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Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014

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Apresentação em tema: "Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014 claudia.griboski@inep.gov.br

2 Princípios Fundamentais do SINAES Responsabilidade Social Reconhecimento da Diversidade do Sistema Respeito às Autonomia, Identidade, Missão e a História Avaliação a partir de um conjunto integrado de Indicadores de Qualidade Caráter Público dos Procedimentos e Resultados Participação de todos Atores Continuidade do Processo Avaliativo Dez Anos da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Tem como objetivo aferir a qualidade da educação superior brasileira. Atos autorizativos de funcionamento IES e cursos REGULAÇÃO Zelar pela qualidade da oferta SUPERVISÃO Promoção da qualidade AVALIAÇÃO

3 Ministério da Educação Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior Conselho Nacional de Educação Conselhos Profissionais Instâncias de Articulação da Avaliação no Brasil

4 AnoIES Crescimento (%) Cursos Crescimento (%) Matrículas Crescimento (%) 20052.16586,020.40792,74.453.15665,2 20082.2524,0124.70921,05.080.05614,0 20092.3142,828.67116,05.954.02117 20102.3782,729.5072,96.379.2997 20112.365-0,530.4203,06.739.6895,64 20122.4162,231.8664,87.037.6884,4 Evolução do número de IES, de cursos e de matrículas na educação superior brasileira no período pós-Sinaes Fonte: MEC/INEP/DEED

5 O Sistema Nacional de Avaliação – SINAES, Instituições 2.416 Estudantes 7.037.688 Cursos 31.866 AutoavaliaçãoAvaliação in loco Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE ENADEAvaliação in loco

6 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade – Objetivos Contribuir para a avaliação dos cursos por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas. Questionário do Estudante Questionário do Coordenador Relatório de IES Relatório de Curso Relatório Síntese de Área Boletim de DesempenhoRelatório de Presença

7 Ciclo Avaliativo do Sinaes O calendário do ciclo avaliativo para as áreas observa as seguintes referências: – Ano I- saúde, ciências agrárias e áreas afins; – Ano II- ciências exatas, licenciaturas e áreas afins;c) – Ano III- ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins. De 2004 a 2012 - 80 áreas avaliadas pelo Enade – primeiro ciclo avaliativo (2004-2006) - 13.396 cursos e 804.676 estudantes, – segundo ciclo avaliativo (2007-2009) - 17.371 cursos e 1.374.449 estudantes, – terceiro ciclo (2010-2012) - 20.323 cursos e 1.183.798 estudantes.

8 A constituição do modelo do BNI-Enade cumpre o estabelecido no art. 2º da Lei 10.861/2004, ampliando a participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior. O BNI-Enade tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de estimar com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação. Banco Nacional de Itens BNI-ENADE

9 Edital de Chamada Pública Elaboradores/Revisores Fluxo do Banco Nacional de Itens (BNI) Seleção Elaboradores/Revisores Capacitação Elaboradores/Revisores Oficina de Elaboração e Revisão de itens Homologação e Seleção dos itens de prova Revisão Final de itens Revisão de Sensibilidade Aprovação Final do Item

10 Fluxo da Avaliação in loco Formação da Comissão de Avaliação in loco Para Instituição: três avaliadores 3 dias de visita Para Curso: dois avaliadores 2 dias de visita Designação em sistema eletrônico Banco Nacional de Avaliadores - BASis 4.300 avaliadores com capacitação permanente Residência em local diferente da avaliação Experiência em EaD, Tecnológico ou Gestão Acadêmica, para IES Sem vínculo com a IES avaliada O trabalho da comissão Será pautado pelo registro fiel das condições de funcionamento Aferirá a exatidão dos dados informados pela IES (PDI, PPC, DCNS,FE) Ao final da avaliação a IES poderá dar parecer sobre a Comissão

11 COMPOSIÇÃO DO INSTRUMENTO EIXOSInstitucional Cursos Eixo 1 Planejamento e Avaliação InstitucionalOrganização Didático Pedagógica Eixo 2 Desenvolvimento Institucional Eixo 3 Políticas AcadêmicasCopo Docente Eixo 4 Políticas de Gestão Infraestrutura Eixo 5 Infraestrutura

12 QUANTIDADE DE AVALIAÇÕES IN LOCO DE INSTITUIÇÕES DE 2004 A 2013 AnoAvaliações de IES 200411 200521 2006109 2007198 2008422 2009670 2010909 2011539 2012243 2013732

13 QUANTIDADE DE AVALIAÇÕES DE CURSOS DE 2004 A 2013 AnoAvaliações de Cursos 20041908 20052628 20063134 20072302 20082287 2009580 20103191 20114670 20124317 20133977

14 1) Expansão da educação superior com qualidade IES PÚBLICAS REUNI Parágrafo 2º do artigo 4º do Decreto 7.233 de 19 de julho de 2010 - Estabelece parâmetros para a matriz de OCC – Os parâmetros a serem definidos pela comissão paritária MEC/Andifes levarão em consideração entre outros critérios: VI - Os resultados da avaliação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. IES PRIVADAS PROUNI FIES PRONATEC

15 2) Efetividade da avaliação da Educação Superior

16 3) TI como ferramenta estratégica do processo avaliativo Indicadores de Qualidade – Visualização dos insumos e manifestação – Transparência (Cadastro e- MEC) Instrumentos de avaliação in loco – Vinculação do instrumento a avaliação de curso/Institucional – Publicização dos resultados BASis – Inscrição de avaliadores no sistema (permanente) – critérios aleatórios de designação – Qualificação da informação – Visualização do Relatório – Ampliação do perfil de consulta – Capacitação BNI – Chamada Pública (inscrição e seleção) – Capacitação – Elaboração e revisão dos ítens

17 4) Comunicação com a sociedade Atendimento integral a avaliadores, docentes, estudantes, gestores Relatórios do Enade (curso e IES) Resultados dos indicadores de qualidade Seminários Enade (anual) Seminários CPA Participação em eventos, congressos, seminários sobre avaliação

18 5 Fortalecimento da capacidade institucional do Estado brasileiro de avaliar a educação superior Aumento da capacidade institucional – Formação Continuada de avaliadores – Gestão do BASis e contínuo processo de caracterização do perfil dos avaliadores (autoavaliação e avaliação pela IES) – Investimento no papel das Comissões Assessoras (ciclo avaliativo) – Banco Nacional de Itens (participação docente e qualidade da prova) – Indicadores de Qualidade (revisão e ampliação) – Fortalecimento das ações de autoavaliação (CPA) – Instrumentos de avaliação in loco – CTAA (acompanhamento) – Articulação (CONAES/MEC/INEP/CNE)

19 Desafios para o Sinaes Internacionalização e acreditação Política de egressos Inovação tecnológica Educação a distancia Integração entre os instrumentos de avaliação Fortalecimento do ciclo avaliativo Aprimoramento tecnológico para aplicação do Enade Consolidar a cultura da avaliação

20 REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO Gera informações para a Sociedade, IES, Estudantes e Estado Sistema de avaliação verificado e aferido de forma integrada por diferentes atores (gestores, professores, alunos, avaliadores e sociedade civil); Ferramenta para orientação da gestão pública; Qualidade acadêmica com critérios e indicadores para a formação de profissionais; Criação e regulamentação da qualidade da educação superior; Avaliação como uma política de Estado; Processo desenvolvido para dar CREDIBILIDADE, CONFIANÇA TRANSPARÊNCIA e AGILIDADE.

21 DEZ ANOS DO SINAES 1Instrumentos de avaliação externa de cursos de graduação 2Internacionalização e Avaliação da Educação Superior 3O BASIS e a avaliação da Educação Superior no Brasil 4A construção do SINAES – percepção de diversos atores institucionais sobre sua construção e implantação. 5Estudo do 3º Ciclo Avaliativo do SINAES:  Resultados de cursos com CPC insatisfatórios e satisfatórios  Resultados dos Questionários do estudante e do coordenador.  Resultados Enade com foco em políticas de acompanhamento de egressos  Relação entre desempenho do concluinte e o perfil de empregabilidade.  Relatórios das Comissões Próprias de Avaliação (CPA). 6O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE 7Estudos sobre os Ciclos Avaliativos do SINAES 8 Estudo sobre indicadores de qualidade do Sinaes


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