A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU

2 Se olharmos com atenção para os livros e outros documentos que estão nas bibliotecas, vemos que todos possuem uma marca – etiqueta com números e letras, geralmente colada na lombada ou nas caixas – que serve para indicar o seu lugar nas estantes. No fundo, essa marca é uma classificação dos livros e dos outros documentos por temas e é baseada na Classificação Decimal Universal, mais conhecida por CDU.

3 O porquê da organização por classes:

4 Se souberes como funciona este sistema de organização da biblioteca da nossa escola, estás apto a saber utilizar qualquer biblioteca, desde a Municipal a qualquer outra. Como sabemos, no princípio dos tempos existia o nada. Em qualquer lugar do mundo e do universo que hoje conhecemos, havia uma espécie de massa sem forma. Isto corresponde, no sistema decimal universal, à Classe 0, na qual se ordenam todas as generalidades, quer dizer, a massa informe dos assuntos que tratam de muitas coisas em geral, mas de nenhum assunto em particular. Como utilizadores, deveremos consultar esta classe para iniciar as pesquisas sobre qualquer assunto.

5 Classe 1 Deu-se, em tempos, uma reviravolta na história do mundo e houve algo que se pôs em movimento: o pensamento universal e os princípios da humanidade. Este momento corresponde na CDU à Classe 1 que agrupa a Filosofia, a Ética, a Lógica, a Psicologia… É o momento em que o homem começa a pensar e, assim, a diferenciar-se, enquanto ser racional, dos outros seres vivos. A diferença entre o bem e o mal encontra-se aqui.

6 Classe 2 Animado de raciocínio, o homem sentiu necessidade de encontrar um ser superior, um ser fundador de todas as coisas. Para tal, criou-se, no sistema decimal universal, a Classe 2 que trata dos deuses, das religiões e das crenças. O conhecimento das religiões e do fenómeno religioso é um dever de todos.

7 Classe 3 Entretanto, o Homem sentiu necessidade de se organizar criando-se então a Classe 3 que engloba as ciências sociais e humanas: o direito, a educação, a sociologia… no fundo as ciências que ajudam o homem a viver em sociedade. Nesta classe encontramos os teus direitos enquanto criança.

8 Classe 4 De seguida, deu-se o aparecimento das línguas resultante da necessidade de comunicar entre si, por isso a CDU criou a Classe 4 que contém as línguas, as gramáticas, os vocábulos e os dicionários. Alguns países, como o nosso, decidiram juntar a Classe 4 à Classe 8 atendendo à semelhança entre a Literatura e a Língua. Assim, a Classe 4 ficou vazia como uma espécie de arca para guardar uma necessidade futura. Imagina o que poderá ser escondido neste baú.

9 Classe 5 Com o aparecimento das linguagens, o Homem começou a investigar criando em primeiro lugar as ciências puras: a Matemática, a Física, a Química, a Botânica e a Zoologia dando origem à classe 5. O número, a cor e a luz encontram-se em harmonia nesta parte da tua biblioteca.

10 Classe 6 Logo depois, aplicou estas ciências à realidade criando a Medicina, a Engenharia, a Agricultura. Esta classe é vital porque refere os órgãos do teu corpo e muitos dos nossos alimentos.

11 Classe 7 O passo seguinte foi de encontro às artes: a Arquitectura, a Pintura, a Música e o Desporto… o Homem sentiu necessidade de se expressar de outras formas, aparecendo a Classe 7. Vamos jogar: a beleza, a diversão e o som são nossos companheiros.

12 Classe 8 Com o mundo criado e organizado, o Homem começou a imaginar outras realidades e a exprimir-se através da palavra, dando origem a outra arte, a Literatura. A Classe 8 contém assim tudo o que é poesia, romance, novela, conto… e também, como já sabes, tudo o que respeita à língua (gramáticas, prontuários…) Era uma vez…

13 Classe 9 Depois de organizar o mundo que o rodeava, o Homem sentiu que deveria escrever a sua própria história e deixar o testemunho de tudo o que fez, de todos os lugares por onde passou e de tudo o que descobriu. Para essa fase da história da humanidade, criou- se a Classe 9 que engloba a Geografia, as Biografias e a História. Esta parte da CDU é óptima para quem tem memória curta porque nos ajuda a recordar o passado.

14 Agora que conheces a história da CDU, visita a biblioteca mais vezes. Não te esqueças que se gostas de aventura procuras a Classe 8, se gostas de música procuras na Classe 7, se precisas de fazer um trabalho sobre matemática procuras na Classe 5, se o teu problema é com a saúde procura na Classe 6. Se não sabes nada… desculpa, nada de um assunto, perguntas à classe 0.

15 Adaptado a partir de uma versão contada aos mais novos na Biblioteca de Guadalajara, Espanha.


Carregar ppt "Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google