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Transporte Rodoviário

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Apresentação em tema: "Transporte Rodoviário"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Rodoviário
A rede rodoviária nacional é formada : pela rede nacional fundamental e pela rede nacional complementar. A rede nacional fundamental: é constituída pelos itinerários principais (IP), que estabelecem a ligação entre os centros urbanos com influência supradistrital e entre estes e os principais portos, aeroportos e fronteiras. Inclui também as auto-estradas, exceptuando as que asseguram a circulação dentro das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

2 Transporte Rodoviário
A rede nacional complementar: integra os itinerários complementares (IC) e as estradas nacionais (EN) Assegura a ligação entre a rede nacional fundamental e os centros urbanos de influência concelhia ou supraconcelhia, mas infradistrital e apresentam duas categorias: estradas municipais. estradas regionais

3 Densidade da rede Nacional de estradas por Distrito

4 A malha rodoviária apresenta:
maior densidade no corredor litoral (entre Setúbal e Viana do Castelo e em redor dos grandes centros urbanos, com especial expressão nas ligações suburbanas às áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Deste corredor partem eixos transversais que estabelecem a ligação entre o litoral e o interior). O contraste é também evidente entre as regiões do Norte e as do Sul, sendo aquelas mais bem servidas. Nas regiões autónomas, de um modo geral, a rede viária forma um circuito a baixa altitude, estabelecendo ligações entre as principais cidades do litoral e atravessa as ilhas de forma a servir as localidades do interior.

5 Transporte Ferroviário:
A rede ferroviária nacional apresenta uma hierarquização que inclui os seguintes eixos: Rede principal (linhas do Norte, da Beira Alta e da Beira Baixa) de interesse nacional e internacional, com um total de cerca de 1420 km; Rede complementar (ramais e extensões), com cerca de 1085 km. Não sendo financeiramente rendível, a sua exploração deve-se ao facto de ser considerada de utilidade pública; Rede secundária, com cerca de 176 km, serve necessidades ao nível regional e local, sendo a sua exploração da responsabilidade das autarquias e outros agentes locais. A linha do Norte, que percorre a faixa costeira mais densamente povoada (Lisboa-Porto-Braga), é a mais importante e nela circula o maior número de comboios diários de passageiros e de mercadorias.

6 Transporte Ferroviário:
As assimetrias territoriais fazem-se notar: na distribuição da rede e do fluxo de comboios e; ao nível da modernização do sistema-material circulante mais rápido e seguro, electrificação da rede, controlo automático de velocidade, sistema de sinalização e de telecomunicações moderno, condições mais presentes na linha do Norte e nas ligações internacionais (por Vilar Formoso e por Elvas).

7 Extensão e Características da Rede Ferroviária Nacional (2003)

8 Rede Ferroviária A extensão da rede ferroviária nacional é de cerca de 3600 km e, no seu todo, encontra-se ainda pouco modernizada. Os melhoramentos já efectuados e os projectos de renovação previstos visam, principalmente, a modernização das vias de ligação internacional e de circulação Norte-Sul. A criação do serviço do comboio Alfa-Pendular é disso um bom exemplo. A nível regional, a rede ferroviária evidencia desi­gualdades significativas

9 O Transporte Marítimo O transporte marítimo assegura 76% do nosso comércio externo, especialmente com os países da União Europeia, valor demonstrativo da importância dos portos na economia nacional. A nível interno, estabelece ligações entre o continente e as regiões autónomas, assegurando a mobilidade de pessoas e mercadorias entre as ilhas. Na rede nacional de portos destacam-se, como principais portos comerciais do país, em termos de carga movimentada: Lisboa, Sines, Leixões e Setúbal, Outros portos que registam um movimento considerável de embarcações são: Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Funchal (R. A. da Madeira), Ponta Delgada e Praia da Vitória (R. A. dos Açores).

10 O Transporte Aéreo Destacam-se pelo tráfego internacional de passageiros e carga os Aeroportos de: Lisboa Porto Faro Funchal e Porto Santo (Madeira) Ponta Delgada, Lages, Horta e Santa Maria (Açores) Está projectado o Aeroporto de Ota que deverá resolver problemas: decorrentes do crescimento de tráfego aéreo de Lisboa de segurança motivado pele proximidade de áreas residências.

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