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Inovação em serviços de P&D Dinamizando as Relações entre ICT & Empresas: O caso IPT e EMBRAPII Flávia Motta Gerente Coordenadoria de Planejamento e Negócios.

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1 Inovação em serviços de P&D Dinamizando as Relações entre ICT & Empresas: O caso IPT e EMBRAPII Flávia Motta Gerente Coordenadoria de Planejamento e Negócios - IPT Dez.2015

2 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

3 Mercado Ciência e a tecnologia transformam dinheiro em conhecimento Contexto Desenvolvimento econômico baseado em conhecimento Ciclo virtuoso: Ciência – conhecimento – inovação/valor de mercado Ciência e Tecnologia Empresas transformam conhecimento em dinheiro

4 Transformação de Dinheiro em ciência Brasil tem crescido em produção científica Qualidade precisa melhorar Brasil está distante dos principais países produtores de conhecimento Fonte: Folha

5 Transformação do conhecimento em dinheiro 7ª Economia mundial 0,2 % patentes 75º país inovador

6 Desafio - Vale da Morte Investimentos Risco Tecnológico Empresas buscam financiamento público para reduzir o risco Vale da morte

7 Desafio - Financiamento P&D – Vale da Morte Financiamento pesquisa tecnológica (não reembolsável) FAPESP (PITE/PIPE – avaliação foco acadêmico/científico) Editais Finep Funtec Embrapii – fluxo contínuo Sem previsão e constância

8 Fomento Não reembolsável Parceria ICT e Empresa Empresa demandando desenvolvimento tecnológico: projeto de P&D Fomento Embrapii é uma inovação Estimula adoção de novas perspectivas nas interações ICTs empresas – inovações organizacionais

9 Desafios de compreensão – Empresas e ICTs Ter negócio que perdure e alcance resultadosGeração de conhecimento e reconhecimento pela atuação técnica Expectativa de longo prazo Resultado no prazo do mercadoBusca de excelência técnica no prazo necessário Diferentes relógios Ambiente Relação Criação de valor para negócioAspecto técnico/tecnológico da demanda Objetivo com projeto Se sentir informado e atuanteGestão intramuros Gestão do projeto Aprender e internalizar conhecimentos em novos produtos e processos Aprimorar conhecimentos e desenvolver novas tecnologias Execução dos projetos

10 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

11 Objetivo Apresentar as inovações na oferta de serviços de alto conteúdo de conhecimento do IPT em parceria com empresas por meio de financiamento não reembolsável – Embrapii

12 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

13 Uma das primeiras instituições de PD&I no Brasil Sociedade Anônima, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, cujo sócio controlador é a Secretaria da Fazenda IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas 13

14 O que é Criar e aplicar soluções tecnológicas para aumentar a competitividade das empresas e promover a qualidade de vida. Integridade ética, probidade, isenção, competência técnica e qualidade em procedimentos de busca contínua de melhorias. Missão Valores { {

15 Orçamento anual: R$ 165 milhões Números 2014 66,5% Contratos de P&D&I e serviços 33,5% Governo do Estado de São Paulo Indicadores de Produção Técnica - Documentos técnicos: 28.199 relatórios técnicos - Publicações de artigos: 267 - Patentes e softwares: 18 Recursos Humanos em dez. 2014 Pesquisadores412 Técnicos219 Apoio administrativo274 Estagiários113 Total1018

16 Atividades Técnicas 2014 Inovação, pesquisa e desenvolvimento 23 % da receita total Serviços tecnológicos 32 % da receita total Desenvolvimento e apoio metrológico 44 % da receita total Informação e educação em tecnologia 1 % da receita total

17 Visão de Futuro Em 2018 40 % da receita do IPT estará vinculada a Inovação

18 Contratos de P&D com cláusula de PI Lei da Propriedade Industrial EMBRAPII Diretoria de Inovação do IPT BNDES FUNTEC BNDES FUNTEC Lei de Inovação Lei da Propriedade Industrial Lei de Inovação

19 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

20 Aumentar o investimento privado em inovação no Brasil Diminuir o risco do investimento em inovação Aumentar a intensidade tecnológica/conhecimento dos projetos de PD&I com a indústria Estímulo para maior e contínua interação entre empresas industriais e ICTs para produzir P&D com valor para inovação Objetivo do Sistema Embrapii

21 Baixo investimento em P&D interno Aversão ao risco intrínseco de P&D Desconhecimento sobre as competências existentes nas ICTs Dificuldade de articular ICTs As empresas que mais investem o fazem por obrigação legal Empresas Trabalho multidisciplinar escasso Atividade de prospecção pouco ativa Peso dos resultados obtidos em projetos anteriores na avaliação de novos projetos é quase nulo - foco na avaliação de propostas ICTs

22 ICTs desenvolvem planos de ação de longo prazo com foco na principal competência da ICT frente ao mercado Flexibilidade na utilização de recursos – voltados para custeio dos projetos Processos de negócios pré-definidos – qualidade e eficiência Velocidade para mudar escopo de projetos Acompanhamento contínuo do desempenho das Unidades de Pesquisa Foco em setores que têm demanda por inovação O Sistema Embrapii

23 Credenciamento Credenciamento: -Obtenção de recursos para contratar projetos com empresas -Processo de acompanhamento Plano de Ação: -Área de competência -Equipe e processo de gestão -Política de PI -Planejamento de futuro -Indicadores Embrapii Histórico de P&D com Indústria é muito relevante para escolha da ICT

24 Sistema Embrapii Embrapii financia 1/3 dos custos da ICT com os projetos Empresas e ICT financiam o restante do projeto ICT busca empresas para projetos de P&D Embrapii acompanha o desempenho das ICTs Resultados Inovação $$ Empresa Embrapii ICT

25 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

26 Modelo de atuação Unidade Embrapii - IPT Ação Piloto - 2012 a 2014 Novos Materiais Nanotecnologia Biotecnologia Microtecnologia Unidade Embrapii – 2014 a 2020 Desenvolvimento de Materiais de Alto Desempenho Ligas Metálicas e Materiais Resistentes ao Desgaste Nanopartículas e Materiais Nanoestruturados Materiais Resistentes à Corrosão Materiais Compósitos Materiais Cerâmicos

27 Prospecção Centros Tecnológicos Diretorias IPT e CPN Proposta Negociação Escopo PIN - orçamento Negociação Proposta com Cliente Contrato Negociação Contrato com cliente Negociação Propriedade Intelectual Valoração da Tecnologia Execução Acompanhamen to do cronograma físico Acompanhamen to financeiro Resultado Transferência de tecnologia Proteção da PI Divulgação à sociedade Modelo de Interação com Mercado 27 CPN/ IPT Pós-venda Avaliação de satisfação dos clientes Avaliação do impacto dos projetos (clientes e sociedade) Acompanhamento uso das tecnologias Estímulo a futuras parcerias para fomentar relacionamento Portal Interno de Negócios Sist. controle interno EPM ERP

28 Modelos de Interação com Mercado IPT – Empresa Centro Tecnológico do IPT Vários Centros Tecnológicos do IPT (projetos multidisciplinares) IPT + outras ICTs IPT – Grupo de empresas: projetos pré-competitivos Centro Tecnológico do IPT Vários Centros Tecnológicos (projetos multidisciplinares) IPT + outras ICTs 28 Modelo inovador

29 Parceiros Atuais

30 30 CPN - DCPI Políticas de PI Titularidade  Compartilhada: percentual a ser negociado pelo background, materiais e recursos financeiros (art. 9º, §3º) Direito à preservação do patrimônio intelectual e do “core business” das partes IPT não negocia exclusividade para tecnologias amplas que possam restringir suas atividades Proteção  Patentes, Programas de Computador, Segredo Industrial Prioridade Unionista (Brasil) Em até 12 meses PCT Exterior (opção da empresa parceira) Contrapartida IPT: Redação, depósito INPI e PCT e acompanhamento INPI Empresa: taxas, exigências técnicas etc. Exploração  Exclusividade - direito do parceiro – observando condições como investimentos, tipos de exploração, prazos, pagamentos, atendimento de demanda de mercado e outros  Licenciamento a terceiros - empresa/IPT – observando condições como comum acordo no período de exclusividade, compartilhamento dos rendimentos na proporção da titularidade e outros Valoração  Subsídio à negociação das cláusulas de PI e formas de remuneração pela exploração comercial das tecnologias.  Métodos: royalty rates, Fluxo de Caixa Descontado, Árvore de Decisão, Teoria das Opções Reais e metodologia própria de valoração, com base em Gompertz. Remuneração  Em forma de royalties, taxa de sucesso, valor fixo anual, dentre outros.  Definida a partir critérios técnicos (projeto, tecnologia, consultoria pós-entrega) e comerciais (exclusividade, pagamentos e formas, prazos) Modelo inovador

31 Produtos dos Projetos Relatório técnico Protótipo Treinamento Transferência de tecnologia Repasse dos produtos + conhecimento para internalização Comunicação através de contatos frequentes e intensos Resultados Transferência de tecnologia e divulgação 31 CPN/ IPT Proteção dos resultados (depende da negociação da PI com cliente) Patentes Programas de computador Segredo industrial Divulgação à sociedade (depende de aprovação do clientes) Trabalhos acadêmicos (mestrado, doutorado e pós- doutorado) Artigos em revistas acadêmicas Apresentação em eventos Modelo inovador

32 Agenda Contexto Objetivo O Instituto de Pesquisas Tecnológicas O Sistema Embrapii Modelo de atuação do IPT na Embrapii Resultados, Lições e desafios

33 Resultados já alcançados Projetos encerrados – 9 Projetos que estão derivando novos projetos – 9 Projetos com resultados que a empresa está realizando o desenvolvimento do produto – 6 PI – 15 depósitos e redações de patentes

34 Lições e aprendizados da experiência Embrapii Pesquisa de mercado – um bom começo! Contatos prévios dos laboratórios – mais fácil negociar Promoção de eventos – mais efetivo para atrair novos parceiros Participação em eventos técnicos – divulgar ferramenta Participação em eventos de entidades de classe – divulgar ferramenta e para buscar projetos colaborativos Pesquisador – buscar alinhamento do escopo com cliente e entender como encaixa projeto no negócio do cliente – Questionário sobre o negócio da empresa ajuda na compreensão do papel do projeto para criar valor para o cliente Prospecção Proposta

35 Modelo de valoração desenvolvido pela CPN essencial para negociar PI Empresas com política de PI já estabelecida é mais simples a negociação Durante a execução quanto mais próximo do cliente (reuniões constantes, respostas rápidas às dúvidas, relatórios parciais com avanços e dificuldades) mais fácil de superar desafios e de atender às expectativas Cliente valoriza a existência de estrutura de apoio para gerenciamento de projeto Contratação Execução Lições e aprendizados da experiência Embrapii

36 Os resultados do projeto devem ser vendidos para a empresa cliente – não é simples a realização construir canal para vender o projeto não apenas para a equipe contratante, mas principalmente para a equipe industrial Política de PI deve respeitar o modelo de negócio do cliente Pós-venda é forma de manter canal de comunicação com cliente e melhorar procedimentos internos de novas negociações Resultados Pós-venda

37 OBRIGADA!

38 Gráfico do crescimento da % inovação


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