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Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima.

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1 Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima

2 1.Porto de Aveiro: O Passado 2.O Presente ( ) 3.Estratégia Futura Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006

3 PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XV a Séc. XX) Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006

4 Evolução da barra Ano Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.

5 Ano Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra

6 Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953

7 Primeiras Mercadorias – partir do ano Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;

8 Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel

9 Construção do Terminal Químico Procura crescente da Sacor

10 Construção do Terminal Sul Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.

11 Construção do Terminal Norte – 1985

12 PORTO DE AVEIRO: O Presente ( ) Lisboa,18 de Setembro de 2006

13 Plano de Expansão

14 Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2008: Via de Cintura Portuária 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia – fase final do concurso e a ligação ao Porto de Aveiro – lançamento previsto em Setembro 2006)

15 Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais total de 900 m; -Cais de serviços: 250 m; -Fundos -12 m Z.H.

16 -Carga Seca; -Cais de 400 m; -Fundos -7m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul

17 -Carga Ro-ro; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro

18 - 3 postos de acostagem (Fundos - 12 m Z.H.) -3 postos de acostagem (Fundos - 8 m Z.H.); Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos

19 - Cais Total 750m: - Sector Agroalimentar - Sector Agroalimentar - Outros Granéis - Outros Granéis -Fundos -12 m Z.H.) Sector Comercial –Terminal de Granéis Sólidos

20 - 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. ; Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo

21 - Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H.; Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira

22 Hinterland actual 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A

23 Foreland 90% das mercadorias movimentadas no porto de Aveiro têm origem/destino nos países mediterrânicos e do norte da Europa; O tráfego com os portos espanhóis em 2005 registou um crescimento de 200% em relação ao ano homólogo; PA é um porto de short sea.

24 Evolução do Tráfego: Em 2005, o tráfego no porto de Aveiro atingiu 3,3 milhões de ton = máximo histórico; Porto Nacional, Líder na movimentação de produtos metalúrgicos e um importante porto na movimentação de carga fraccionada; Aumento do tráfego de carga seca no Terminal Norte em 150% de 1988 para 2005; O porto de Aveiro: Porto dinâmico, com um crescimento médio anual de 4%, nos últimos 10 anos

25 PORTO DE AVEIRO: Estratégia Futura Lisboa,18 de Setembro de 2006

26 Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.

27 Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária; 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;

28 Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos (marítimo, Rodo- ferroviário; 2.Ordenamento Territorial (ZALI – Zona de Actividades Logísticas); 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port (concessão portuária e reorganização da Autoridade Portuária);

29 Linhas de Orientação Estratégica 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial (Estudo de Marketing e Plano Comercial); 6.Envolvimento da Comunidade Portuária (Parcerias e Carta de Qualidade do Porto).

30 © APA, S.A Obrigado pela Vossa Atenção


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