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Planejamento de Alternativas para Melhoria do Sistema Logístico Brasileiro Brasília, 02 de setembro de 2014.

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Apresentação em tema: "Planejamento de Alternativas para Melhoria do Sistema Logístico Brasileiro Brasília, 02 de setembro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Alternativas para Melhoria do Sistema Logístico Brasileiro Brasília, 02 de setembro de 2014

2 Planejamento convencional: realizados por trechos de modais de transporte – intervenções pontuais e melhorias locais Planejamento integrado: baseado na visão sistêmica regional – redução de custos logísticos de transporte e solução de gargalos logísticos PLANEJAMENTO CONVENCIONALPLANEJAMENTO INTEGRADO

3 Estudo Brasil + Competitivo 2010 Norte Competitivo 2011201220132014 Sul Competitivo Nordeste Competitivo Centro-Oeste Competitivo Sudeste Competitivo Realizado Etapas do Planejamento ETAPA I ETAPA II Estudo dos Microeixos Estruturante de Transporte Projeto SUDAM-UFOPA: Microeixos estruturantes do AM, PA e AP Plano de Desenvolvimento Integrado do Maranhão - Gov. do Maranhão Plano de Desenvolvimento Integrado da Paraíba - Gov. da Paraíba

4 Elaborar o planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas do Brasil com a visão sistêmica regional Integrar física e economicamente os diversos estados do país Identificar e selecionar os eixos de transporte de menor custo, voltados tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, que permitam solucionar os gargalos existentes e tornar as regiões abrangidas pelo estudo mais competitivas Transformar os Eixos de Transporte Competitivos em Eixos de Desenvolvimento Econômico e Social, dotando-os de energia, telemática e capital humano (ETAPA 3) Objetivos da Etapa I O Projeto Brasil + Competitivo é uma importante contribuição da iniciativa privada ao Governo Federal no processo de planejamento, reconstrução e melhoria da infraestrutura de logística de transporte do país

5 Seleção e detalhamento das principais cadeias produtivas Avaliação da potencial econômico Identificação dos macro-fluxos atuais e projetados Mapeamento da infraestrutura existente Identificação de gargalos de infraestrutura Modelagem e Priorização dos Eixos de Transporte Preparação do projeto Seleção de projetos Cronograma “high level” para implementação 1.2 1.1 1.3 1.4 1.5 2.1 2.2 3 0 Fase 1Fase 2 7 meses5 meses Metodologia detalhada

6 SulNordeste Norte e Centro-Oeste Duto HidroRodo Aero Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa Porto 117 projetos 58 eixos de transporte R$ 44,1 bilhões 117 projetos 58 eixos de transporte R$ 44,1 bilhões 195 projetos 58 eixos de transporte R$ 71,1 bilhões 195 projetos 58 eixos de transporte R$ 71,1 bilhões 308 projetos 73 eixos de transporte R$ 159,0 bilhões 308 projetos 73 eixos de transporte R$ 159,0 bilhões Projetos e Eixos de Integração Estudados

7 Duto HidroRodo Aero Ferro Ferrovia Hidrovia Rodovia Porto L.Curso Terminal Hidroviário L.Curso Eclusa Porto Projetos em Eixos de Integração Internacionais 99 projetos 34 eixos de transporte R$ 30,0 bilhões em investimentos 99 projetos 34 eixos de transporte R$ 30,0 bilhões em investimentos

8 719 projetos 223 eixos de transporte R$ 304,2 bilhões em investimentos 719 projetos 223 eixos de transporte R$ 304,2 bilhões em investimentos + Insuficiência de recursos financeiros Inércia do poder público Incertezas regulatórias Insuficiência de recursos financeiros Inércia do poder público Incertezas regulatórias Critério e parâmetros da priorização: Retorno econômico: dado pela relação entre as economias geradas com a implantação do eixo e o investimento necessário (“Pay Back”) Benefícios sociais: avaliados dentro dos critérios da sustentabilidade envolvendo as questões desenvolvimento regional, desenvolvimento social, benefícios culturais e ambientais O cruzamento entre os dois critérios define a prioridade Priorização Critérios de Priorização

9 Prioridade média Prioridade alta RETORNO SOBRE INVETIMENTO BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO ATRATIVIDADE PARA INVESTIDOR 0,5 1,0 0 Prioridade altíssima médio alto Prioridade baixa baixo + - Matriz de Priorização dos Investimentos 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 2 BR116 3 BR110 25 Nova Transnord Balsas-Pecém 43 37 14 15 51 BR402 50 58 26 45 17 Balsas-Vila do Conde 50 45 17 FIOL Barreiras- Ilhéus Hidro-Ferro Barreiras-Suape Ferro TNL Juazeiro-Suape 7 23 BR020 Barreiras- Fortaleza 22 Cabotagem 1 BR101 2 BR116 Fortaleza-Natal 36 RodoHidro Parnaíba 34 Paraguaçu 39 Hidro Tocantins 3 BR110 25 Nova Transnord Balsas-Pecém 43 42 33 30 37 14 9 10 BR242 15 55 BR104 19 13 BR232 51 BR402 12 BR230 38 4 21 47 6 50 18 57 58 27 44 41 54 40 16 11 56 46 26 45 53 17 Aeroportuário

10 Eixos de Integração Prioritários Centro-Oeste e Norte 13 eixos prioritário 123 projetos R$ 54,2 bi em investimentos 13 eixos prioritário 123 projetos R$ 54,2 bi em investimentos

11 Eixos de Integração Prioritários Sul 8 eixos prioritário 51 projetos R$ 15,2 bi em investimentos 8 eixos prioritário 51 projetos R$ 15,2 bi em investimentos

12 Eixos de Integração Prioritários Nordeste 9 eixos prioritário 83 projetos R$ 25,8 bi em investimentos 9 eixos prioritário 83 projetos R$ 25,8 bi em investimentos

13 4554 65 93 Número de projetos R$ bilhões Investimento total Fonte de Recursos Privado13% PAC/PAC2/Gov.Federal41% Privado/Público5% Estados/BNDES1% A definir40% Status Em andamento21% Projetados28% Planejados34% Idealizados18% Consolidado da Priorização 257 projetos prioritários R$ 95,4 bilhões em investimentos

14 Investimento Total de Projetos719304,222,5 Projetos Priorizados25795,416,5 % Priorizados/Total36%31% 73% Número de projetos Economia potencial R$ bilhões R$ bilhões/ano Resultado da Priorização “Payback” 5,7 anos

15 Macro Eixos de Integração NORTE COMPETITIVO 1BR 364 + Hidrovia do Madeira + BR 319 2Hidrovia Juruena + Tapajós + Santarém + Vila do Conde 3BR 163 via Miritituba + Santarém + Vila do Conde 4Água Boa + BR 080 + Alvorada + Norte Sul + Vila do Conde 5Ferrovia Norte Sul + Anápolis + Vila do Conde 6Ferrovia Norte Sul + Anápolis + Estrela D’Oeste - Santos 7Ferronorte - Lucas do Rio Verde - Santos 8Ferrovia ALL + Corumbá - Santos 9Ferrovia Maracajú + Guaira - Paranaguá 10Hidrovia do Rio Paraguaí 11Ferrovia dos Carajás (Duplicação) 12Ferronorte - Rondonópolis + Santarém 13Água Boa + Campinorte + Açú 14Água Boa + Campinorte + Norte Sul + Vila do Conde NORDESTE COMPETITIVO 15BR 116 Sudeste - Fortaleza 16BR 110 Mossoró - Salvador 17Ferrovia Transnordestina Fortaleza - SUAPE 18Cabotagem 19BR 020 Barreiras - Fortaleza 20Ferrovia Transnordestina - Balsas - Pecém 21Balsas + Norte Sul + Vila do Conde 22FIOL - Barreiras - Ilhéus 23Hidrovia S. Fco. - Nova Trans. - Barreiras - SUAPE SUL COMPETITIVO 24BR 116 (Melhorias) 25BR 101 (Melhorias) 26BR 285 (Melhorias - trecho faltante) 27BR 282 - BR 470 (Melhorias) 28Ferrovia Norte Sul - Passo Fundo - Rio Grande 29Ferro Guaira - S. Fco do Sul - Paranaguá (Anel) 30Rodovia BR 487 (Boiadeira Melhorias) 31BR 285 - 153 - 476 - 116 - São Paulo - Buenos Aires SUDESTE COMPETITIVO (A ESTUDAR ) 32Ferrovia EF 354 - Campinorte - Porto do Açú (Concessão) 33Ferrovia FCA - Araguari - Tubarão (Melhorias) 34Ferrovia FCA - Araguari - Santos (Melhorias) 35Ferrovia Norte Sul - ALL - Estrela D’Oeste - Campo Limpo 36Ferronorte MRS - Campo Limpo - Itaguai (Construir Parte) Brasil + Competitivo Com isso, o Projeto Brasil + Competitivo identifica e prioriza os principais eixos de transporte integrados para a movimentação nacional de cargas, os quais permitem uma logística de transporte eficiente e mais competitiva

16 Iniciativa Privada Nível Federal Nível Estadual Para Quem Foi Apresentado o Projeto, Recebido Apoio e Subsídios EXECUTIVO  Sociedade Rural Brasileira (9/5)  CNA (Parceira)  CNT (Parceira)  Federações das Industrias  Federações da Agricultura  AMPA  ACRIMAT  APROSOJA  Pró-Logística  ABIOVE  Vários Seminários  BUNGE  VALE  Rio Tinto  Grupo Simões  Nova Agri  ABRAF  Bracelpa  ALL Ministérios  Agricultura Pec. e Abast.  Planejamento (PAC 3)  Integração Nacional (adotou)  Secretaria de Portos Agências Reguladoras  ANA  ANTAQ  ANTT Autarquias  DNIT  VALEC  SUDAM  SUFRAMA LEGISLATIVO  Bancada da Amazônia Legal  Bancada do Estado do MT  Bancada do Estado do Pará  Fórum dos Governadores  Fórum dos Sec. Planejamento  Secretarias dos Estados - Agricultura - Desenvolvimento - Finanças - Indústria e Comercio - Infraestrutura obras - Meio-Ambiente - Planejamento Nível Internacional Ministérios de Infraestrutura  Bolívia  Colômbia  Peru  Equador  Venezuela  Guianas  Chile

17 Eixos Estruturantes e Microeixos Prioritários do Amazonas (ETAPA II) 1Manaus-Belém-Brasília 2Hid. do Madeira via Itacoatiara e Santarém 3 BR-174 entre Div. RR/AM e Manaus 4BR-319 9Aeroportuário Melhoramento e Pavim. BR-174 entre BR-319 e Manicoré Imp. e pavim. BR-317 entre BR-230 (Lábrea) e Boca do Acre Imp. e pavim. BR-317 entre Boca do Acre e Div AM/AC Dup. AM-070 entre Manacapuru e Iranduba Imp. e pavim. AM-175 entre Pauini e Entr. BR-317 Imp. e pavim. AM-343 entre Coari e Entr. AM-366 Imp. e pavim. AM-366 entre Juruá e Boca do Acará Imp. e pavim. AM-363 entre AM-010 e Nhamundá Imp. e pavim. AM-326 entre AM-363 e Urucará 30 33 34 37 41 46 48 51 52

18 Luiz Fernando Alves Ferreira Macrologística Consultoria luiz.fernando@macrologistica.com.br Obrigado pela Atenção


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