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Congresso da Região de Aveiro O Porto de Aveiro e a Plataforma Logística 24 de Fevereiro 2011.

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Apresentação em tema: "Congresso da Região de Aveiro O Porto de Aveiro e a Plataforma Logística 24 de Fevereiro 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso da Região de Aveiro O Porto de Aveiro e a Plataforma Logística 24 de Fevereiro 2011

2 Sumário 1.O Sistema Portuário Nacional 2.Localização, Acessibilidades e Mercados 3.Desenvolvimento Físico do Porto: Actividade Portuária em Porto de Aveiro: Plataforma logística ao serviço das empresas da Região de Aveiro 6. Estratégia: Missão, Visão, Objectivos e Investimentos em curso

3 Sistema Portuário Nacional

4 Sistema Portuário Ibérico Portugal 5 Portos Nacionais Principais 64,5 M toneladas Espanha 28 Autoridades Portuárias 431 M toneladas

5 Contributos dos Portos Nacionais no Comércio Internacional Fonte: IPTM, 2010

6 Tráfego (%) por Portos Nacionais – Ano 2010 Fonte: IPTM, 2010

7 Tipologia de Carga nos Portos Nacionais

8 Localização, Acessibilidades e Mercados

9 Fonte: Michelin 2008 Acessos Rodoviários Aveiro Aveiro - Porto 70 Km Aveiro – Lisboa 250 Km Aveiro – Salamanca 310 Km Aveiro - Madrid 515 Km

10 Fonte: Michelin 2008 Acessos Ferroviários Aveiro Ports with rail link PT Line SP LINE La Coruña Pontevedra Lugo Ourense León Asturias Zamora Salamanca Cáceres Badajoz Huelva Sevilla Cádiz Ciudad Real Córdoba Toledo Madrid Avila Valladolid Segovia Cantabria PalenciaBurgos

11 Acessibilidades Marítimas Barra de Aveiro: Cota -12 metros Z.H. Bacia de Manobras do Sector Comercial Norte: Cota -12 metros Z.H.

12 Foreland: Um Porto com perfil Short Sea Shipping Hungria Islândia Irlanda Reino Unido Bélgica Holanda Alemanha Austria Rep. Checa Polónia Dinamarca Noruega Suécia Finlândia Estônia Letônia Lituânia Belarus Ucrânia Moldova Romênia Eslóvaquia Eslovénia Croácia Bosnia Herzegovina Sérvia Geórgia Rússia Portugal Espanha França Suiça Itália Macedônia Albânia Grécia Bulgária Turquia Chipre Síria Líbano Iraque Jordânia Arábia Saudita Israel Egipto Líbia Tunísia Argélia Marrocos 8 > 15% 3 > 8% 1 > 3% 0 > 1% 0% Principais Portos 75% das mercadorias movimentadas pelo Porto de Aveiro em 2010 têm como origem ou destino um país Europeu. Fonte: Porto de Aveiro

13 Hinterland Fonte: APA, S.A. 1.Minho – Lima 2.Cávado 3.Ave 4.Alto Trás-os-Montes 5.Grande Porto 6.Tâmega 7.Douro 8.Entre Douro e Vouga 9.Baixo Vouga 10.Dão-Lafões 11.Beira Interior Norte 12.Serra da Estrela 13.Baixo Mondego 14.Pinhal Interior Norte 15.Cova da Beira 16.Beira Interior Sul 17.Pinhal Interior Sul 18.Pinhal Litoral 19.Médio Tejo 20.Oeste 21.Lezíria do Tejo 22.Alto Alentejo 23.Grande Lisboa 24.Península de Setúbal 25.Alentejo Central 26.Alentejo Litoral 27.Baixo Alentejo 28.Algarve Aveiro Figueira da Foz

14 Desenvolvimento Físico do Porto de Aveiro

15 Total Investimento Público e Privado: 243 Milhões de Euros

16

17 Sector Norte Terminal Multiusos 1150 metros de Cais 10 Postos de Acostagem Fundos -12 m (CD) 8 Armazéns 36 ha de Terraplenos Ligação Ferroviária no Terminal

18 Sector Norte Terminal Ro-Ro Cais: 450 m Fundos: -12 m (Z.H.) Área: 13 ha de terraplenos Ligação Ferroviária Possibilidade de Expansão de cais em 1150 m Possibilidade de Expansão dos terraplenos em cerca de 38 ha

19 750 metros de cais Fundos: -12 m (Z.H.) Capacidade de 2.2 M.T. Silos com capacidade de armazenagem ton. produtos agro-alimentares (SOGRAIN) Sector Norte Terminal Granéis Sólidos

20 Sector Norte Terminal de Graneis Líquidos -6 Pontes-cais -Fundos: -12 m (Z.H.) -Área para Actividades Logísticas: 35 ha

21 Sector Sul Terminal Sul – Multiusos -400 metros de cais -Fundos: -7 m (Z.H.) -Concessionário: Socarpor, S.A.

22 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias Madeiras Pasta de Papel Produtos Metalúrgicos Cimento Cereais Wood Pellets 2 Terminais Multiusos (T. Norte e T. Sul) Infra Estruturas – Terminais 1 Terminal Granéis Sólidos: Área Agro Alimentar Área Outros Granéis Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 3 Terminais de Pescado Porto de Pesca do Largo Terminal de Pescado (Armazenagem Frigorífica) Porto de Pesca Costeira Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos

23 Actividade Portuária em Tráfego Marítimo

24 Principais Clientes por Tipo de Carga Granéis Líquidos Cires Lusofinsa (Bresfor) CUF Dow BP Prio Energy Granéis Sólidos Sograin – Terminal Agro Alimentar CIMPOR Acembex Granéis Sólidos Carga Geral Indústria Metalomecânica Ex. Ferpinta;Fapricela Indústria Papel: Ex. ALTRI Portucel/Soporcel Indústria Cimenteira

25 Evolução do Tráfego por Tipo de Carga:

26 Tipo de tráfegos no Porto de Aveiro Fonte: Administração do Porto de Aveiro, Ano 2010 Ano ,8 M. de Toneladas

27 Porto de Aveiro: Entradas e Saídas pelas Indústrias da Região de Aveiro 52% do Tráfego do Porto de Aveiro provém das Indústrias da Região de Aveiro

28 Porto de Aveiro: Entradas e Saídas da Indústria da Região Centro 82% do Tráfego do Porto de Aveiro provém das Indústrias da Região Centro

29 Perfil das Importações - Principais Sectores de Indústria da Região de Aveiro

30 Perfil das Exportações - Principais Sectores de Indústria da Região de Aveiro

31 Actividade Portuária em Tráfego Ferroviário

32 Caracterização do Movimento Ferroviário 2010 Ano 2010 (ano de arranque) Toneladas (-) 6000 camiões/ano (-) 24 camiões/dia

33 Porto de Aveiro: plataforma logística ao serviço das empresas da Região de Aveiro

34 1 Terminal Granéis Líquidos: Plataforma Logística Portuária (ZALI) Infra Estruturas Logísticas Plataforma Logística – Pólo de Cacia Plataforma Multimodal destinada a: - Operadores Portuários e Logísticos - Industria e actividades logísticas Plataforma Ferroviária – ligação linha do Norte ao Porto de Aveiro

35 Layout Ligação Cacia- Porto de Aveiro Distância: 8.8 Km

36 84 ha ZALI – Zona de Actividade Logísticas e Industriais (Portugal Logístico)

37 ZALI – Zona de Actividades Logísticas e Industriais Plataforma Multimodal Flexibilidade de Soluções em primeira e segunda linha flexíveis Potencial de Serviços de Apoio aos Operadores e Indústria

38 Plataforma Logística Portuária – Pólo de Cacia -Plataforma Multimodal com 1 edifício administrativo e 9,8 hectares de área total (3 ha de área de parqueamento) -Ligação ferroviária conforme bitola europeia -8.8 Km de distância dos terminais portuários até à plataforma

39 Layout no Porto de Aveiro NB: Terminal de Contentores e Zali serão também infra estruturados

40 Vantagens Logísticas Competitivas para a Indústria da Região I.Localização Geográfica – Proximidade ao Porto: Reduz custos de transporte II.Grande capacidade de acostagem (5 Km): Rotatividade dos Navios III.Grande superfície de terraplenos: Armazenagem/Operações Especiais IV.Bons Acessos: Rodoviário-Ferroviário ao Porto (intermodalidade) V.Duas Plataformas Logísticas (Interface Linha do Norte) e outra em porto VI.Bons sistemas de segurança e Boas práticas ambientais VII.Possibilidade de expansão dos terminais portuários – Soluções à Medida VIII.Imagem de eficácia na prestação de serviços e de tarifas competitivas IX.Relação de Proximidade com clientes Importador/Exportador (Soluções à medida) X.Sistema de Informação e Comunicação Eficaz: Janela Única Portuária

41 De Comunidade Portuária a Cluster Portuário na Região PORTO

42 Estratégia: Missão, Visão, Objectivos E Investimentos em curso

43 Facultar o acesso competitivo de mercadorias aos mercados regionais, nacionais e internacionais, promovendo assim o desenvolvimento económico da sua Região … Servir a Região Missão do Porto de Aveiro

44 Visão 2015 O Porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial

45 Nova Configuração da Barra de Aveiro: Fundos a m– Conclusão: Junho 2013 Próximos Investimentos Projecto e Modelo de Negócio da Plataforma Logística Portuária Conclusão: 2011/2012

46 © APA, S.A Obrigado pela atenção © APA, S.A. 2011


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