A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL. DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL. DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL

2 DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS

3 POR QUE DELEGADOS DE BASE Apenas a Direção do SIMPERE, composta por 30 (trinta) diretores, não consegue atender a todas as demandas de lutas da categoria, enquanto isso temos cerca de 300 delegados. Por isso, é essencial a organização da nossa categoria, em seus locais de trabalho. Daí, a importância de elegermos delegados/as de base nas escolas, para defender os interesses da categoria e uma educação pública de qualidade.

4 REUNIÕES REGULARES DO DELEGADO DE BASE

5 O QUE É O DELEGADO DE BASE? O/a DELEGADO/A DE BASE é um/a professor/a eleito/a pelos/as professores/as de sua própria escola de atuação. Entre suas funções, a principal é garantir a organização da LUTA dos/as professores/as por uma educação pública de qualidade, em sua ESCOLA de atuação e na Rede de Ensino do Recife.

6 A HISTÓRIA RECENTE MOSTROU SUA IMPORTÂNCIA Desde que foram instituídos/as, na Rede de Ensino do Recife, os/as delegados/as de base cumpriram importantes funções na luta sindical e por uma educação pública de qualidade. Ao longo dos anos, nas diversas reivindicações da categoria, como aula-atividade, pagamento do piso salarial, melhores condições de trabalho e deflagração de greve, os/as delegados/as de base contribuíram decisivamente nas vitórias dos/as professore/as e no fortalecimento do SIMPERE e da categoria..

7 A Base da categoria é quem decide o rumo do movimento

8 O ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO DELEGADO DE BASE A atuação dos/as delegados/as de base se dá nas assembleias, atos públicos (entre outros espaços) e, principalmente, na ESCOLA onde exerce a docência e na PLENÁRIA DOS/AS DELEGADOS/AS DE BASE. Na escola, deve está atento, constantemente, as opressões que podem sofrer os/as professores/as e as condições de trabalho desses/as profissionais, procurando mobilizá-los/as, em articulação com a Direção Colegiada do SIMPERE, no sentido de superação da ação desumanizadora no trabalho.

9 Como estão as Condições de Trabalho??

10 A INTERAÇÃO ENTRE DELEGADOS E DIREÇÃO DO SINDICATO É FUNDAMENTAL Nas Plenárias dos/as Delegados de Base, os/as delegados/as são porta-vozes da escola e, na escola, são porta-vozes do sindicato, da categoria. Nas reuniões de plenárias, eles/as devem atuar informando aos/as presentes, os problemas vividos pelos/as professores/as nas instituições de ensino. Também devem ouvir as decisões aprovadas e comunicá-las aos/as professores/as, em cada escola, objetivando organização da luta.

11 O PODER DA BASE GARANTIDO PELO ESTATUTO SECÇÃO III – DO CONSELHO DE REPRESENTANTES Art. 19 – O Conselho de Representantes é uma instância deliberativa do SIMPERE, que se submete às deliberações do Congresso e da Assembléia Geral, devendo reunir-se em caráter ordinário e com periodicidade bimestral, ou quando for auto-convocado por maioria simples de seus membros, ou ainda pela diretoria do SIMPERE. Art. 20 – São membros do Conselho de Representantes: Todos os membros da diretoria colegiada e dos delegados da base eleitos nas unidades escolares. Art. 21 – Compete ao Conselho de Representantes: a) Cumprir e fazer cumprir o estatuto; b) Deliberar sobre todos os assuntos de sua competência estatutária desde que os membros não conflitem com as deliberações das assembléias e dos congressos da categoria; c) Assessorar a diretoria do sindicato na elaboração do seu calendário anual de atividades; d) Auxiliar a diretoria na elaboração do seu orçamento anual; e) Contribuir para organização e encaminhamento de todas as campanhas aprovadas pelas instâncias da entidade; f) Elaborar o seu regimento interno de trabalho. Art. 22 – O mandato do Conselho de representantes será de 03 (três) anos. Parágrafo Primeiro – A eleição dos membros do Conselho de Representantes de Base nas unidade educacionais deverá ser efetuada até o final do 1º (primeiro) semestre da gestão da nova diretoria. Parágrafo Segundo – O número de representantes de base por unidade escolar será definido em assembléia de categoria.

12 CONJUNTURA EDUCACIONAL NO PAÍS ● Governo Dilma, Cortes nos Gastos da Educação até agora 15 bilhões previstos. ● Paulo Câmara não paga reajuste do piso, a todas as faixas como vinha sendo pago, cadê os 100% de reajsute prometido. ● Prefeitura do Recife não consegue aprovar meritocracia na COMUDE. ● Diante de todos os ataque PL 4330 ( Terceirização), MP 664 ( Limita o pagamento pensões 44 anos vitalícia e temporária para menor idade) e MP 665 ( Limitou o pagamento do seguro desemprego 12 meses na primeira vez). ● Cresce a luta e resistência dos trabalhadores – Dia 15 ABRIL e 29 de MAIO duas datas importantes de Mobilização Nacional.

13 A luta da classe trabalhadora é uma só, pois o capitalismo só nos reserva superexploração para aumentar seus lucros e transformar a educação cada vez mais em mercadoria

14 Participação delegação do SIMPERE no 2 º Congresso da CSP CONLUTAS

15 Quem não se Comunica se ….......? ● Acessar o site Simpere – www.simpere.orgwww.simpere.org ● Whatsapp- simperenaluta ● E-mail: simeperenaluta205@yahoo.com.brsimeperenaluta205@yahoo.com.br ● CSP CONLUTAS – www.cspconlutas.org ● CNTE – cnte.org.br ● Fone SIMPERE - 32310029 ● Materiais do ILAESE – Boletim Contra Corrente. ● Sugestões de leitura: Jornais das correntes operárias – Opinião Socialista, O Trabalho entre outros. ● Observar o que diz a imprensa Burguesa – Rede Globo, Jornal do Comercio entre outros. ● Se comunicar via redes sociais ( Facebook, Whatapp)

16 BOM MANDATO A TODAS(OS) VOCÊS...


Carregar ppt "O PAPEL DO DELEGADO DE BASE NA CONJUNTURA ATUAL. DIRETORIA DO SIMPERE COMPOSTA POR 30 MEMBROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google