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SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Futuro dos Portos Brasileiros José Ricardo Ruschel dos Santos Porto Alegre, Rio Grande.

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1 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Futuro dos Portos Brasileiros José Ricardo Ruschel dos Santos Porto Alegre, Rio Grande do Sul 2009

2 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Aspectos Históricos e Institucionais

3 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Evolução da Gestão Portuária 28 de janeiro de 1808 Início do Desenvolvimento Portuário –O Porto do Rio de Janeiro decuplicou a quantidade de mercadorias movimentadas nos primeiros 5 anos Abertura dos Portos às Nações Amigas Atividade Pública e Privada

4 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Evolução da Gestão Portuária Estado Novo de Getúlio Vargas A atividade portuária privada é encampada (estatizada) Os portos são vistos como agentes de desenvol- vimento O Porto de Santos já é o principal porto brasileiro

5 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Evolução da Gestão Portuária 1964 Maior controle da atividade portuária Os portos são vistos como agentes de segurança nacional Criação da PORTOBRAS

6 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Evolução da Gestão Portuária Lei de 1993 Quebra do monopólio estatal, com operadores portuários privados Reforma Portuária Desestatização – Inserção das Companhias no PND Descentralização do Processo Decisório - CAP Representatividade: empresários, trabalhadores e governo - CAP Multifuncionalidade da mão- de-obra

7 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Evolução da Gestão Portuária 2007 Criação da Secretaria Especial de Portos vinculada diretamente à Presidência da República Novo Modelo de Gestão Os portos são vistos como agentes indutores de negócios Início do processo de profissionalização da gestão portuária Gestão por resultados Retirada das Companhias Docas do PND

8 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Secretaria Especial de Portos Competências Assessorar direta e imediatamente o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento e o fomento do setor de portos marítimos Promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento da infra-estrutura portuária marítima e dos portos outorgados às Companhias Docas

9 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Principais Portos Públicos AMAZONASPARÁ AMAPÁ RORAIMA RODÔNIA MATO GROSSO TOCANTINS GOIÁS MATO GROSSO DO SUL MARANHÃO PIAUÍ CEARÁ RIO GRANDE DO NORTE PARAÍBA PERNAMBUCO ALAGOAS BAHIA MINAS GERAIS SÃO PAULO ESPÍRITO SANTO PARANÁ SANTA CATARINA RIO GRANDE DO SUL SERGIPE RIO DE JANEIRO ACRE Porto de MANAUS Porto de SANTARÉM Porto de BELÉM Porto de VILA DO CONDE Porto de ITAQUI Porto de FORTALEZA Porto de AREIA BRANCA Porto de NATAL Porto de CABEDELO Porto de SUAPE Porto de MACEIÓ Porto de SALVADOR Porto de ARATU Porto de ILHÉUS Porto de BARRA DO RIACHO Porto de VITÓRIA Porto do RIO DE JANEIRO Porto de ITAGUAÍ (Sepetiba) Porto de SÃO SEBASTIÃO Porto de SANTOS Porto de PARANAGUÁ Porto de SÃO FRANCISCO DO SUL Porto de ITAJAÍ Porto de IMBITUBA Porto de PELOTAS Porto de RIO GRANDE Porto de MACAPÁ Porto de RECIFE Porto do NITERÓI Porto do FORNO Porto de ANTONINA Porto de ANGRA DOS REIS Porto de PORTO ALEGRE Porto de LAGUNA

10 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Dinâmica do Comércio Mundial – (R)evolução Mundial dos Navios Porta-contêineres TEU 5 a Geração ( ) Super Post-Panamax 4 a Geração ( ) Post-Panamax TEU 3 a Geração (1985) Panamax TEU 2 a Geração ( ) TEU 1 a Geração (Pré ) Ideal X TEU Full Cellular TEU 6 a Geração ( ?) Super-size Maersk

11 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República A Importância dos Portos para as Exportações Brasileiras Fonte: Aliceweb 2006 Exportação Brasileira por Modal 95,78% 4,22% Volume (ton) Marítima Outros

12 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Localização dos Principais Portos Brasileiros (Ton) Fonte: Anuário Estatístico ANTAQ - Ano 2005

13 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República 1Santos - SP 2Rio Grande - RS 3Paranaguá - PR 4Vitória - ES 5Itaguaí - RJ 6Itaqui - MA 7Rio de Janeiro - RJ 8Barra do Riacho - ES 9Suape - PE 10Itajaí - SC 11São Francisco do Sul - SC 12Aratu - BA 13Fortaleza - CE 14Imbituba - SC 15Vila do Conde - PA Hierarquiza ç ão dos Portos Mar í timos Resultado:

14 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República O Programa Nacional de Dragagem e as Obras de Infraestrutura nos Portos Brasileiros

15 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Investimentos –PAC – R$ 3,7 bilhões Programa Nacional de Dragagem (R$ 1,5 bi) –Recife, Rio Grande, Santos, Fortaleza, Aratu, Salvador, itaguai, Rio de Janeiro, Natal, Cabedelo, Suape, Vitória, São Francisco do Sul, Angra dos Reis, Imbituba, Areia Branca, Paranaguá e Itajai. Melhoria da Infraestrutura portuária e de acessos terrestres (R$ 2,2 bi) –Vila do Conde, Itaqui, Luis Correia, Areia Branca, Suape, Maceió, Vitória, Santos, São Francisco do Sul e Rio Grande O Programa Nacional de Dragagem e as Obras de Infraestrutura nos Portos Brasileiros

16 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Principais Obras

17 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Dragagens

18 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Itaqui Dragagem do canal de navegação / bacia de atracação dos berços 100 a 103, dragagem e construção do aterro hidráulico da retroárea dos berços 100 e 101. Meta: 1,8 milhões de m³ Investimento: R$ 54,5 milhões

19 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Fortaleza Dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários ao Porto de Fortaleza da cota de 11,5m para 14,0m Meta: 5,94 milhões de m³ Investimento: R$ 63,8 milhões

20 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Suape Dragagem de aprofundamento do acesso aquaviário externo ao Porto de Suape de 15,0m para 20,0m. Meta: 4,7 milhões de m³ (drag) e 64 mil m³ (derroc) Insvestimento: R$ 108,8 milhões

21 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Itaguaí Dragagem do canal de acesso e bacia de evolução da cota de 17m para 20m (fase 1) Dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Terminal da CSA - canal secundário do Porto da cota de 14,5m para 17,1m (fase 2) Fase 1: Meta 4,7 milhões de m³ (drag) e 64 mil m³ (derroc) Investimento: R$ 108,8 milhões Fase 2: Meta 4,9 milhões de m³ (drag) Investimento: R$ 130,3 milhões

22 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Santos Dragagem do canal de acesso e bacias de evolução para a cota de 15m. Derrocagem das pedras de Teffé e Itapema, junto ao canal de acesso, bacia de evolução e berços da cota de 12 para 16m Meta: 9,1 milhões de m³ (drag) e 33,3 mil m³ (derroc) Investimento: R$ 167,3 milhões

23 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Paranaguá Dragagem de aprofundamento das áreas Alfa, Bravo Uno e Dois, e Charlie Uno, Dois e Três das cotas respectivas de 15 / 14 / 13 / 11 / 11 / 11 metros para 16 / 15 / 15 / 14,5 / 14,5 / 14,5 metros Meta: 13,0 milhões de m³ Investimento: R$ 117,0 milhões

24 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de São Francisco do Sul Dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários de 11,0m para 14,0m Meta: 3,2 milhões de m³ (drag) e 72,0 mil m³ (derroc) Investimento: R$ 85,9 milhões

25 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Itajaí Dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários de 11,0/12,0m para 14,0m (canal interno/externo) (PROJETO EM ANÁLISE NA SEP) Meta: 6,3 milhões de m³ (drag) e 26,7 mil m³ (derroc) Investimento: R$ 59,0 milhões

26 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Obras de Infraestrutura

27 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Vila do Conde Ampliação do Píer Principal com dois berços 401 (externo) e 402 (interno), alargamento do berço 302 e duplicação da ponte de acesso Construção da rampa Roll-On Roll-Off com 75x40m Investimento: R$ 112,0 milhões

28 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Itaqui Construção do berço 100 com 320 m de comprimento e 26m de largura Construção do berço 108 – Píer Petroleiro TPB e 250,0m Alargamento do Cais Sul para 26 m de plataforma Aquisição e Montagem de um carregador de navio (com capacidade de ton/h) e m de Correia Transportadora (com a capacidade de ton/h), inclusive infraestrutura. Investimento: R$ 256,0 milhões

29 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Areia Branca Ampliação da plataforma de armazenamento e do cais de barcaças, aumento da capacidade do sistema transportador e instalação de descarregador de barcaças. Investimento: R$ 155,0 milhões

30 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Suape Construção de acesso rodoferroviário à Ilha de Tatuoca de 10,4 km, compreendendo terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação, obras complementares e obras de artes especiais. Investimento: R$ 89,0 milhões

31 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Maceió Conclusão da Construção de Cais para Contêineres tipo Dinamarquês com 407,6m. Investimento: R$ 41,6 milhões

32 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Vitória Recuperação e alargamento de 358m de cais e ampliação de 100m perfazendo uma plataforma total de 458mX21m Dragagem de aprofundamento do acesso aquaviário da cota de 11,4m para 14,0m Construção do Superporto de Vitória com 5 berços de atracação para navios de contêiner, 2 berços para navios graneleiros e aproximadamente 1 milhão de m² de retroárea Investimentos: Recup. e Alarg. R$ 129,0 milhões Dragagem R$ 95,2 milhões Construção do Superporto R$ 2 bilhões

33 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de Santos Implantação da avenida perimetral no município de Santos, margem direita, com extensão de 6,14 km Implantação da avenida perimetral no município de Guarujá, margem esquerda, com extensão de 5,0 km Estudos e Projetos de Infraestrutura de Acessos Terrestres do Porto de Santos Investimento: R$ 187,9 milhões

34 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Porto de São Francisco do Sul Construção de novo alinhamento de 279 m do Berço 201 Reforço do Berço 101 para movimentação de contêineres Investimento: R$ 44,8 milhões

35 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Principais Obras Portuárias no Rio Grande do Sul

36 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Dragagem no Porto de Rio Grande Dragagem de aprofundamento do canal de acesso da cota de 14 para 16,2 metros no canal interno e 18 metros no canal externo Meta: 16,0 milhões de m³ Investimento: R$ 160,0 milhões

37 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Prolongamento dos Molhes no Porto de Rio Grande Prolongamento do Molhe Leste em 370m e Molhe Oeste em 700m Investimento: R$ 445,4 milhões

38 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Modernização do Cais Público do Porto Novo no Porto de Rio Grande Modernização da estrutura do Cais Público do Porto Novo do Porto de Rio Grande, com a reconstrução de 1.125m de cais sob estacas, onde serão disponibilizados 5 berços de atracação com 225m cada Investimento: R$ 84,0 milhões

39 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Futuros do Portos Brasileiros Expansão das Instalações Portuárias; Navios Maiores nas Rotas Brasileiras; Maiores Frequencias nas Rotas; Viabilização dos Portos Concentradores; Serviços Públicos Portuários Rápidos e Eficientes; e Economia de Escala e redução de custos; Redução do Custo Brasil.

40 SEP/PR – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República Ter portos auto-sustentáveis, eficientes e confiáveis é o desafio da Secretaria Especial de Portos! Obrigado!


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