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GERAÇÃO DE 30 MODERNISMO – 2ª. FASE. PROSA DO NEORREALISMO REGIONALISTA 1926: I Congresso Regionalista do Nordeste, organizado pelo antropólogo Gilberto.

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1 GERAÇÃO DE 30 MODERNISMO – 2ª. FASE

2 PROSA DO NEORREALISMO REGIONALISTA 1926: I Congresso Regionalista do Nordeste, organizado pelo antropólogo Gilberto Freyre: “Um Brasil regionalista seria um Brasil não dividido, mas respeitado nas suas diversidades (...). Um Brasil livre de tutelas que tendem a reduzir a feudos certas regiões”. 1926: I Congresso Regionalista do Nordeste, organizado pelo antropólogo Gilberto Freyre: “Um Brasil regionalista seria um Brasil não dividido, mas respeitado nas suas diversidades (...). Um Brasil livre de tutelas que tendem a reduzir a feudos certas regiões”.

3 Década de 1930: engajamento (preocupação com o social). Década de 1930: engajamento (preocupação com o social). Mobilização de escritores norte- nordestinos: abandono do experimentalismo de vanguarda da década anterior, em favor da valorização da cultura regional. Mobilização de escritores norte- nordestinos: abandono do experimentalismo de vanguarda da década anterior, em favor da valorização da cultura regional.

4 A bagaceira (1928), de José Américo de Almeida: marco inaugural do ciclo do romance regionalista nordestino (tendência neo-realista). A bagaceira (1928), de José Américo de Almeida: marco inaugural do ciclo do romance regionalista nordestino (tendência neo-realista). Principais representantes: José Américo de Almeida, Rachel de Queirós, José Lins do Rego, Jorge Amado e, principalmente, Graciliano Ramos. Principais representantes: José Américo de Almeida, Rachel de Queirós, José Lins do Rego, Jorge Amado e, principalmente, Graciliano Ramos.

5 Graciliano Ramos

6 Nascido na cidade de Quebrângulo-AL, a 27 de outubro de 1892, e falecido no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953, Graciliano Ramos foi um dos maiores escritores brasileiros do último século. Nascido na cidade de Quebrângulo-AL, a 27 de outubro de 1892, e falecido no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953, Graciliano Ramos foi um dos maiores escritores brasileiros do último século. Artista lúcido e politizado, chegando inclusive a ser presidente da Associação Brasileira de Escritores (ABDE) em 1951 e 52. Artista lúcido e politizado, chegando inclusive a ser presidente da Associação Brasileira de Escritores (ABDE) em 1951 e 52.

7 Militante do Partido Comunista do Brasil a partir de 1945, Graciliano Ramos viveu seus últimos anos entre a literatura e a política. Realizou viagem, em nome da ABDE, à Tchecoslováquia e à URSS. Militante do Partido Comunista do Brasil a partir de 1945, Graciliano Ramos viveu seus últimos anos entre a literatura e a política. Realizou viagem, em nome da ABDE, à Tchecoslováquia e à URSS. Configura entre os principais escritores da 2ª. Geração do Modernismo no Brasil. Configura entre os principais escritores da 2ª. Geração do Modernismo no Brasil.

8 CARACTERÍSTICAS De maneira geral, seus romances caracterizam-se pelo: De maneira geral, seus romances caracterizam-se pelo: inter-relacionamento entre as condições sociais e a psicologia das personagens; ao que se soma uma inter-relacionamento entre as condições sociais e a psicologia das personagens; ao que se soma uma linguagem precisa, “enxuta” e despojada, de períodos curtos mas de grande força expressiva. linguagem precisa, “enxuta” e despojada, de períodos curtos mas de grande força expressiva.

9 Obras Caetés(1933), gira em torno de um caso de adultério ocorrido numa pequena cidade do interior nordestino e não está à altura das obras subseqüentes. Caetés(1933), gira em torno de um caso de adultério ocorrido numa pequena cidade do interior nordestino e não está à altura das obras subseqüentes. São Bernardo(1934), uma de suas obras-primas, narra a ascensão de Paulo Honório, rico proprietário da fazenda São Bernardo. Com o objetivo de ter um herdeiro Paulo Honório casa-se com Madalena, uma professora de idéias progressistas. O ciúme e a incompreensão de Paulo Honório levam-na ao suicídio. Trata-se de um romance admirável, não só pela caracterização da personagem, mas também pelo tratamento dado à problemática da coisificação dos indivíduos. São Bernardo(1934), uma de suas obras-primas, narra a ascensão de Paulo Honório, rico proprietário da fazenda São Bernardo. Com o objetivo de ter um herdeiro Paulo Honório casa-se com Madalena, uma professora de idéias progressistas. O ciúme e a incompreensão de Paulo Honório levam-na ao suicídio. Trata-se de um romance admirável, não só pela caracterização da personagem, mas também pelo tratamento dado à problemática da coisificação dos indivíduos.

10 De todas as suas obras, Vidas Secas e Memórias do Cárcere são certamente as de mais prestígio entre o público, talvez pela enorme carga humana que as duas obras trazem, embora diferentes entre si: De todas as suas obras, Vidas Secas e Memórias do Cárcere são certamente as de mais prestígio entre o público, talvez pela enorme carga humana que as duas obras trazem, embora diferentes entre si: enquanto a primeira focaliza os retirantes nordestinos e suas misérias, enquanto a primeira focaliza os retirantes nordestinos e suas misérias, a segunda mergulha profundamente dentro das celas da repressão política brasileira, do Estado Novo, e vê seus habitantes - operários, soldados, democratas e comunistas, entre eles o próprio Graciliano, que se levantaram contra o governo de Getúlio pela liberdade e independência nacional. a segunda mergulha profundamente dentro das celas da repressão política brasileira, do Estado Novo, e vê seus habitantes - operários, soldados, democratas e comunistas, entre eles o próprio Graciliano, que se levantaram contra o governo de Getúlio pela liberdade e independência nacional. São obras que revelam o sofrimento e a esperança dos oprimidos. São obras que revelam o sofrimento e a esperança dos oprimidos.

11 Angústia, é a história de uma só personagem, que vive a remoer a sua angústia por ter cometido um crime passional. Angústia, é a história de uma só personagem, que vive a remoer a sua angústia por ter cometido um crime passional. Entre suas obras auto-biográficas, destaca-se Memórias do cárcere(1953), depoimento sobre as condições dramáticas de sua prisão durante o governo do ditador Getúlio Vargas. Entre suas obras auto-biográficas, destaca-se Memórias do cárcere(1953), depoimento sobre as condições dramáticas de sua prisão durante o governo do ditador Getúlio Vargas.

12 OBRAS INFANTIS Alexandre e outros heróis (1944) Alexandre e outros heróis (1944) Dois dedos (1945) Dois dedos (1945) Histórias incompletas (1946) Histórias incompletas (1946)

13 "Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.“ Graciliano Ramos, em entrevista concedida em 1948

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17 MUDANÇA

18 Família de retirantes composta por Fabiano. Família de retirantes composta por Fabiano. Sinhá Vitória, Menino mais Velho e Menino mais Novo fogem da seca. Sinhá Vitória, Menino mais Velho e Menino mais Novo fogem da seca. Menino mais velho chora. Menino mais velho chora. Fabiano xinga o filho e fustiga-o com a bainha da faca. Fabiano xinga o filho e fustiga-o com a bainha da faca. Baleia caminha na gente dos seis viventes. Baleia caminha na gente dos seis viventes. A fome aperta e eles comem o papagaio. A fome aperta e eles comem o papagaio. Família chega a uma fazenda abandonada. Família chega a uma fazenda abandonada. Baleia vai caçar preás e traz para a família se alimentar. Baleia vai caçar preás e traz para a família se alimentar. Fabiano lembra-se de seu Tomás da bolandeira: também fugira por causa da seca. Fabiano lembra-se de seu Tomás da bolandeira: também fugira por causa da seca.

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20 FABIANO O vaqueiro tem consciência de que seu nível de rudeza é próximo ao mundo animal: “Você é um bicho”. Admira as pessoas que se expressam bem. O vaqueiro tem consciência de que seu nível de rudeza é próximo ao mundo animal: “Você é um bicho”. Admira as pessoas que se expressam bem.

21 CADEIA CADEIA Fabiano vai à cidade para comprar mantimentos, toma pinga e percebe que seu Inácio coloca água em tudo o que vende. Fabiano vai à cidade para comprar mantimentos, toma pinga e percebe que seu Inácio coloca água em tudo o que vende. Um soldado amarelo convida Fabiano para jogar trinta-e-um (jogo de cartas). Um soldado amarelo convida Fabiano para jogar trinta-e-um (jogo de cartas). Fabiano acompanha o soldado por não encontrar palavras para rejeitar o convite. Fabiano acompanha o soldado por não encontrar palavras para rejeitar o convite. Fabiano perde o jogo e sai da sala furioso sem atender a ordem do soldado de esperar. Fabiano perde o jogo e sai da sala furioso sem atender a ordem do soldado de esperar. O soldado, então, empurra e pisa a alpercata O soldado, então, empurra e pisa a alpercata Fabiano, que protesta, xingando a mãe do soldado. O vaqueiro é preso e apanha na cadeia. Fabiano, que protesta, xingando a mãe do soldado. O vaqueiro é preso e apanha na cadeia.

22 Sinhá Vitória Sinhá Vitória Sinhá Vitória deseja uma cama e couro igual ao de seu Tomás da bolandeira. Sinhá Vitória deseja uma cama e couro igual ao de seu Tomás da bolandeira. Sinhá Vitória e Fabiano discutem. Ela faz alusão ao dinheiro gasto por Fabiano com jogo e cachaça. Sinhá Vitória e Fabiano discutem. Ela faz alusão ao dinheiro gasto por Fabiano com jogo e cachaça. Fabiano critica os sapatos de verniz que a esposa usava nas festas, mexendo-se como um papagaio. Fabiano critica os sapatos de verniz que a esposa usava nas festas, mexendo-se como um papagaio.

23 MENINO MAIS NOVO O Menino mais Novo, imitando o pai na montaria, salta sobre um bode que, aos pulos, derruba-o. O Menino mais Novo, imitando o pai na montaria, salta sobre um bode que, aos pulos, derruba-o. O irmão mais velho gargalha enquanto Baleia olha reprovando a cena. O irmão mais velho gargalha enquanto Baleia olha reprovando a cena.

24 MENINO MAIS VELHO Menino mais Velho quer saber o significado da palavra inferno. Menino mais Velho quer saber o significado da palavra inferno. Sinha Vitória alude a um lugar ruim. Sinha Vitória alude a um lugar ruim. O menino pergunta como é o inferno e a mãe aplica-lhe um cocorote. O menino pergunta como é o inferno e a mãe aplica-lhe um cocorote. O garoto sai e chora. Baleia vem consolá-lo. O garoto sai e chora. Baleia vem consolá-lo.

25 INVERNO Família reúne-se em torno do fogo. Família reúne-se em torno do fogo. Fabiano e a mulher tentam conversar. Fabiano e a mulher tentam conversar. O vaqueiro começa a contar uma história, mas seu discurso é confuso e desorganizado. O vaqueiro começa a contar uma história, mas seu discurso é confuso e desorganizado. Baleia deseja que todos se deitem para ela poder dormir. Baleia deseja que todos se deitem para ela poder dormir.

26 FESTA Era festa de Natal na cidade. Era festa de Natal na cidade. Todos estavam vestidos para a festa e sentiam-se mal por não estarem acostumados principalmente com os sapatos. Todos estavam vestidos para a festa e sentiam-se mal por não estarem acostumados principalmente com os sapatos. Os meninos se encantam com as imagens e luzes da igreja. Os meninos se encantam com as imagens e luzes da igreja. Todos foram brincar nos cavalinhos. Todos foram brincar nos cavalinhos. Fabiano embebeda-se. Fabiano embebeda-se. Baleia desaparece deixando todos preocupados. Baleia desaparece deixando todos preocupados. Reaparece depois, feliz de ter reencontrado a família. Reaparece depois, feliz de ter reencontrado a família.

27 BALEIA BALEIA Baleia emagrece e está para morrer. Baleia emagrece e está para morrer. Fabiano achou que ela estava com raiva. Fabiano achou que ela estava com raiva. Baleia piora e Fabiano decide sacrificá-la. Baleia piora e Fabiano decide sacrificá-la. Todos ficam tristes. Todos ficam tristes. Baleia desconfia das intenções e tenta esconder-se. Baleia desconfia das intenções e tenta esconder-se. Fabiano atira e acerta-lhe o quarto traseiro. Fabiano atira e acerta-lhe o quarto traseiro. Baleia não entende o que está acontecendo, delira, sonha com um mundo cheio de preás e morre. Baleia não entende o que está acontecendo, delira, sonha com um mundo cheio de preás e morre.

28 CONTAS Fabiano é roubado nas contas pelo patrão. Fabiano é roubado nas contas pelo patrão. Um dia, o vaqueiro reclamou dos erros e o patrão mandou-o procurar outro serviço. Um dia, o vaqueiro reclamou dos erros e o patrão mandou-o procurar outro serviço. Fabiano desculpa-se e continua a ser roubado. Fabiano desculpa-se e continua a ser roubado.

29 O SOLDADO AMARELO Fabiano encontra o soldado amarelo em meio à caatinga e lembra-se da prisão e da idéia de vingança. Fabiano encontra o soldado amarelo em meio à caatinga e lembra-se da prisão e da idéia de vingança. O soldado treme de medo. O soldado treme de medo. Fabiano pensa que ele cumpria ordens do governo, ensinando o caminho para o soldado. Fabiano pensa que ele cumpria ordens do governo, ensinando o caminho para o soldado.

30 O MUNDO COBERTO E PENAS A arribações se aproximam, sinal de que a seca está próxima. A arribações se aproximam, sinal de que a seca está próxima. Fabiano tenta abater as aves para que não bebessem a água. Fabiano tenta abater as aves para que não bebessem a água. Fabiano sente medo do fantasma de Baleia. Fabiano sente medo do fantasma de Baleia. Era necessário abandonar aquele lugar. Era necessário abandonar aquele lugar.

31 FUGA A fazenda fica vazia. Tudo seca. A fazenda fica vazia. Tudo seca. Fabiano decide partir sem se despedir do patrão. Fabiano decide partir sem se despedir do patrão. Todos saem em silêncio de madrugada. Estão tristes e desanimados. Todos saem em silêncio de madrugada. Estão tristes e desanimados. Retornam os sonhos de encontrar um lugar em que viveriam em paz. Retornam os sonhos de encontrar um lugar em que viveriam em paz. Recomeça a caminhada. Chegariam a um lugar civilizado e envelheceriam felizes. Recomeça a caminhada. Chegariam a um lugar civilizado e envelheceriam felizes.

32 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Único romance de Graciliano Ramos em terceira pessoa. Único romance de Graciliano Ramos em terceira pessoa. Drama social e geográfico. Drama social e geográfico. Quadros da vida do sertão nordestino. Quadros da vida do sertão nordestino. Vida nordestina tratada de modo objetivo. Vida nordestina tratada de modo objetivo. Linguagem sintética Linguagem sintética Sem sentimentalismo; Sem sentimentalismo; Vocabulário exato; Vocabulário exato; Precisão e concisão. Precisão e concisão.

33 13 capítulos/contos autônomos. 13 capítulos/contos autônomos. Romance desmontável. Romance desmontável. Trajetória circular, romance cíclico. Trajetória circular, romance cíclico. Miséria física e intelectual. Miséria física e intelectual. Discurso indireto livre. Discurso indireto livre. Nivelamento entre animais e pessoas. Nivelamento entre animais e pessoas. União de Fabiano e Sinha Vitória é anti-racista. União de Fabiano e Sinha Vitória é anti-racista. Seu Tomás simboliza o desejo de ascensão social e econômica da família. Seu Tomás simboliza o desejo de ascensão social e econômica da família. “Governo é governo”- ditadura Vargas “Governo é governo”- ditadura Vargas

34 A incomunicabilidade das personagens em Vidas Secas Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais novo e o menino mais velho são personagens alegóricos, pode-se vê-los como representantes dos brasileiros excluídos socialmente pela pobreza. Representam também todos os retirantes nordestinos da época de Graciliano Ramos e das décadas seguintes. Eles inclusive continuam ainda personificações de uma parcela considerável de brasileiros, já que ainda há seca, pobreza e excluídos. Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais novo e o menino mais velho são personagens alegóricos, pode-se vê-los como representantes dos brasileiros excluídos socialmente pela pobreza. Representam também todos os retirantes nordestinos da época de Graciliano Ramos e das décadas seguintes. Eles inclusive continuam ainda personificações de uma parcela considerável de brasileiros, já que ainda há seca, pobreza e excluídos.

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