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NAVEGAR 2009 “HIDROVIAS DO SUL”

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Apresentação em tema: "NAVEGAR 2009 “HIDROVIAS DO SUL”"— Transcrição da apresentação:

1 NAVEGAR 2009 “HIDROVIAS DO SUL”
ADALBERTO TOKARSKI Gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior Porto Alegre, 13 de agosto de 2008

2 Ministério dos Transportes Infra-Estrutra Aquaviária Brasileira
Estrutura do Estado UNIÃO Poder Executivo Secretaria de Portos Ministério dos Transportes ANTAQ Delegação Administrativo Regulação Inspeção Autoridade Portuária Delegação Administrativo Infra-Estrutra Aquaviária Brasileira Regulação/ Inspeção/ Autorização Terminal de Uso Privativo Empresas de Navegação

3 ORGANOGRAMA DA ANTAQ DIRETORIA
Superintendência de Navegação Interior (SNI)‏ Superintendência de Navegação Marítima (SNM)‏ Superintendência de Portos (SPO)‏ Superintendência de Administração e Finanças (SAF)‏ Unidades Administrativas Regionais

4 UNIDADES REGIONAIS

5 Navegação Marítima e Apoio Portuário
Navegação Interior Esfera de atuação ANTAQ Portos Públicos Terminal Privativo

6 HIDROVIAS DO SUL DO BRASIL
Lagoa Mirim – São Gonçalo – Lagoa dos Patos – Lago Guaíba – Jacuí – Taquari Barragem Eclusada de Bom Retiro do Sul Portos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Porto Alegre e Estrela Barragens Eclusadas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Cachoeira do Sul e São Gonçalo Terminais Cachoeira do Sul e Char- queadas Bacia do Rio Uruguai

7 PORTO FLUVIAL DE ESTRELA CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
- CALADO DE 3,20 m; - CAIS ACOSTÁVEL DE 585 m; - DOIS ARMAZÉNS GRANELEIROS; - UM SILO VERTICAL; - UM ARMAZÉM DE CARGA GERAL - ACESSO FERROVIÁRIO - EQUIPADO PARA CONTÊINERES; - INSTALAÇÕES ALFANDEGADAS

8 PORTO FLUVIAL DE ESTRELA PRINCIPAIS CARGAS MOVIMENTADAS
DERIVADOS DE SOJA (GRÃO – FARELO – ÓLEO)‏ - GRANÉIS AGRÍCOLAS - FERTILIZANTES - CARVÃO MINERAL - CONTÊINERES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (AREIA - CASCALHO)‏

9 NOVOS CAMINHOS NO MERCOSUL
CORREDOR MONTEVIDEO – SÃO PAULO LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MONTEVIDEO – SANTA VITÓRIA E / OU LA CHARQUEADA Rodoviário ou Ferroviário (no futuro para La Charqueada)‏ SANTA VITÓRIA E / OU LA CHARQUEADA – ESTRELA Hidrovia Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos – Jacui – Taquari ESTRELA - SÃO PAULO - Ferrovia em bitola métrica

10 CAPACIDADE DA HIDROVIA 5.000.000 TON 926 Comboios ou 192.308 carretas
Comboio-Tipo: 5400 TON Carreta-Tipo: 26 TON Fontes: National Waterways Foundation and MARAD, adaptado pela ANTAQ. TON Comboios ou carretas

11 CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
68 Km 183 Km 288 Km Fontes: National Waterways Foundation and MARAD

12 CUSTOS SÓCIO-AMBIENTAIS
Fonte: Porto Autônomo de Paris – Adaptado ANTAQ Custos Sócio-Ambientais: inclui acidentes; poluioção atmosférica e sonora; consumo de espaço e água.

13 CUSTOS SOCIAIS DECORRENTES
MODAL ACIDENTES COM FERIDOS ACIDENTES FATAIS 1 125,2 22,7 2.171,5 155 Para cada ferido na hidrovia, temos, 125,2 ferrovia e 2.171,5 com caminhões. Para cada fatalidade na hidrovia, temos, ferrovia e 155 com caminhões. Fonte: National Waterways Fondation e US Department of Transportation Maritime Administration

14 Potencials no Mercado de Carbono na Matriz de modais Carbon
14 14

15 A Comprovação do Absurdo
15 15 15 15

16 ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 1 Concreto realizado - 798.906 m³ - 96 %
a realizar m³ % Montagem realizado t - 27 % a realizar t - 73 % ECLUSA 1 16 16 16 16

17 ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 2 Concreto realizado - 285.504 m³ - 69 %
a realizar m³ - 31 % Montagem realizado t % a realizar t % ECLUSA 2 17 17 17 17

18 18 18 18 18

19 HIDROVIA PARANÁ TIETÊ Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos
Rio Sucuriu Rio Verde Rio Ivinhema Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos navegáveis após proposta do G5 3.142 km 19 19 19 19

20 NAVEGAÇÃO INTERNACIONAL
20 20 20 20

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22 O estado da arte Obrigado 22 22 22 22


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