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RIO GRANDE São Francisco do Sul Itajaí Imbituba Nueva Palmira Montevideo Buenos Aires Localização do Porto do Rio Grande no Conesul.

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2 RIO GRANDE São Francisco do Sul Itajaí Imbituba Nueva Palmira Montevideo Buenos Aires Localização do Porto do Rio Grande no Conesul

3 Localizado no centro do Conesul, está estrategicamente localizado na principal rota de movimentação de cargas do continente sulamericano A estrutura portuária do Porto do Rio Grande para ser um Porto Concentrador

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5 Superporto m Porto Novo ,5m São José do Norte 31 – 10,5m Porto Velho ,5m Zoneamento do Porto - Calado Atual

6 °Cais: 1.950m – comprimento °Calado atual: 31 pés °Área: 50 ha. °Área de pátios: 120 mil m2 °Armazéns: 20 c/163mil m2 Porto Novo °Pátio p/automotivos: 100 mil m2 °02 Guindastes – 100 ton °06 Guindastes – 10/12,5 ton °02 Guindastes – 6,3 ton °Cábrea flutuante – 100 ton.

7 Revitalização de antigas áreas às novas necessidades do Comércio Internacional Modernização do Porto Novo – Porto Público Pátio para veículos m2

8 Modernização do Cais do Porto Novo 1ª etapa: 450 m (dois berços) já construídos com 40 de calado projetado com 40 de calado projetado 2ª etapa: m 2ª etapa: m

9 Trecho de cais já construído com 450 m de extensão e 40 de calado projetado 2 Guindastes novos em operação 100 ton Novas possibilidades para a operação portuária Maior agilidade operacional Maior confiabilidade Navios de maior porte – economia de escala Investimento Previsto de R$ 84 milhões Mais m de cais a ser modernizado - Edital em fase de preparação pela Secretaria Especial de Portos - SEP Modernização do Porto Novo – Porto Público

10 Revitalização de antigas áreas às novas necessidades do comércio internacional Modernização do Porto Novo – Porto Público Pátio para carga geral: m2 (pavimentação+iluminação=$3.755mil) Pátio para montagem de tratores: m2 (cerca=$750 mil) ($1mil) Recuperação do Armazém A6 ($1mil) ($3mil) Pavimentação asfáltica nas vias internas ($3mil)

11 SUPERPORTO 8 Terminais portuários 20 terminais retro portuários 14 berços de atracação Em construção: 1 terminal 1 estaleiro (Área Primária)

12 Contêineres Granéis Agrícolas Estaleiro Fertilizantes Petróleo Petroquímicos Retroportuários Superporto

13 Complexo Portuário para Movimentação de Granéis Agrícolas Tergrasa Bianchini Bunge Alimentos Termasa Terminais especializados na movimentação de grãos com ampla capacidade de armazenagem e expedição localizados em área de calado profundo. Administração das filas por sistema informatizado via internet tal como o Sistema Pampa – Ausência de filas de espera Capacidade de armazenagem estática:1,6 milhão de tons Recepção: 5,8 mil tons/ hora Capacidade movimentação anual: 12 milhões de toneladas.

14 Tergrasa Termasa Complexo Portuário para Movimentação de Granéis Agrícolas Bianchini Bunge

15 - Instalação de um novo terminal de Fertilizantes da Bunge e unidade de produção da Piratini - Melhora da oferta de fertilizantes para as regiões produtoras de grãos Pólo de Fertilizantes - Investimentos de 290 milhões -

16 - Pólo de Fertilizantes - Piratini, Unifértil e Heringer Investimento de R$ 29 milhões Pólo de Fertilizantes

17 Maior oferta de berços e áreas para operação com contêineres aumentando sua capacidade para cerca de mil TEU/ano e tomadas para reefer Tecon Rio Grande Inaugurado em outubro/2008 3º Berço para contêineres

18 Tecon Rio Grande 4 Guindastes Post-Panamax 4 RTGs 3 Mobil Cranes 100 t 14 Reach Stackers 44 Tratores de Pátio 49 Chassis 80 ha de Área Total m2 Pré-Stacking m2 Armazéns 10 Portões de Entrada In/Out Gates

19 Tecon Rio Grande 850 m de Cais de Atracação Acesso Multimodal: rodo, hidro e ferroviário 22 serviços regulares p/ semana tomadas cnt. Reefers Software Navis de controle de containers Info. sobre cnt. em tempo real

20 Instalação Estaleiro Wilson Sons (off shore) Ampliação do Terminal Graneleiro Termasa (Arroz) Instalação do Terminal para Gás (Gas Energy)

21 Pólo Naval do Rio Grande Estaleiro Rio Grande – Dique Seco Estaleiro do Consórcio QUIP

22 Pólo Naval do Rio Grande P-53

23 C AI S CANTEIRO DE CONST. NAVAL DA QUEIROZ GALVÃO / QUIP PORTO NOVO

24 LAY OUT DO PROJETO CANTEIRO DA QUIP PORTO NOVO

25 Investimento de R$ 522 milhões Estaleiro Rio Grande - Dique Seco

26 Pólo Naval do Rio Grande - Dique Seco - Com o conjunto de estaleiros em Rio Grande, o porto passa contar com uma completa infraestrutura para a construção e reparo naval

27 Pólo Naval do Rio Grande - Sistemistas Sistemistas do Estaleiro Rio Grande Investimento de R$ 12 milhões

28 Pólo Naval do Rio Grande Estaleiro Rio Grande – Dique Seco Simulação do Projeto Concluído

29 Acessos Hidroviários PORTO ALEGRE RIO GRANDE PELOTAS PÓLO PETROQUÍMICO TAQUARÍ ESTRELA BOM RETIRO CANAL DE ITAPUÃ CANAL DA FEITORIA Projeto Estruturante do Governo do Rio Grande do Sul para melhorar a utilização do sistema hidroviário no Estado.

30 Rio Grande Rio Tacuarí Projeto do Governo Federal para utilizar a navegação na Lagoa Mirim. Acessos Hidroviários

31 Melhoria do Calado Operacional do Porto do Rio Grande Investimento Previsto: R$ ,00 ECONOMIA DE ESCALA Possibilidade da contratação de navios maiores e reduções no preço dos afretamentos, isto gera um impacto positivo na custo da cadeia logística

32 Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso Capacidade de cisterna = m3 Contrato SEP/Governo do Estado RS Draga Juan Sebástian Elcano SEP: Aprofundamento Governo RS: Manutenção Valor do Contrato: R$ 148,1 milhões (SEP) + R$ 47,9 milhões (SUPRG) Valor do Contrato: R$ 29,7 milhões

33 Draga: Juan Sebástian Elcano Empresa: Jan de Nul (Bélgica) Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso

34 Modernização do Porto Novo – Dragagem

35 Total de Investimentos Previstos: R$ 22,8 milhões para recuperação da Bacia e R$ 41,0 milhões para aprofundamento Volume : 4,075 milhões de m 3 Aprofundamento do Canal de Acesso e Bacia de Evolução do Porto Novo de 31 para 40 Modernização do Porto Novo – Dragagem Atual bacia e canal Recuperação da Bacia do Porto Novo de 200m para 300 m

36 Garantia de segurança à navegação e carregamento pleno dos navios no calado oficial do porto Investimento Previsto: R$ ,00 1º ano Dragagem de Manutenção por 5 anos Modernização do Porto Novo – Dragagem Inicio dos Trabalhos Agosto / 2009

37 Investimento de R$ 4 milhões Monitoração de parâmetros ambientais em tempo real – corrente, ventos, salinidade, temperatura, etc Modernização da Sinalização do Canal de Acesso Bóias inteligentes Acesso garantido dos navios ao porto Segurança à Navegação

38 Praia do Cassino Tecon Túnel Novos Projetos – Aproveitamento da Margem Esquerda Ligação à Seco entre Rio Grande e São José do Norte (túnel)

39 Aproveitamento da Ilha do Terrapleno Leste - Novos Projetos -

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