A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS PLANO DE ACTIVIDADE PARA O ANO 2014 CAXITO/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS PLANO DE ACTIVIDADE PARA O ANO 2014 CAXITO/2014."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS PLANO DE ACTIVIDADE PARA O ANO 2014 CAXITO/2014

2 1 – INTRODUÇÃO O Governo da Província do Bengo, para o Sector da Energia e Águas no período 2013-2017, em termos gerais definiu como Plano de Acção o leque de Actividades que mais adiante mostramos: a)Expansão da energia eléctrica em todas as localidades onde ainda não se faz sentir este bem social, principalmente em Aldeias que possuam mais de 500 habitantes e o apetrechamento de escolas, serviços de saúde com sistema alternativo (geração térmica e fotovoltaica) que garantam o funcionamento destas no período nocturno e a manutenção dos sistemas já existentes. b) Construção de pequenos sistemas de abastecimento de água com aproveitamento de água à superfície e pequenas nascentes, construção de pontos de água com bombas submersas, alimentadas com energia solar, reabilitação dos sistemas de água já existentes e a expansão das redes de distribuição ali onde a densidade populacional teve algum crescimento.

3 NºACTIVIDADEOBJECTIVORESULTADOS ESPERADOS METAS SECTOR DE ENERGIA 1 Construção da rede de Baixa e Média Tensão e Iluminação Pública. Garantir a Iluminação Pública as populações. A largar os sistemas de abastecimento e distribuição de energia eléctrica as Comunas e Aldeias. Até Dezembro: 7 Sistemas concluídos sendo, no Município do Dande (5) nas localidades escola de artes, escola do Panguila, Surilo, Capumba e Inamet e (2) no Município de Nambuangongo nas localidade do Quiba e Gombe. 2 Visita de ajuda e controlo aos sistemas dos Municípios Acompanhamento técnico (incluindo formação de técnico e meio de transporte) aos Municípios para manutenção das fontes e formulação de soluções alternativas. Garantir o pleno funcionamento dos sistemas implantados nas sedes Municipais, Comunais e Aldeias. Manter o controlo de funcionamento dos sistemas a 100%. 3 Elaboração de um plano Director da Província. Desenvolver um plano do sector energético, capaz de responder as necessidades de desenvolvimento da Província. Avaliar as necessidades do Sector energético, a médio e longo prazo. Até Novembro Plano concluído. 2.1 – Energia 2 – ACÇÕES PROGRAMADAS PARA 2014

4 NºACTIVIDADEOBJECTIVORESULTADOS ESPERADOS METAS SECTOR DE ÁGUAS 1 Construção de 8 pontos de água, com captação no subsolo por bombas com energia solar. Aumentar o acesso á água potável para todos, construindo Pequenos Sistemas de Abastecimento (PSAA) e pontos de Água (PA). Garantir o abastecimento de e água de subsolo com edificação de ponto de Água (PA), nas comunidades sem acesso a mananciais de superfície. Ambriz (5), Dembos (2), Nambuangongo (1), cobrindo cerca de 8 Mil pessoas. 2 Construção de 3 Pequenos Sistemas de aproveitamento gravítico de água nascente. Aumentar o acesso á água potável para todos, construindo Pequenos Sistemas de Abastecimento (PSAA) e pontos de Água (PA). Garantir o abastecimento de água potável de nascente com aproveitamento gravítico. Até Dezembro: 80% de cobertura de água garantida. 3 Estudos de viabilidade e projectos de 3 pequenos Sistemas de abastecimento de água com captação à superfície. Determinar custos e prazo de implementação de sistemas de abastecimento de água. Reunir dados técnicos e financeiros para atendimento da demanda de água potável a localidades circundadas por mananciais de superfície (rios e lagos). 3 projectos PSAA elaborados sendo, (2) no Município de Nambuangongo e (1) no Município do Dande. 4 Elaboração, divulgação e distribuição de material de sensibilização às famílias, em cooperação com Igreja, Associação e Escolas Consciencializar a população no uso e tratamento de água. Educar a população no uso da água e utilização de filtros caseiros. Atingir 70% da população da Província. 2.2 - Águas.

5 NºACTIVIDADESITUAÇÃONº DE BENEFICIARIOS 1 Construção do sistema de energia eléctrica (rede de MT, BT e IP, PTR de 250 KVA) nas localidades do Cabocha e Kissari - do Dande Terminadas no 1º Semestre de 2014. 700 Habitantes 2 Construção do sistema de energia eléctrica (rede de BT, IP e fornecimento de gerador de 500 KVA) nas Vilas do Kixico, Mucondo e Kikunzo - Município do Nambuangongo. Terminado no 1º Semestre de 2014. 21.943 Habitantes 3 Construção do sistema de energia eléctrica (rede de BT, IP e fornecimento de gerador de 500 KVA) nas Vilas do Caje Mazumbo e Gombe – Município do Nambuangongo. Terminarão no 2º Semestre de 2014. 14.516 Habitantes 4 Construção do sistema de Iluminação Pública do Porto Quipiri – Caxito e Caxito - Mabubas. 1º troço já está a funcionar a partir do 1º semestre de 2014. 2º troço terminará no 2º semestre de 2014. Habitantes do Porto Quipiri, Açucareira, Caxito e Mabubas. 3 – ACÇÕES REALIZADAS EM 2013 3.1 Energia

6 3. 2 Água MUNICIPIOCOMUNALOCALIDADEHABIT ANTES INFRAESTRUTURA ERGUIDACAUDAL (m3/h) OBSERVAÇÃO Ambriz SedeWezo550 Pequeno Sistema Abastecimento de Água com captação à superfície. 10Operam normalmente. Bela VistaLoge Grande600 TabiQuimuala800 Dande MabubasJungo700 Ponto de Água com captação no subsolo por bombas de energia solar. 2 (médio) geralmente, funcionam de modo insuficiente, devido a problemas na manutenção e, em muitos casos, a irregularidade dos lençóis freáticos. KicaboQuibonga1.000 Úcua Coragem700 Vida e Sacrifício750 Banza do Zombo560 Bumba515 Três Casas600 Bula Atumba Sede Periferia Vila Sede 650 Ngombe590 Quimuenga650

7 4 – ACÇÕES PROGRAMADAS PARA EM 2015 4.1 Energia a)Construção da rede de distribuição e Iluminação Pública nas Aldeias do Coxe ( Município dos Dembos), Quiage (Município do Bula Atumba), Cazuagongo (Município do Pango Aluquém), Ibendua (Município do Dande) e Kimuala (Município do Ambriz). b)Construção do sistema eléctrico da Quissomeira (Linha de MT, 15 kV, rede de distribuição em BT e Iluminação Pública). c)Manutenção da Iluminação Pública de Caxito e Arredores e de todas as localidades onde esta existe. 4.2 Água a)Continuar em cooperação com as Administrações Municipais, a construção de Pontos de Água nas Aldeias onde o recurso à água de Subsolo se mostre como via mais barata. b)Aproveitamento de água de nascente em Aldeias que reunam potencial para a sua exploração. c)Prosseguir com a implementação de pequenos sistemas motorizados de água com captação à superfície. d)Assegurar a manutenção e organização da Gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água erguidos. e)Desenvolver Programas de acompanhamento da edificação dos sistemas de Abastecimento de Água das Sedes Municipais. f)Cooperar de modo especifico, com a Direcção Provincial das Obras Públicas para o acompanhamento transversal da implantação da ETAR de Caxito.

8 5 – TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS Neste momento a actividade empresarial no Sector se pode considerar ainda como embrionária. Com efeito, há a registar o seguinte: a)Exploração da rede de distribuição em Média Tensão e em Baixa Tensão é feita pela Edel-EP que por isso tem instalada em Caxito um Centro de Exploração que se circunscreve ainda apenas à duas localidades do Município do Dande que são Caxito e Panguila, tendo o controlo de 12.687 clientes e a exploração de 99 PT's. b)Actividade de ENE-EP no aproveitamento Hidroeléctrico das Mabubas cuja exploração está a cargo de uma Empresa Privada. c)No domínio da água, está em formação a Empresa Pública de Água e Saneamento do Bengo. d)Apesar de ser uma Actividade não tutelada pelo sector há o registo da existência de uma fábrica de água embalada, que tem como fonte de matéria prima o manancial do rio Dande na zona de Caxito.

9 6 – PRINCIPAIS CONSTRAGIMENTOS Os constrangimentos que estrangulam o funcionamento do Sector na Província são: a)Escassez de pessoal qualificado. b)Exiguidade do espaço físico em que funciona a Direcção. 7 – CONCLUSÃO Apesar de todas as limitações, os serviços tem procurado atender com as orientações atinentes ao Sector. Nessa perspectiva, em nossa opinião o serviço tem decorrido da melhor maneira.

10 8 – REPORTAGEM FOTOGRÁFICA 8.1 Energia PT T DO IMS 800 KVA, 30 KV (AÇUCAREIRA-CAXITO) PT MONOBLOCO 630 KVA, 30 KV DO SASSA POVOAÇÃO (CAXITO ) TÉCNICO DA EDEL A EFECTUAR MUDANÇA DE FUSIVEIS EM REDE DE BT PTR 250 KVA, 30 KV DO Bº RICENO

11 8.2 Água ETA COMPACTA FECHADA ( CAXITO) ETA COMPACTA ABERTA (BARRA DO DANDE) PONTO DE ÁGUA CAPTAÇÃO SUBSOLO (ÚCUA – DANDE) FURO COM BOMBA MANUAL (NAMBUANGONGO)


Carregar ppt "REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVINCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DA ENERGIA E ÁGUAS PLANO DE ACTIVIDADE PARA O ANO 2014 CAXITO/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google