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Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

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1 Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra

2 PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XIII ao Séc. XX) 3 de Março de 2006

3 Enquadramento Histórico Diversas posições da abertura da comunicação da Ria de Aveiro com o mar, vulgarmente designada barra, A partir do séc. XIII

4 Evolução da barra 1500-1584 Ano 1500 - Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano 1584 - Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.

5 Ano 1808 - Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a 1863 - Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano 1874 - Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra 1808-1874

6 Construção dos cais do Porto Bacalhoeiro A partir de 1900: construção de pontes-cais e sua exploração para fins de pesca

7 Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953

8 Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 -Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;

9 Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de Telhas de cerâmicas locais

10 Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de madeira em toros

11 Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel

12 Construção do Terminal Químico -1957 Procura crescente da Sacor

13 Construção do Terminal Sul -1959 Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.

14 Construção do Terminal Norte – 1985

15 PORTO DE AVEIRO: O Presente (2000-2006) 3 de Março de 2006

16 Plano de Expansão 2000-2006

17 Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2006: Terminal de Granéis Sólidos - Execução da dragagem e parque logístico; 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia, ligação do porto de Aveiro à Linha do Norte – integrado no PIIP e OE 2006); 2009: Estabilização da barra à cota -12m e Construção da 3.ª fase da VCP;

18 Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais de 900 m + 250 m; -Terraplenos: 320 mil m 2 ; -Fundos -12 m Z.H.

19 -Carga Seca; -Cais de 400 m; -Terraplenos: 40 mil m 2; - Fundos -7 m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul

20 -Carga Ro-ro e Contentores; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro

21 - 3 postos de acostagem (terminal actual com Fundos -8 m Z.H); - 3 novos postos (área de expansão com Fundos -12 m Z.H.). Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos

22 - 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo

23 - Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H. Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira

24 Porto de Aveiro: HOJE 5.º Porto a Nível Nacional; Movimento de 3,3 milhões ton./ano; Especializado em Carga Seca (Carga Geral e Granéis Sólidos) e G. Líquidos. 1.º em Carga Fraccionada (produtos metalúrgicos); Terminal Sul e T. de Granéis Líquidos: exploração privada

25 Evolução do Tráfego no Porto de Aveiro – 1980 a 2004

26 Evolução Carga Fraccionada – 1990 a 2004

27 Evolução Granéis Sólidos – 1990 a 2004

28 Evolução Granéis Líquidos – 1997 a 2004

29 Tráfego Nacional (hinterland actual) 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A. - 2005

30 Portos Portugueses: evolução em 2005 Fonte: INE, Janeiro a Dezembro 2005

31 PORTO DE AVEIRO: O Futuro (Século XXI) 3 de Março de 2006

32 Porto de Aveiro: Vantagens Competitivas Excelente Localização Geográfica; Bons Acessos Rodoviários (os mais rápidos a Espanha); Grande Capacidade de Acostagem; Grande Capacidade de Terraplenos; Elevado Potencial de Área logística.

33 Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.

34 Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária (espaços para exploração industrial); 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;

35 Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos; 2.Ordenamento Territorial; 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port; 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial; 6.Envolvimento da Comunidade Portuária.

36 © APA, S.A. 2006 Obrigado pela Vossa Atenção


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