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PublicouEduardo Valente Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
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Bases legais para a conceituação de Biblioteca Profa. Dra. Marta Valentim Brasília2014 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
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c2014, Valentim Bibliotecas “A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade são valores humanos fundamentais, mas somente serão alcançados por meio de cidadãos bem informados com capacidade para exercerem seus direitos democráticos e terem de fato um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, quanto de o acesso livre e ilimitado à informação, ao conhecimento, ao pensamento e à cultura” (UNESCO, 1994*, tradução livre). * Terceira versão. A primeira foi editada em 1949 e a segunda em 1972.
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c2014, Valentim Biblioteca Nacional Entidade de informação incumbida de executar o controle bibliográfico de determinado país, preservando e divulgando a memória nacional. Beneficiária do Depósito Legal, possui mecanismo estruturado para compra de material bibliográfico no exterior a fim de reunir uma coleção de obras estrangeiras, nas quais se incluam livros relativos ao Brasil ou de interesse para o país, elabora e divulga a bibliografia brasileira corrente e é o centro nacional de permuta bibliográfica, em âmbito nacional e internacional (BN).
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c2014, Valentim “Os serviços prestados por uma biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou status social. Serviços, produtos e materiais específicos devem ser fornecidos àqueles que não podem, por qualquer motivo acessá-los como, por exemplo: minorias [raça, língua etc.]; portadores de deficiência [visual, auditiva, física]; ou em situações especiais (hospitalizadas, presas etc.)” (UNESCO, 1994, tradução livre). Biblioteca Pública
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c2014, Valentim “Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades. As coleções devem conter todos os tipos de formatos, suportes, mídias e tecnologias. A qualidade e a relevância para atender as necessidades informacionais e condições locais são fundamentais. As coleções devem refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, bem como a memória do esforço humano. A formação e o desenvolvimento das coleções e os serviços prestados não devem estar sujeitos a qualquer influência ideológica, política, religiosa; censura; ou pressão comercial” (UNESCO, 1994, tradução livre). Biblioteca Pública
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c2014, Valentim “Criar e fortalecer o hábito de leitura em crianças; Apoiar a educação formal e a autoeducação em todos os níveis; Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal; Estimular a imaginação e a criatividade de crianças e jovens; Promover a sensibilização para o patrimônio artístico, cultural, arquitetônico, científico e tecnológico;” (UNESCO, 1994, tradução livre). Missão da Biblioteca Pública
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c2014, Valentim “Proporcionar ao cidadão o acesso às expressões culturais de todos os tipos; Promover o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural; Apoiar a tradição oral; Garantir o acesso do cidadão a todos os tipos de informação da comunidade em que está inserido; Prestar serviços informacionais adequados às associações, empresas locais e grupos de interesse; Desenvolver a competência em informação no cidadão, de modo a propiciar o uso eficiente das tecnologias de informação e comunicação; Apoiar e participar de programas e atividades de alfabetização à todas as faixas etárias” (UNESCO, 1994, tradução livre). Missão da Biblioteca Pública
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c2014, Valentim Baseia-se na igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social, etc. e na disponibilização à comunidade de todo tipo de conhecimento. Deve oferecer todos os gêneros de obras que sejam do interesse da comunidade a qual pertence, bem como literatura em geral, além de informações básicas sobre a organização do governo, serviços públicos em geral e publicações oficiais. Constitui-se em um elo de ligação entre a necessidade de informação de um membro da comunidade e o recurso informacional que nela se encontra organizado e à sua disposição. Deve constituir-se em um ambiente realmente público, de convivência agradável, no qual as pessoas possam se encontrar para conversar, trocar ideias, discutir problemas, auto instruir-se e participar de atividades culturais e de lazer. Conceito de Biblioteca Pública Fonte: FBN, 2000.
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c2014, Valentim 1) “Destinar-se a toda coletividade, ao contrário de outras que têm funções mais específicas; 2) Possuir todo tipo de material (sem restrições de assuntos ou de materiais); 3) Ser subvencionada pelo poder público (federal, estadual ou municipal). Ela difere da biblioteca comunitária/popular, que surge da comunidade e é por ela gerida, sendo o atendimento feito, geralmente, por voluntários” (FBN, 2000, p.18). Características da Biblioteca Pública
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c2014, Valentim “Proporciona informação e ideias que são fundamentais para a atual sociedade baseada em conhecimento. Desenvolve nos estudantes competências para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis” (UNESCO, 2006, tradução livre). Conceito de Biblioteca Escolar
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c2014, Valentim “Disponibilizar serviços, recursos e materiais de aprendizagem que permitam aos membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e usuários efetivos de informação em todos os formatos e mídias” (UNESCO, 2006, tradução livre). Missão da Biblioteca Escolar
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c2014, Valentim 1) “Apoiar e reforçar os objetivos educacionais, conforme descrito na missão da escola e do currículo; 2) Desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como a utilização das bibliotecas ao longo da vida; 3) Oferecer oportunidades e experiências de criação e utilização da informação para a geração de conhecimento, compreensão, imaginação e prazer; 4) Apoiar os estudantes para a obtenção de competências para a aprendizagem e a prática de avaliação e uso da informação, independentemente da forma, formato ou meio, incluindo a sensibilidade no que tange aos modos de comunicação no contexto social”; (UNESCO, 2006, tradução livre). Características da Biblioteca Escolar
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c2014, Valentim 5) “Propiciar o acesso a recursos, nacionais e globais locais e regionais e as oportunidades que expõem os alunos a diversas ideias, experiências e opiniões; 6) Organizar atividades que estimulem a conscientização e a sensibilidade cultural e social; 7) Trabalhar com os alunos, professores, administradores e pais para realizar a missão da escola; proclamando o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais para a cidadania e a participação em uma democracia efetiva e responsável; 8) Promover a leitura, os recursos e serviços da biblioteca escolar para toda a comunidade escolar, bem como fora dela” (UNESCO, 2006, tradução livre). Características da Biblioteca Escolar
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c2014, Valentim É uma unidade de informação que integra a realidade acadêmica e administrativa de uma Instituição de Ensino Superior (IES), espaço que alicerça e participa ativamente da construção e apropriação do conhecimento, propiciando a mediação da informação necessária à consolidação do processo ensino-aprendizagem, sendo a base do ensino, pesquisa e extensão voltadas as demandas da sociedade (CFB.COMISSÃO ESPECIALISTAS, 2013). Conceito de Biblioteca Universitária
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c2014, Valentim “A biblioteca universitária possui papel fundamental para a execução do tripé da IES, qual seja: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para atender as distintas demandas advindas desses três eixos, é necessário: Desenvolver e implementar políticas de informação para a IES; Suprir as demandas específicas dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela IES; Características de Biblioteca Universitária
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c2014, Valentim “Adquirir, tratar, organizar, gerenciar e disseminar materiais bibliográficos em diferentes mídias [impresso, eletrônico e digital], bem como disponibilizar fontes de informação que atendam as necessidades informacionais da comunidade universitária que compõe a IES; Propiciar espaços de estudo, leitura, pesquisa, lazer etc. à comunidade universitária que compõe a IES; Desenvolver competências em informação na comunidade acadêmica; Gerenciar a produção do conhecimento acadêmico, científico, tecnológico, cultural, artístico, entre outros, em suas diversas formas; Proporcionar a satisfação do usuário em suas distintas demandas informacionais” (CFB.COMISSÃO ESPECIALISTAS, 2013). Características de Biblioteca Universitária
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c2014, Valentim Conceito de Biblioteca Especializada Biblioteca organizada sobre disciplinas ou áreas específicas do conhecimento. (Cunha; Cavalcanti, 2008).
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c2014, Valentim Características de Biblioteca Especializada 1) Destina-se a uma coletividade específica especializada em determinada área do conhecimento humano 2) Usuário com o foco no aperfeiçoamento de conhecimentos em determinada área do conhecimento 3) Acervo especializada em determinada área do conhecimento
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c2014, Valentim Decretos Decreto nº 7.559, de 1 de setembro de 2011: Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) Decreto nº 7.559, de 1 de setembro de 2011: Projetos de Lei Projeto de Lei n° 129, de 2012: dispõe sobre a gestão coletiva de direitos autorias e estabelece condições para o exercício das prerrogativas do Escritório Central cujo objetivo é a arrecadação e a distribuição dos direitos relativos à execução pública de obras musicais e literomusicais e de fonogramas. Projeto de Lei n° 129, de 2012: Projeto de Lei 3727, de 2012: Dispõe sobre o princípio da universalização das bibliotecas públicas no País. Projeto de Lei 3727, de 2012: Legislação Brasileira
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c2014, Valentim Legislação Brasileira Leis LEI N o 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. LEI N o 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. LEI Nº 11.906, DE 20 DE JANEIRO DE 2009. Cria o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, cria 425 (quatrocentos e vinte e cinco) cargos efetivos do Plano Especial de Cargos da Cultura, cria Cargos em Comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Gratificadas, no âmbito do Poder Executivo Federal, e dá outras providências. LEI Nº 11.906, DE 20 DE JANEIRO DE 2009. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011: Regula o acesso a informação conforme previsto na Constituição Federal. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011: Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010: Dispõe sobre a universalização das Bibliotecas Escolares, estipulando como obrigatória sua instalação e manutenção em cada unidade de ensino no Brasil. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010: Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010: Institui o Plano Nacional de Cultura (PNC), e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010: Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003: Institui a Política Nacional do Livro (PNL) – Destaque para o Art. 18 - Com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, o livro não é considerado material permanente. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003: Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998: regula os direitos autorais, entendendo- se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998:
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c2014, Valentim Referências CFB. COMISSÃO DE ESPECIALISTAS. Relatório da Reunião CFB-INEP. Brasília: CFB, 2013. FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: FBN, 2000. 160p. Disponível em:. UNESCO. UNESCO/IFLA School Library Manifesto. Disponível em:. UNESCO. UNESCO Public Library Manifesto. UNESCO, 1994. Disponível em:. Cunha, M. B. ; Cavalcanti, C.R. Dicionário de Biblioteconomia e arquivologia. Briquet de Lemos/Livros, 2008
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Obrigada ! valentim@valentim.pro.br
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