A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

2 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

3 Coordena e sistematiza o processo
INEP Órgão responsável pela operacionalização dos processos coordenados pelo CONAES Coordena e sistematiza o processo

4 Avaliação é... Ferramenta de auxílio à administração das instituições educacionais que buscam a melhoria da qualidade de ensino. Processo de contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e de prestação de contas à sociedade, constituindo-se em ferramenta de planejamento da gestão e do desenvolvimento da educação superior.

5 Avaliação das IES Tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica de forma geral, com a contribuição de atores externos do entorno institucional. Constrói uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente reflexão de atitude sobre sua missão, finalidades acadêmica e social.

6 Princípios Fundamentais
Responsabilidade social Respeito a identidade Institucional, observando História, Filosofia e Missão institucional

7 Princípios Fundamentais
Globalidade avaliar com base na compreensão da instituição como organismo composto de várias partes visualizando a coerência de um conjunto. Continuidade para que produza os resultados necessários.

8 Objetivos da Avaliação Institucional
Promover A qualidade do ensino de graduação, considerando a articulação com a pesquisa e extensão, tendo como foco o curso que está sendo avaliado. O aumento da eficácia da instituição; numa prática social de caráter educativo;

9 Objetivos Regular e controlar;
Orientar a expansão da oferta de cursos; Aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais; Propiciar o aperfeiçoamento acadêmico.

10 Dimensões da Avaliação Institucional
São geradores dos indicadores a serem avaliados, bem como instrumentos e procedimentos para a sua coleta.

11 Dimensões da Avaliação
Organização e objetivos institucionais; Comunicação e informação; Ambiente e condições de trabalho; Ensino; Pesquisa e produção acadêmica; Extensão; Corpo docente;

12 Dimensões da Avaliação
Funcionários e técnico- administrativos; Corpo discente; Organização didático-pedagógico e curricular dos cursos; Biblioteca; Instalações físicas e equipamento em geral.

13 Instrumento de Avaliação
Avaliação da IES Auto-avaliação - CPA Avaliação Externa - Comissão INEP Avaliação dos Cursos de Graduação Visitas “in loco”de comissões externas, com periodicidade relacionadas a processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento.

14 Instrumento de Avaliação
Avaliação do Desempenho dos Estudantes - ENADE Aplicada de forma amostral, anualmente, aos estudantes do primeiro e do último ano do curso.

15 Avaliação Interna ou Auto-avaliação
Objetivos Por em questão os sentidos do conjunto das atividades e finalidades da instituição; Identificar as causas dos problemas e deficiências; Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos corpos docente e técnico- administrativo;

16 Avaliação Interna ou Auto-avaliação
Objetivos Tornar mais efetiva a relação instituição- comunidade; Julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e; Prestar conta à sociedade.

17 Requisitos da Auto-avaliação
Existência de uma equipe de coordenação; Participação efetiva dos integrantes da instituição; Compromisso explícito por parte dos dirigentes da IES; Informações válidas e confiáveis; Uso efetivo dos resultados.

18 Avaliação Externa Objetivos
Contribuir para o auto-conhecimento, aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela IES; Trazer subsídios para a regulação e formulação de políticas educacionais;

19 Avaliação Externa Objetivos
Identificar acertos e equívocos da avaliação interna; Apresentar críticas e sugestões de providências a serem tomadas, seja pela instituição, seja pelo MEC.

20 Realizada por Comissões de Especialistas Externas
Avaliação Externa Realizada por Comissões de Especialistas Externas O relatório abordado levará em consideração o relatório de auto-avaliação, dados referentes ao Censo, cadastro da Educação Superior, ENADE, avaliação das condições de ensino, relatório CAPES, Currículo Lattes, entrevistas, entre outras.

21 Diretrizes para implantação da AI
Constituição de CPA Sensibilização Elaboração do Projeto de Avaliação Ações Levantamento de dados e informações Análise das informações - relatórios parciais

22 Diretrizes para implantação da AI
RELATÓRIO Balanço crítico Divulgação

23 Dimensões do SINAES I - A missão e o plano de desenvolvimento institucional Identificar e avaliar a prática da instituição em relação às finalidades, objetivos e compromissos explicitados nos documentos oficiais que caracterizam a marca da mesma.

24 Roteiro do Processo de Auto-Avaliação
Descrever se há... Conhecimento das finalidades e objetivos da instituição pela comunidade acadêmica; Coerência entre ação e práticas realizadas pela instituição em consonância com o PPI e o PDI.

25 Dimensões do SINAES II - A política para o ensino, a pesquisa e pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização. Buscar procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

26 Dimensões do SINAES III - A responsabilidade social da IES
Contribuir para a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística.

27 Dimensões do SINAES IV - A comunicação com a sociedade.
V - As políticas do aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. VI - Organização e gestão da instituição VII - Infra-estrutura física.

28 Dimensões do SINAES VIII - Planejamento e avaliação.
IX - Políticas de atendimento aos estudantes. X - Sustentabilidade financeira. XI - Outras.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google