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EGC 5017 - Comércio Eletrônico Prof. Rogério Cid Bastos Apresentação da Disciplina.

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1 EGC 5017 - Comércio Eletrônico Prof. Rogério Cid Bastos Apresentação da Disciplina

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3 Tópicos 1.Introdução ao Comércio Eletrônico 2.A prática do Comércio Eletrônico 3.Relacionamento com clientes 4.Social Commerce 5.Aspectos Legais e Éticos 6.Tendências

4 Processo de Interação MENTE X TIC´s

5 TIPOS DE APARELHOS MODOS DE INTERAGIR SUBSTANCIA FORMA TIC´s – TECNOLOGIAS DE MIDIA E COMUNICAÇÃO FÍSICO HARDWARE CÓDIGO CONTEÚDO Modalidades Layout Estruturas etc Registros Psicológicos Estilos Cognitivos Modelos Mentais MENTE Resultados dos Processamentos Tecnologias influenciando experiências: emoções; fluxo; presenças Tecnologias influenciando mudanças no conhecimento.

6 INFRA ESTRATÉGIAS FUNÇÕES E APLICAÇÕES ESPAÇO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO Representa a infraestrutura básica em termos de software e de hardware que é necessária para qualquer forma de comércio eletrônico Embora diferentes estratégias possam ser utilizadas, algumas são fundamentais. Funções clássicas, mas também, uma lista que se atualiza dia-a- dia.

7 Comercio Eletrônico e o futuro

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9 Identificação da Disciplina Código: EGC 5017 Nome: Comércio Eletrônico Semestre: 2014.1 Horas Aula: 72 Horas (60 Teóricas + 12 Práticas) Atendimento: –Segunda-Feira (15:00 - 18:00 hs) e Quarta-Feira (15:00 - 18:00 hs) –Sala EGC

10 Objetivo Geral Estudar as metodologias e tecnologias associadas na criação e preparação de negócios para a utilização dos canais eletrônicos, compreendendo e descrevendo as várias categorias desta forma de negociação, bem como as principais estratégias utilizadas em comércio eletrônico.

11 Objetivos Específicos Estudar modelos de comércio eletrônico Compreender a história e o desenvolvimento do comércio eletrônico em nível global Estudar aspectos de infra-estrutura necessários para realizar Comércio Eletrônico. Familiarizar-se com questões complexas associadas ao comércio eletrônico como, por exemplo, modelos de negócio, segurança, ética, questões políticas e legais, logística, marketing e publicidade, etc. Estudar mecanismos de geração e desenvolvimento de ferramentas visando realizar negócios na rede Internet. Estudar estratégias de implantação e utilização de comercio eletrônico. Identificar potencialidades de inovação na área de comércio eletrônico. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e de projeto ao final do curso.

12 Procedimentos didáticos

13 Avaliação da Aprendizagem Trabalho prático e avaliações parciais dos tópicos da disciplina. Sistema de Avaliação: Serão realizadas seis avaliações parciais (sob a forma de estudo de caso) ao longo do semestre. Estas avaliações observarão o conteúdo, a dedicação e o comprometimento dos alunos no desenvolvimento da disciplina. A média final destas avaliações corresponderá a 60% da nota final da disciplina. O trabalho final da disciplina corresponde aos outros 40%. A média final é obtida pela soma dos percentuais obtidos entre estudos de casos (avaliações parciais) e o trabalho final da disciplina, Critério para Aprovação: Será considerado aprovado o aluno que obtiver frequência suficiente e média final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero). Recuperação: O aluno que ao final o semestre tiver frequência suficiente e média final superior a 3 e inferior a 6 poderá submeter-se a um exame de recuperação, o qual versará sobre todo o conteúdo programático do curso. Para ser considerado aprovado, o aluno deverá obter, considerando-se a nota da recuperação e a média final do semestre, uma média superior a 6,0 (seis vírgula zero).

14 Bibliografia Yokoo, M., Zhang, M., Ito, T., Lee, L., Matsuo,. T., Electronic Commerce Theory and Practice, Studies in Computational Intelligence ISSN 1860-949X, Springer, 2008 Meir, A., Stormer, H., eBusiness & eCommerce Managing the Digital Value Chain, Tradução de Elizabeth Gosselin, ISBN 978-3-540-89327-1, Springer-Verlag Berlin Heidelberg 2009 Choi, Stahl & Whinston, The Economics of Eletronic Commerce. 2003 - Disponível em http://www.smartecon.com/products/catalog/eecflyer.asp Encyclopedia of e-commerce, e-government, and mobile commerce / Mehdi Khosrow- Pour, editor, ISBN 1-59140-800-8 (ebook), Idea Group Inc, 2006 Brian, B., WordPress 2.9 e-Commerce, Packt Publishing Ltd., Birmingham, UK, 2010. Clifton, B., Advanced Web Metrics with Google Analytics, Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana, 2010

15 Observações 1.Ao longo do semestre, a bibliografia será acrescida por artigos indicados aos alunos, de acordo com o desenvolvimento global da turma. 2.Os testes são de caráter acumulativo com base no conteúdo das aulas ministradas e nas leituras indicadas. 3.Na apresentação escrita de trabalhos, utilizar as normas da ABNT (ou as orientações da disciplina de projetos dos cursos de Sistemas de Informação e de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina). 4.Serão consideradas para fins de avaliação do desempenho na disciplina a realização de outras atividades não compulsórias desenvolvidas pelos acadêmicos tais como: apresentação de técnicas ou de trabalhos de natureza correlata à disciplina e não previstas inicialmente neste plano.

16 Cronograma da Disciplina e Objetivos de Aprendizado

17 Tópicos C. HoráriaEncontro 1. Introdução ao Comércio Eletrônico 14 a. Introdução. 21 b. A Revolução do Comercio Eletrônico 21 c. Características e Perspectivas. Mitos e Valores 22 d. Introdução a Modelos 22 e. Conceitos e Modelos Básicos em Comércio Eletrônico 23 f. Modelos e Desafios para Comercio Eletrônico 23 g. Estudo de Caso 24

18 Tópicos C. HoráriaEncontro 2. A prática do Comercio Eletrônico 12 a. Desenvolvendo Confiança 24 b. Fatores que influenciam as pessoas e competindo pela atenção do Consumidor 25 c. Impacto das características pessoais na intenção de compra mediada por tecnologia. 25 d. Infraestrutura para Comercio Eletrônico: TIC; diferenças culturais e comportamentos. 26 e. Avaliando a infraestrutura para Comercio Eletrônico 26 f. Estudo de Caso 27

19 Tópicos C. HoráriaEncontro 3. Relacionamento com os Clientes 16 a. Construção de Sites 27 b. Segurança e Políticas de Segurança. 28 c. Vendas online 28 d. Web métricas 29 e. BI, Inteligência e Comércio Eletrônico. 29 f. Agentes; Padrões e eCustomer Relation Management. 210 g. Metodologias para mapear e medir reclamações de clientes 210 h. Estudo de Caso 211

20 Tópicos C. HoráriaEncontro 4. Social Commerce 10 a. Social Commerce e Social Medias 211 b. Social Commerce e Ferramentas 212 c. Social Medias Métricas 212 d. Recursos de sítios eletrônicos que induzem ao comércio social 213 e. Estudo de Caso 213

21 Tópicos C. HoráriaEncontro 5. Aspectos Legais e Éticos 6 a. Questões Éticas e Políticas 214 b. Legislação e Comércio Eletrônico 214 c. Estudo de Caso 215 6. Tendências 8 a. Poder do Consumidor: Evolução na Era Digital 215 b. Comunidades de Comércio Eletrônico como base de conhecimento para empresas. 216 c. Criação de Valor em Comércio Eletrônico 216 d. Estudo de Caso 217 7. Trabalho Final 417 Recuperação218


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