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PublicouLavínia Pardo Alterado mais de 10 anos atrás
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Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima
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1.Porto de Aveiro: O Passado 2.O Presente (2000-2006) 3.Estratégia Futura Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006
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PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XV a Séc. XX) Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006
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Evolução da barra 1500-1584 Ano 1500 - Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano 1584 - Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.
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Ano 1808 - Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a 1863 - Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano 1874 - Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra 1808-1874
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Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953
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Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 -Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;
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Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel
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Construção do Terminal Químico -1957 Procura crescente da Sacor
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Construção do Terminal Sul -1959 Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.
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Construção do Terminal Norte – 1985
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PORTO DE AVEIRO: O Presente (2000-2006) Lisboa,18 de Setembro de 2006
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Plano de Expansão 2000-2006
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Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2008: Via de Cintura Portuária 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia – fase final do concurso e a ligação ao Porto de Aveiro – lançamento previsto em Setembro 2006)
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Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais total de 900 m; -Cais de serviços: 250 m; -Fundos -12 m Z.H.
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-Carga Seca; -Cais de 400 m; -Fundos -7m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul
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-Carga Ro-ro; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro
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- 3 postos de acostagem (Fundos - 12 m Z.H.) -3 postos de acostagem (Fundos - 8 m Z.H.); Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos
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- Cais Total 750m: - Sector Agroalimentar - Sector Agroalimentar - Outros Granéis - Outros Granéis -Fundos -12 m Z.H.) Sector Comercial –Terminal de Granéis Sólidos
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- 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. ; Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo
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- Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H.; Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira
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Hinterland actual 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A. - 2005
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Foreland 90% das mercadorias movimentadas no porto de Aveiro têm origem/destino nos países mediterrânicos e do norte da Europa; O tráfego com os portos espanhóis em 2005 registou um crescimento de 200% em relação ao ano homólogo; PA é um porto de short sea.
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Evolução do Tráfego: 1980-2005 Em 2005, o tráfego no porto de Aveiro atingiu 3,3 milhões de ton = máximo histórico; Porto Nacional, Líder na movimentação de produtos metalúrgicos e um importante porto na movimentação de carga fraccionada; Aumento do tráfego de carga seca no Terminal Norte em 150% de 1988 para 2005; O porto de Aveiro: Porto dinâmico, com um crescimento médio anual de 4%, nos últimos 10 anos
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PORTO DE AVEIRO: Estratégia Futura Lisboa,18 de Setembro de 2006
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Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.
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Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária; 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;
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Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos (marítimo, Rodo- ferroviário; 2.Ordenamento Territorial (ZALI – Zona de Actividades Logísticas); 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port (concessão portuária e reorganização da Autoridade Portuária);
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Linhas de Orientação Estratégica 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial (Estudo de Marketing e Plano Comercial); 6.Envolvimento da Comunidade Portuária (Parcerias e Carta de Qualidade do Porto).
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