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PublicouSebastião Sousa Leveck Alterado mais de 8 anos atrás
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Planejamento de Alternativas para Melhoria do Sistema Logístico Brasileiro Brasília, 02 de setembro de 2014
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Planejamento convencional: realizados por trechos de modais de transporte – intervenções pontuais e melhorias locais Planejamento integrado: baseado na visão sistêmica regional – redução de custos logísticos de transporte e solução de gargalos logísticos PLANEJAMENTO CONVENCIONALPLANEJAMENTO INTEGRADO
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Estudo Brasil + Competitivo 2010 Norte Competitivo 2011201220132014 Sul Competitivo Nordeste Competitivo Centro-Oeste Competitivo Sudeste Competitivo Realizado Etapas do Planejamento ETAPA I ETAPA II Estudo dos Microeixos Estruturante de Transporte Projeto SUDAM-UFOPA: Microeixos estruturantes do AM, PA e AP Plano de Desenvolvimento Integrado do Maranhão - Gov. do Maranhão Plano de Desenvolvimento Integrado da Paraíba - Gov. da Paraíba
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Elaborar o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas do Brasil com a visão sistêmica regional Integrar física e economicamente os diversos estados do país Identificar e selecionar os eixos de transporte de menor custo, voltados tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, que permitam solucionar os gargalos existentes e tornar as regiões abrangidas pelo estudo mais competitivas Transformar os Eixos de Transporte Competitivos em Eixos de Desenvolvimento Econômico e Social, dotando-os de energia, telemática e capital humano (ETAPA 3) Objetivos da Etapa I O Projeto Brasil + Competitivo é uma importante contribuição da iniciativa privada ao Governo Federal no processo de planejamento, reconstrução e melhoria da infraestrutura de logística de transporte do país
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Seleção e detalhamento das principais cadeias produtivas Avaliação da potencial econômico Identificação dos macro-fluxos atuais e projetados Mapeamento da infraestrutura existente Identificação de gargalos de infraestrutura Modelagem e Priorização dos Eixos de Transporte Preparação do projeto Seleção de projetos Cronograma “high level” para implementação 1.2 1.1 1.3 1.4 1.5 2.1 2.2 3 0 Fase 1Fase 2 7 meses5 meses Metodologia detalhada
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SulNordeste Norte e Centro-Oeste Duto HidroRodo Aero Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa Porto 117 projetos 58 eixos de transporte R$ 44,1 bilhões 117 projetos 58 eixos de transporte R$ 44,1 bilhões 195 projetos 58 eixos de transporte R$ 71,1 bilhões 195 projetos 58 eixos de transporte R$ 71,1 bilhões 308 projetos 73 eixos de transporte R$ 159,0 bilhões 308 projetos 73 eixos de transporte R$ 159,0 bilhões Projetos e Eixos de Integração Estudados
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Duto HidroRodo Aero Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa Porto Projetos em Eixos de Integração Internacionais 99 projetos 34 eixos de transporte R$ 30,0 bilhões em investimentos 99 projetos 34 eixos de transporte R$ 30,0 bilhões em investimentos
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719 projetos 223 eixos de transporte R$ 304,2 bilhões em investimentos 719 projetos 223 eixos de transporte R$ 304,2 bilhões em investimentos + Insuficiência de recursos financeiros Inércia do poder público Incertezas regulatórias Insuficiência de recursos financeiros Inércia do poder público Incertezas regulatórias Critério e parâmetros da priorização: Retorno econômico: dado pela relação entre as economias geradas com a implantação do eixo e o investimento necessário (“Pay Back”) Benefícios sociais: avaliados dentro dos critérios da sustentabilidade envolvendo as questões desenvolvimento regional, desenvolvimento social, benefícios culturais e ambientais O cruzamento entre os dois critérios define a prioridade Priorização Critérios de Priorização
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Prioridade média Prioridade alta RETORNO SOBRE INVETIMENTO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR 0,5 1,0 0 Prioridade altíssima médio alto Prioridade baixa baixo + - Matriz de Priorização dos Investimentos 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 2 BR116 3 BR110 25 Nova Transnord Balsas-Pecém 43 37 14 15 51 BR402 50 58 26 45 17 Balsas-Vila do Conde 50 45 17 FIOL Barreiras- Ilhéus Hidro-Ferro Barreiras-Suape Ferro TNL Juazeiro-Suape 7 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 BR101 2 BR116 Fortaleza-Natal 36 RodoHidro Parnaíba 34 Paraguaçu 39 Hidro Tocantins 3 BR110 25 Nova Transnord Balsas-Pecém 43 42 33 30 37 14 9 10 BR242 15 55 BR104 19 13 BR232 51 BR402 12 BR230 38 4 21 47 6 50 18 57 58 27 44 41 54 40 16 11 56 46 26 45 53 17 Aeroportuário
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Eixos de Integração Prioritários Centro-Oeste e Norte 13 eixos prioritário 123 projetos R$ 54,2 bi em investimentos 13 eixos prioritário 123 projetos R$ 54,2 bi em investimentos
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Eixos de Integração Prioritários Sul 8 eixos prioritário 51 projetos R$ 15,2 bi em investimentos 8 eixos prioritário 51 projetos R$ 15,2 bi em investimentos
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Eixos de Integração Prioritários Nordeste 9 eixos prioritário 83 projetos R$ 25,8 bi em investimentos 9 eixos prioritário 83 projetos R$ 25,8 bi em investimentos
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4554 65 93 Número de projetos R$ bilhões Investimento total Fonte de Recursos Privado13% PAC/PAC2/Gov.Federal41% Privado/Público5% Estados/BNDES1% A definir40% Status Em andamento21% Projetados28% Planejados34% Idealizados18% Consolidado da Priorização 257 projetos prioritários R$ 95,4 bilhões em investimentos
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Investimento Total de Projetos719304,222,5 Projetos Priorizados25795,416,5 % Priorizados/Total36%31% 73% Número de projetos Economia potencial R$ bilhões R$ bilhões/ano Resultado da Priorização “Payback” 5,7 anos
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Macro Eixos de Integração NORTE COMPETITIVO 1BR 364 + Hidrovia do Madeira + BR 319 2Hidrovia Juruena + Tapajós + Santarém + Vila do Conde 3BR 163 via Miritituba + Santarém + Vila do Conde 4Água Boa + BR 080 + Alvorada + Norte Sul + Vila do Conde 5Ferrovia Norte Sul + Anápolis + Vila do Conde 6Ferrovia Norte Sul + Anápolis + Estrela D’Oeste - Santos 7Ferronorte - Lucas do Rio Verde - Santos 8Ferrovia ALL + Corumbá - Santos 9Ferrovia Maracajú + Guaira - Paranaguá 10Hidrovia do Rio Paraguaí 11Ferrovia dos Carajás (Duplicação) 12Ferronorte - Rondonópolis + Santarém 13Água Boa + Campinorte + Açú 14Água Boa + Campinorte + Norte Sul + Vila do Conde NORDESTE COMPETITIVO 15BR 116 Sudeste - Fortaleza 16BR 110 Mossoró - Salvador 17Ferrovia Transnordestina Fortaleza - SUAPE 18Cabotagem 19BR 020 Barreiras - Fortaleza 20Ferrovia Transnordestina - Balsas - Pecém 21Balsas + Norte Sul + Vila do Conde 22FIOL - Barreiras - Ilhéus 23Hidrovia S. Fco. - Nova Trans. - Barreiras - SUAPE SUL COMPETITIVO 24BR 116 (Melhorias) 25BR 101 (Melhorias) 26BR 285 (Melhorias - trecho faltante) 27BR 282 - BR 470 (Melhorias) 28Ferrovia Norte Sul - Passo Fundo - Rio Grande 29Ferro Guaira - S. Fco do Sul - Paranaguá (Anel) 30Rodovia BR 487 (Boiadeira Melhorias) 31BR 285 - 153 - 476 - 116 - São Paulo - Buenos Aires SUDESTE COMPETITIVO (A ESTUDAR ) 32Ferrovia EF 354 - Campinorte - Porto do Açú (Concessão) 33Ferrovia FCA - Araguari - Tubarão (Melhorias) 34Ferrovia FCA - Araguari - Santos (Melhorias) 35Ferrovia Norte Sul - ALL - Estrela D’Oeste - Campo Limpo 36Ferronorte MRS - Campo Limpo - Itaguai (Construir Parte) Brasil + Competitivo Com isso, o Projeto Brasil + Competitivo identifica e prioriza os principais eixos de transporte integrados para a movimentação nacional de cargas, os quais permitem uma logística de transporte eficiente e mais competitiva
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Iniciativa Privada Nível Federal Nível Estadual Para Quem Foi Apresentado o Projeto, Recebido Apoio e Subsídios EXECUTIVO Sociedade Rural Brasileira (9/5) CNA (Parceira) CNT (Parceira) Federações das Industrias Federações da Agricultura AMPA ACRIMAT APROSOJA Pró-Logística ABIOVE Vários Seminários BUNGE VALE Rio Tinto Grupo Simões Nova Agri ABRAF Bracelpa ALL Ministérios Agricultura Pec. e Abast. Planejamento (PAC 3) Integração Nacional (adotou) Secretaria de Portos Agências Reguladoras ANA ANTAQ ANTT Autarquias DNIT VALEC SUDAM SUFRAMA LEGISLATIVO Bancada da Amazônia Legal Bancada do Estado do MT Bancada do Estado do Pará Fórum dos Governadores Fórum dos Sec. Planejamento Secretarias dos Estados - Agricultura - Desenvolvimento - Finanças - Indústria e Comercio - Infraestrutura obras - Meio-Ambiente - Planejamento Nível Internacional Ministérios de Infraestrutura Bolívia Colômbia Peru Equador Venezuela Guianas Chile
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Eixos Estruturantes e Microeixos Prioritários do Amazonas (ETAPA II) 1Manaus-Belém-Brasília 2Hid. do Madeira via Itacoatiara e Santarém 3 BR-174 entre Div. RR/AM e Manaus 4BR-319 9Aeroportuário Melhoramento e Pavim. BR-174 entre BR-319 e Manicoré Imp. e pavim. BR-317 entre BR-230 (Lábrea) e Boca do Acre Imp. e pavim. BR-317 entre Boca do Acre e Div AM/AC Dup. AM-070 entre Manacapuru e Iranduba Imp. e pavim. AM-175 entre Pauini e Entr. BR-317 Imp. e pavim. AM-343 entre Coari e Entr. AM-366 Imp. e pavim. AM-366 entre Juruá e Boca do Acará Imp. e pavim. AM-363 entre AM-010 e Nhamundá Imp. e pavim. AM-326 entre AM-363 e Urucará 30 33 34 37 41 46 48 51 52
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Luiz Fernando Alves Ferreira Macrologística Consultoria luiz.fernando@macrologistica.com.br Obrigado pela Atenção
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