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Palmas, 21 de outubro de 2015. Tocantins - TO Eng. Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ.

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1 Palmas, 21 de outubro de 2015. Tocantins - TO Eng. Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ

2 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Estrutura do Estado Autoridade Portuária (concessão) Autoridade Portuária (concessão) Infraestrutura Aquaviária Brasileira Infraestrutura Aquaviária Brasileira Terminais de Uso Privativo, Estações de Transbordo de Carga e Instalações Públicas de Pequeno Porte (autorização) Terminais de Uso Privativo, Estações de Transbordo de Carga e Instalações Públicas de Pequeno Porte (autorização) Empresas de Navegação (autorização) Empresas de Navegação (autorização) Regulação Fiscalização Regulação Fiscalização Autorização Delegação Administrativa Arrendamentos (subconcessão) Arrendamentos (subconcessão) Estrutura do Estado

3 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO DO TOCANTINS3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 1.1 Extensão das Vias Interiores Navegadas 1.2 Transporte de cargas em vias interiores 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Principais Hidrovias Brasileiras HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO HIDROVIA DO PARANÁ-TIETÊ HIDROVIA DO PARAGUAI HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA HIDROVIA DO SUL COMPLEXO SOLIMÕES-AMAZONAS

6 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Levantamento feito pela ANTAQ (SIGTAQ) para os anos 2010/11 apontou 20.956 km de vias economicamente navegadas. Em 2013, a extensão apurada aumentou para 22.037 km de vias economicamente navegadas. O potencial estimado da malha é de 40.000 km de vias interiores, necessitando obras de dragagem, transposição e canais. Extensão das Vias Interiores Navegáveis

7 Agência Nacional de Transportes Aquaviários

8 Extensão das Vias Interiores Navegáveis Extensão por região hidrográfica: Regiões Hidrográficas VEN 2013 % Extensão (km) Paraguai5912,68 Paraná1.3596,17 São Francisco5762,61 Amazônica17.65180,10 Atlântico Sul5002,27 Tocantins-Araguaia1.3606,17 TOTAL22.037100

9 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Transportes de Cargas em Vias Interiores Longo curso em vias interiores Cabotagem em vias interiores Destaque: crescimento da exportação de soja. Sendo que 31% foi exportado a partir de Barcarena/PA. Destaque: Bauxita, combustíveis e óleos minerais e conteineres respondem por 98% do total transportado. Transporte de cargas em vias interiores – PRINCIPAIS GRUPOS DE MERCADORIAS

10 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Transportes de Cargas em Vias Interiores Evolução do transporte de minério de ferro na navegação interior percurso internacional – Hidrovia do Paraguai Transporte de cargas NA Navegação interior – PRINCIPAIS GRUPOS DE MERCADORIAS

11 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 2. HIDROVIA TOCANTINS ARAGUAIA Hidrovia Tocantins-Araguaia 3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12 Agência Nacional de Transportes Aquaviários As Hidrovias Brasileiras Hidrovia Tocantins-Araguaia Extensão navegada: 1.360 km Principais rios navegados: Tocantins Pará Mojú Acará Baía de Marajó Guajará

13 Agência Nacional de Transportes Aquaviários As Hidrovias Brasileiras Hidrovia Tocantins-Araguaia Transporte em Vias Interiores - 2014 O total transportado na região foi de 23.207.609 t.

14 VDC2 9 Região dos portos no Pará

15 ADM Hidrovias do Brasil TERFRON VDC29

16 Terminal de Outeiro VDC29 ADM Hidrovias do Brasil TERFRON

17 Uma boa notícia

18 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 1.1 Extensão das Vias Interiores Navegadas 1.2 Transporte de cargas em vias interiores 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA 2.1 Características 2.2 Transporte de Cargas 2.3 Transporte de Passageiros 3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

19 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Evolução da Produção de Grãos EVOLUÇÃO TERRITORIAL DO CULTIVO DA SOJA NO BRASIL1991

20 Agência Nacional de Transportes Aquaviários EVOLUÇÃO TERRITORIAL DO CULTIVO DA SOJA NO BRASIL2001 Evolução da Produção de Grãos

21 Agência Nacional de Transportes Aquaviários EVOLUÇÃO TERRITORIAL DO CULTIVO DA SOJA NO BRASIL2011 Evolução da Produção de Grãos

22 Agência Nacional de Transportes Aquaviários PRODUÇÃO DE SOJA x VIAS ECONOMICAMENTE NAVEGADAS2011 Evolução da Produção de Grãos

23 Agência Nacional de Transportes Aquaviários EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE SOJA - BRASIL (1990 – 2013) Evolução da Produção de Grãos

24 Agência Nacional de Transportes Aquaviários EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DE SOJA - BRASIL (1996 – 2013) Evolução da Produção de Grãos

25 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Evolução da Produção de Grãos Crescimento de 74,6% no período, uma média de 15,1% ao ano SOJA EVOLUÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA DE SOJA - Brasil 1º Sem/2011 a 1º Sem/2015

26 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 1.1 Extensão das Vias Interiores Navegadas 1.2 Transporte de cargas em vias interiores 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA 2.1 Características 2.2 Transporte de Cargas 2.3 Transporte de Passageiros 3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

27 Agência Nacional de Transportes Aquaviários Novos Investimentos NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE SOJA E OUTROS GRÃOS – Região Norte ESTADOMUNICIPIONº DE TERMINAIS INVESTIMENTO (milhões R$) Pará Itaituba6509,6 Barcarena2557,6 Santarém1402,7 Ananindeua10,7 Juruti11,1 AmazonasManaus12222,7 RondôniaPorto Velho6145,8 AmapáSantana2138,1 AcreCruzeiro do Sul139,9 TocantinsPraia Norte116,4 TOTAL11 ≅ 2.069

28 Agência Nacional de Transportes Aquaviários NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS PARA MOVIMENTAÇÃO GRÃOS – Região Norte Itaituba-PA 6 terminais R$ 509 mi Santarém-PA 1 terminal R$ 403 mi Porto Velho-RO 6 terminais R$ 145 mi Barcarena-PA 2 terminais R$ 557 mi Macapá-AP 2 terminais R$ 138 mi Praia Norte -TO 1 terminal R$ 16,4 mi Novos Investimentos Manaus-AM 12 terminais R$ 222 mi Cruzeiro do Sul - AC 1 terminal R$ 39,9 mi

29 Agência Nacional de Transportes Aquaviários FINANCIAMENTO PARA NOVOS EMBARCAÇÕES DE NAVEGAÇÃO INTERIOR PARA O TRANSPORTE GRÃOS – Região Norte EMPRESASNº DE EMBARCAÇÕES INVESTIMENTO DO PROJETO (milhões R$) Empresa A69196 Empresa A 44148 Empresa A 88313 Empresa A 26112 Empresa A 43140 TOTAL270909 Novos Investimentos

30 Agência Nacional de Transportes Aquaviários COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA Transporte de cargas no 1º Semestre/2015

31 Agência Nacional de Transportes Aquaviários AGENDA 1. AS HIDROVIAS BRASILEIRAS 1.1 Extensão das Vias Interiores Navegadas 1.2 Transporte de cargas em vias interiores 2. COMPLEXO HIDROVIÁRIO REGIÃO AMAZÔNICA 2.1 Características 2.2 Transporte de Cargas 2.3 Transporte de Passageiros 3. EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS4. NOVOS INVESTIMENTOS – Região Amazônica5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

32 Agência Nacional de Transportes Aquaviários  Agora o Brasil tem estudos como o PNIH- Plano Nacional de Integração Hidroviária, o PHE- Plano Hidroviário Estratégico, os EVTEAs – Estudo de Viabilidade Economico e Ambiental de todos os principais rios, e dão ao governo e iniciativa privada ferramentas para um melhor planejamento e aproveitamento de nossos rios.  Estes estudo mostram que o Brasil tem uma enorme potencialidade do modal hidroviário ; Considerações Finais

33 Obrigado! Adalberto Tokarski Diretor da ANTAQ adalberto.tokarski@antaq.gov.br www.antaq.gov.br


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