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33º Congresso da SOCERJ Mário Borba Secretário do GEMCA – DCC/SBC

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Apresentação em tema: "33º Congresso da SOCERJ Mário Borba Secretário do GEMCA – DCC/SBC"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos em Medicina e Espiritualidade Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?
33º Congresso da SOCERJ Mário Borba Secretário do GEMCA – DCC/SBC Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular Rio de Janeiro

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4 For the old participants, the largest factor “occupational and social focus” accounted for 33.6% of total variance, whereas for the oldest-old participants, “spirituality and health focus” represented 33.5% of total variance. For the old participants, the first factor (“occupational and social focus”) assembled “economic situation”, “occupation and achievement”, and “social embeddedness”. Literature highlights productive activities14, as well as income, as contributing to the well-being of older adults15.

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12 http://journal. frontiersin. org/article/10. 3389/fnbeh. 2016

13 Table 1. Relationship between wisdom-related judgment (reasoning, balanced attributions) and heart-rate variability as a function of self-distanced vs. self-immersed condition.

14 Figure 1. Self-distancing moderates the relationship between heart rate variability (HRV) and wise reasoning (z-scores). Scatterplot with line of best fit and 95% CI.

15 Figure 2. Self-distancing moderates the relationship between HRV (z-score) and balanced attributional judgment (dichotomous index). Log-likelihood estimates and 95% CI.

16 http://journal. frontiersin. org/article/10. 3389/fnbeh. 2016

17 Nossa pesquisa sugere que o julgamento relacionados com a sabedoria não é exclusivamente uma função do corpo ou da mente. Em vez disso, tanto maior frequência cardíaca-variabilidade e uma mente descentrado-ego são necessários para um julgamento mais sensato, menos tendencioso.

18 Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?

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24 Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?

25 Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?
SEMPRE!!!

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29 “Negligenciar a dimensão espiritual é como ignorar o ambiente social de um paciente ou seu estado psicológico.”

30 “Negligenciar a dimensão espiritual é como ignorar o ambiente social de um paciente ou seu estado psicológico.” “Fazer perguntas para ajudar o paciente a clarear seus pensamentos sobre problemas espirituais é melhor do que aconselhar.” “Não importa como as informações sejam adquiridas, desde que o médico as colete de maneira sensível e carinhosa.” “O propósito é entrar no mundo do paciente para entender porque ele acredita em determinadas coisas.” “Quando um médico ora com um paciente, esta atividade pode propiciar um enorme conforto e apoio, além de fortalecer a relação médico-paciente.”

31 Religiosidade / Espiritualidade
valores pressóricos mais baixos (36/63 estudos); melhor função CV (risco CV, VFC, marc. inflamatórios) (10/16) menos DAC (12/19) menor consumo de tabaco; aumento da atividade fisica; menor consumo de álcool; ↓taxas de depressão e recuperação mais rápida da depressão; menor comportamento de aversão diante do estresse; maior bem estar; menor estresse psicossocial (46/75) melhor interatividade com o ambiente. maior longevidade (46/63 estudos)

32 Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?

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34 *Realizar anamnese espiritual sem preconceitos
*Mostrar um interesse profundo pelo paciente é uma ferramenta poderosa na transferência psíquica. Tentar entender seu tipo de religião, crenças, práticas, etc. *Permitir a visita de religiosos, livros, oradores. Puchalki CM et “Taking a spiritual History allows Clinicians to Understand Patients more Fully.” Journal of Palliative Medicine 3 (2000):

35 Quando, como e o que buscar na Anamnese Espiritual?

36 R/E em Cardiopatas n = 259 (54% masc) Idade = 64±13 anos
50% clínico / ATC + RMC Índice Duke Crença em Deus: 99% Vida após a morte: 73,5% Participação em congregação: 40,5% / Católicos = 74,4% Fé importante ou principal da vida: 83,6% Religiosidade intrínseca elevada: 12,9±2,7 (3 a 15) Acredita em benefício da fé na saúde: 84,9% Usa religião como conforto na doença: 90,2% Gostaria da abordagem médica: 50% Recebeu abordagem médica: 24% Pontes MRN e col. UFCSPA/S.Casa PA

37 R/E em Cardiologistas n = (69% masc) Idade = 42±11 anos Brancos = 98% Cas: 62% Católicos: 51% / Kardecistas: 12% / ateus/agnósticos: 17% Índice Duke Crença em Deus: 90% Vida após a morte: 68% Participação em congregação: 28% / encontro ≥1 X/sem: 13% Oração/leitura ≥2 X/sem: 36% Religiosidade intrínseca elevada: 10,1±3,7 (3 a 15) Escala DUREL 15,9±5,9 (5 – 30) Acredita que fé e bem estar espiritual são benéficos: 90% Acredita que podem trazer malefício: 39% Acha adequado falar sobre religião: 62% Acha que o paciente gostaria de falar sobre religião: 53% Fala sobre religião: 17% Coletam historia espiritual: 10% / Encaminham capelão: 11,2% Pontes MRN e col. UFCSPA/S.Casa PA

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40 “Médicos são homens que prescrevem medicamentos que conhecem pouco,
para curar doenças que eles conhecem menos, em seres humanos que eles nada conhecem.” (1760) Francois Marie Voltaire

41 http://archinte. jamanetwork. com/article. aspx. articleid=2500061#

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43 Adulterações – FDA 2009 Produtos “herbáceos” “bons para” perda de peso, melhora de rendimento e desempenho sexual: Sibutramina Fluoxetina Furosemida Bumetadina Sildenafil, Tadalafil e Vardenafil Estanozolol Testosterona

44 Ervas e Sistema da Coagulação
Interação com anticoagulantes: Pimpinella anisum (Erva doce) Capsicum annum (Pimentão) Aesculus hippocastanum (Castanha da Índia) Angelica sinensis (Angélica chinesa – dong quai) Eleutherococcus senticosus (Ginseng siberiano) Curcuma longa (Curcuma, Açafrão, Tumeric) Ginko biloba Allium sativum (Alho) Zingiber officinale (Gengibre) Camellia sinensis (Chá preto) Tanacetum parthenium (Tanaceto) Chamomila recutita (Camomila) Uncaria tomentosa (Unha de gato) Salix alba (Salgueiro branco) Medicago sativa (Alfafa)

45 O Colégio Americano de Médicos e a Sociedade Americana de Medicina Interna sugeriram 04 questões para abordar os pacientes: A fé (religião, espiritualidade) é importante para você nesta doença? A fé tem sido importante para você em outras épocas de sua vida? Você tem alguém para falar sobre assuntos religiosos? Você gostaria de tratar de assuntos religiosos com alguém?

46 O Dr. Harold Koenig sugere também 04 questões para abordar a história espiritual do paciente:
Suas crenças religiosas/espirituais oferecem conforto ou são uma fonte de estresse? Você tem crenças espirituais que possam influenciar suas decisões médicas? Você é membro de alguma comunidade espiritual, e ela oferece suporte a você? Você tem alguma outra necessidade espiritual que gostaria de ser atendida por alguém?

47 Sugestões para abordar a história espiritual do paciente brasileiro:
Você tem crenças religiosas e/ou espirituais que possam influenciar suas decisões médicas? A fé (religião e/ou espiritualidade) tem sido importante desde que momento da sua vida?

48 Sugestões para abordar a história espiritual do paciente brasileiro:
Você tem crenças religiosas e/ou espirituais que possam influenciar suas decisões médicas? A fé (religião e/ou espiritualidade) tem sido importante desde que momento da sua vida? Você complementa suas atividades de religiosidade (extrínseca) com práticas de outras religiões? Nas práticas religiosas pessoais (intrínsecas), você costuma utilizar-se de conceitos ou preceitos de mais de uma religião? Se sim, essa diversidade de religiosidade facilitou sua integração/conexão com Deus (ou com o divino ou sagrado)? Nas suas práticas religiosas, costuma destinar algum tempo para ficar em silêncio ou sentir-se integrado/conectado com Deus (ou com o divino ou sagrado)? Em meio a seus afazeres diários, tem ou destina momentos para reflexão ou para conexão com Deus (ou com o divino ou sagrado)?

49 Sugestões para um questionário de pessoas declaradamente participativas de comunidades ou grupamentos de religiosos: Qual seu papel frente ao sua comunidade ou grupo religioso? Quão importante é sua participação para sua Religião? Quão importante é sua participação para seu grupo religioso? A função que desenvolve influencia ou poderá influenciar nas decisões médicas?

50 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

51 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

52 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

53 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

54 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

55 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

56 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

57 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

58 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

59 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

60 Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

61 “A palavra mal utilizada é um veneno que pode matar a Alma.”
“Quando eu digo alguma coisa para um paciente ou para uma família, o que eu digo tem poder, e eu tenho que respeitar este poder.” “O primeiro passo para saber o que dizer é saber quem eu sou.” Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

62 “A palavra mal utilizada é um veneno que pode matar a Alma.”
“Quando eu digo alguma coisa para um paciente ou para uma família, o que eu digo tem poder, e eu tenho que respeitar este poder.” “O primeiro passo para saber o que dizer é saber quem eu sou.” Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

63 “A palavra mal utilizada é um veneno que pode matar a Alma.”
“Quando eu digo alguma coisa para um paciente ou para uma família, o que eu digo tem poder, e eu tenho que respeitar este poder.” “O primeiro passo para saber o que dizer é saber quem eu sou.” Dra. Ana Claudia Quintana Arantes

64 Espiritualização de nós mesmos!!!
Pensemos na reprogramação (metanóia) do nosso aparelho neurológico, mudando nossa perspectiva como observadores para melhor entendimento e Socialização com nossos pacientes e, especialmente, para a Espiritualização de nós mesmos!!!


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