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PublicouMoisés Lacerda Coimbra Alterado mais de 8 anos atrás
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EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA ___________________________ Universidade Federal de Alagoas Pró-Reitoria de Extensão
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EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA Pró-Reitor de Extensão Prof. Eduardo Sílvio Sarmento de Lyra Coordenadoria de Extensão Prof. José Roberto Santos – Coordenador Coordenadoria de Assuntos Culturais Prof. Sérgio Onofre – Coordenador Assessoria Técnica de Projetos Carla Maritza Brum Silveira (Técnica em Assuntos Educacionais) Maria Gloriane de Oliveira Teles (Assistente Social) Assessoria de Eventos de Extensão Jailson dos Santos Albuquerque (Assistente em Administração) Iris Danielle Tenório (Assistente em Administração)
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RELATÓRIO 2012 665 ações, distribuídas entre 38 programas, 337 projetos, 142 cursos, 145 eventos de Extensão. O público total atingido está estimado em 164.923, de acordo com as informações extraídas dos cadastramentos e dos relatórios das ações de extensão. As equipes de trabalho das ações foram constituídas por 718 docentes, 2060 discentes, 120 técnicos e 330 parceiros externos. Emitimos 21 mil certificados.
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No Campo Cultural: Reaparelhamento da orquestra e sua transformação em Sinfônica. 13 concertos. Reestruturação do Corufal - 05 Concertos e 27 Recitas. Criação do NUP - Núcleo Temático de Percussão Popular e Erudita – 30 percussionistas alagoanos. Recuperação da estrutura física do Espaço Cultural. Revitalização da Programação de Eventos do MTB (96). 15 exposições da Pinacoteca. ~10 mil alunos atendidos pela UC. {MHN}. Realização do II Festival de Cinema de Penedo RELATÓRIO 2012
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CORUFAL na solenidade de abertura A solenidade de abertura do CAIITE contou com a belíssima apresentação do CORUFAL.
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Orquestra Sinfônica na solenidade de abertura Apresentação no Teatro Gustavo Leite
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Conferencista: Eliane Aparecida dos Santos. (UNB) Data: 23/04 Conferência: Novos Rumos da Extensão Universitária.
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Apresentação dos trabalhos de Extensão Trabalhos de Excelência Acadêmica de Extensão
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Mesa-redonda Sala de Aula sem Paredes: Discutindo a Pesquisa- Ação no Processo de Ensino Prof. Dr. Cristiano Lessa (IFAL- Satuba) Prof.a Dra. Rita Souto Maior (UFAL- Maceió) Prof. Me. Antônio Carlos Santos de Lima (IFAL-Murici) Data: 24/04
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Mesa-redonda Extensão: Produção de Conhecimento e Oportunidades Prof. a Dra. Josemary Ferrari (UFAL) Prof. a Dra. Regina Coeli Carneiro Marques (UFAL) Prof. Dr. José Roberto Santos (UFAL) Roberta Medeiros (Discente do curso de Arquitetura)
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Minicurso: Pesquisação como instrumento para a produção de novos conhecimentos. Prof. a Dra. Sineide Montenegro - UFAL Prof. a Dra. Giana Raquel Rosa - UFAL Data: 24 e 25/04
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Tenda Damião Alexandrino Roda de Conversa discutiu a experiência da Extensão Popular
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Usina Ciência promoveu Shows de Física
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Usina Ciência promoveu Shows de Química
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Exposição Coletiva "Diálogos” A exposição apresenta obras do acervo na Pinacoteca da UFAL e obras de artistas participantes de exposições na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes
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62 trabalhos receberam certificado de Excelência Acadêmica de Extensão
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A Universidade... ____________________________...é uma instituição responsável pela geração e gestão do conhecimento a serviço da humanidade. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Pertencimento ____________________________ “Se você pertence a uma universidade, orgulhe-se disso porque você é parte da maior instituição do planeta e da maior e quase milenar invenção do homem”. Veja porque! EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Missão da Universidade ____________________________ 1.Geração e difusão de conhecimento científico e tecnológico; 2. Formação de profissionais; 3. Transformação da sociedade. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Extensão? Processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. (Conceito assumido pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores) EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Extensão é o processo de relações diretas e recíprocas com a sociedade, que se desenvolverá de forma indissociável com o ensino e a pesquisa. (Estatuto UFAL Art. 33) Extensão? EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Extensão é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa. Extensão? EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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1. A ciência, a arte e a tecnologia devem alicerçar-se nas prioridades do local, da região, do país; Princípios da Extensão 3. A universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes no Brasil; 2. A universidade não pode se imaginar proprietária de um saber pronto e acabado, que vai ser oferecido à sociedade, mas, ao contrário, exatamente porque participa dessa sociedade, a instituição deve estar sensível a seus problemas e apelos, quer através dos grupos sociais com os quais interage, quer através das questões que surgem de suas atividades próprias de ensino, pesquisa e extensão; EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Princípios da Extensão 6. A atuação junto ao sistema de ensino público deve se constituir em uma das diretrizes prioritárias para o fortalecimento da educação básica através de contribuições técnico-científicas e colaboração na construção e difusão dos valores da cidadania. (FÓRUM, 2001a, p.39-41). 4. A ação cidadã das universidades não pode prescindir da efetiva difusão e democratização dos saberes nelas produzidos, de tal forma que as populações cujos problemas tornam-se objeto da pesquisa acadêmica sejam também consideradas sujeito desse conhecimento, tendo, portanto, pleno direito de acesso às informações resultantes dessas pesquisas; 5. A prestação de serviços deve ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir da realidade e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social; EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Compromissos da Extensão Produção de conhecimento baseado na troca de saberes; Formação humanística, cultural, filosófica, holística, ambiental, empreendedora etc; Transformação da sociedade a partir de suas demandas. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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“Os compromissos da extensão se estendem em direção à sociedade no cumprimento da missão social da Universidade” Compromissos da Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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“a Extensão Universitária é essencial no cumprimento da missão da Universidade”. Compromissos da Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Fazemos Extensão quando...... promovemos impacto social ao nosso fazer acadêmico, seja no ensino ou na pesquisa. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Em outras palavras, eu faço extensão......quando eu participo de uma ação de extensão. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Quais as ações de Extensão? ____________________________ Projetos Cursos Eventos Prestação de serviço Publicações EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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As ações de Extensão de um Curso ou de uma Unidade Acadêmica devem ser o resultado do pensamento coletivo e participativo frente às demandas da sociedade e deve constar do PDU e do PPC. Institucionalização da Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Toda ação de Extensão deve ser devidamente registrada na PROEX. O registro permitirá o acesso da mesma no Banco de Ações de Extensão, bem como a certificação dos participantes mediante apresentação de Relatório pelo Coordenador da Ação. Institucionalização da Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Para fins de Organização Didático - Pedagógica e Administrativa as Ações de Extensão são Classificação em 08 Áreas Temáticas e 53 Linhas de Extensão. (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2001) Organização das Ações EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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08 Áreas Temáticas 1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos 4. Educação 5. Meio ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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1) Alfabetização, leitura e escrita 15) Emprego e renda29) Jornalismo43) Saúde animal 2) Artes cênicas16) Endemias e epidemias30) Jovens e adultos44) Saúde da família 3) Artes integradas17) Divulgação científica e tecnológica 31) Línguas estrangeiras45) Saúde e proteção no trabalho 4) Artes Plásticas18) Esporte e Lazer32) Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem 46) Saúde humana 5) Artes visuais19) Estilismo33) Mídia-arte47) Segurança alimentar e nutrição 6) Comunicação estratégica20) Fármacos e medicamentos34) Mídias48) Segurança pública e defesa social 7) Desenvolvimento de produtos 21) Formação de professores35) Música49) Tecnologia da informação 8) Desenvolvimento regional22) Gestão do trabalho urbano e rural 36) Organização da sociedade e movimentos sociais 50) Terceira idade 9) Desenvolvimento rural e questões agrárias 23) Gestão informacional37) Patrimônio cultural, histórico e natural 51) Turismo; 10) Desenvolvimento tecnológico 24) Gestão institucional38) Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais 52) Uso de drogas e dependência química e 11) Desenvolvimento urbano25) Gestão pública39) Propriedade intelectual e patentes 53) Desenvolvimento humano 12) Direitos individuais e coletivos 26) Grupos sociais vulneráveis40) Questões ambientais 13) Educação profissional27) Infância e adolescência41) Recursos hídricos 14) Empreendedorismo28) Inovação tecnológica42) Recursos sólidos 53 Linhas de Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Para que servem as Linhas de Extensão? As Linhas de Extensão têm uma importância fundamental para a prática Extensionista na Universidade porque elas conseguem agrupar ações tematicamente assemelhadas em Programas. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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O que é um Programa? Um conjunto de ações de caráter orgânico- institucional, de médio a longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um objetivo comum, integrando pesquisa e ensino. Objetivo Comum = Linha de Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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As ações de extensão – projeto, curso, evento, prestação de serviço, produção e publicação – poderão ser agrupadas a um determinado programa desde de que sejam da mesma Linha de Extensão. As ações de um mesmo programa podem pertencem a quaisquer áreas temáticas, como na figura que segue. (Sistema de Dados e Informações da Extensão. 2001) Como criar um Programa a partir da Linha de Extensão? EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Um Programa pode ter mais de uma Linha de Extensão? Pode, se as Linhas forem complementares. Caso contrário, o programa perde em organicidade, profundidade e densidade. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Tipos de Programas na UFAL? 1.Programas Interinstitucionais 2. Programas Induzidos 3. Programas das Unidades Acadêmicas – Pró-Extensão EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Programas de Cooperação Interinstitucionais Conexões de Saberes Escola Aberta Novos Talentos - CAPES Rede Arte na Escola PROEXT MEC SESu PROEXT MEC CIDADES PROEXT MEC - Minc PRONERA Sala verde Versus Unitrabalho EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Programas Induzidos PIBIP-AÇÃO (2 Pró-Reitorias) – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa- ação. 155 bolsas. PROINARTE – Programa de Apoio à Iniciação Artística. 30 bolsas. Programa Ações Afirmativas – Odè Ayè. 30 bolsas. PAINTER (5 Pró-Reitorias) – Programa de ações Interdisciplinares. 456 bolsas EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Programa de Extensão Institucionalizado das UAs Os Programas de Extensão Universitária Institucionalizados das Unidades Acadêmicas são normatizados pelo Estatuto da UFAL nos Artigos 19, 21 e 34. Em atendimento aos artigos acima, A PROEX criou o PRÓ-EXTENSÃO EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Quais os Elementos Obrigatórios do Pró-Extensão? 1. Ações de extensão (projetos, cursos, eventos e prestação de serviço) que concorram para um objetivo comum caracterizadas pela Linha de Extensão; 2. Projetos de extensão elaborados a partir de Atividades de Disciplinas de a garantir a participação de turmas inteiras em atividades de extensão; 3. Atividades de Pesquisa Participativa concebidos como método investigativo de trabalho voltado às transformações sociais e à produção de conhecimentos; 4. Seminários como forma de assegurar a avaliação e a organicidade entre as ações, disseminação, retro alimentação de conhecimento e o retorno à sociedade. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Desafios da Extensão Aporte de recursos na matriz orçamentária pelo MEC; Definir indicadores para avaliação e descentralização de recursos nas UA’s; Interdisciplinaridade; Visibilidade das ações; Avaliação no SINAES; Curricularização da Extensão. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Curricularização da Extensão Considerandos... 1. A Extensão é parte obrigatória da formação de todos os estudantes; 2. Deve constar do projeto pedagógico como componente curricular; 3. A necessidade da adaptação das novas propostas curriculares dos cursos de graduação para uma maior flexibilidade e pertinência pedagógica; 4. O compromisso da Universidade com a formação de profissionais capacitados frente às demandas sociais; 5. A meta 12.7, do Plano Nacional de Educação, que assegura, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Alguns Caminhos para a Curricularização 1.Projetos integradores; 2.Programas Institucionalizados; 3.Estágios curriculares de extensão; EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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...é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa. Resumindo: Extensão... EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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“Numa sociedade cuja quantidade e qualidade de vida assenta em configurações cada vez mais complexas de saberes, a legitimidade da universidade só será cumprida quando as atividades, hoje ditas de extensão, se aprofundarem tanto que desapareçam enquanto tais e passem a ser parte integrante das atividades de investigação e de ensino”. Boaventura de Souza Santos Para Refletir EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA
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Mais informações EXTENSÃO NA PRÁTICA ACADÊMICA http://www.ufal.edu.br/extensao http://www.renex.org.br/ http://www.forproexne.ufc.br/ Proex/UFAL 82 3214-1078
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