalações Preparação para prevenção de acidentes e incidentes relativos à sociedade e ao meio ambiente, Planejamento de ações para promoção do desenvolvimento sustentável Desenvolvimento da mentalidade de risco, preparando as empresas para atuação preferencialmente preventiva e criar a cultura da sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor

59 JUVENTINO X VALE DO JATOBÁ Posição das empresas em relação aos índices de prática e performance

60 Prática ≥ 80 Performance ≥ 80 Prática ≥ 60 Performance ≥ 60 06 12 Prática ≥ 50 Performance ≥ 50 01 Prática ≤ 50 Performance ≤ 50 Prática ≤ 50 Performance ≥ 50 Prática ≥ 50 Performance ≤ 50 Prática Performance JUVENTINO X VALE DO JATOBÁ 09 10 01

61 JUVENTINO X VALE DO JATOBÁ


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