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REDE VIÁRIA FLORESTAL
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INTRODUÇÃO É constituída de todas as vias que servem para o acesso às áreas florestais, no sentido de viabilizar a implantação, a exploração ou colheita e o transporte de material e de produtos florestais.
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IMPORTÂNCIA O planejamento, a locação e a construção das estradas florestais são os principais passos para o desenvolvimento das atividades de exploração florestal e dependendo da densidade e da localização das mesmas, pode-se até limitar o uso de certas máquinas florestais. As estradas florestais servem não só para a exploração mas também para as atividades administrativas, recreação, implantação, proteção, etc.
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TIPOS DE REDE VIÁRIA AEOROVIAS – Helicópteros, balões especiais e teleféricos ou cabos aéreos DUTOVIAS – Limitadas ao transporte de material florestal fragmentados (cavacos) FERROVIAS - Possui múltiplas vantagens técnicas, tais como, alta capacidade de transporte com reduzido maquinário e pequenos raios de curvatura mas requer elevados investimentos por isso dependendo quase que exclusivamente de capital estatal.
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Continuação Hidrovias - Pode dar acesso a retirada de grandes quantidades de madeira a baixo custo, com baixo investimento. Rodovias - É o mais importante sistema viário brasileiro, por possibilitar o transporte de alta tonelagem e de desenvolver uma boa velocidade média. Ressalte-se que no Brasil, em decorrência do processo de colonização, o sistema de transporte florestal é baseado quase que exclusivamente nas rodovias. 9.3.
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PADRÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO FLORESTAL
Deve ser estabelecido antes de se iniciar a construção, sendo o mesmo influenciado pelos seguintes fatores: Custo de construção e manutenção; Custo do futuro transporte; Volume de madeira a ser transportado (para amortizar o custo das estradas, dependendo da empresa); Densidade de tráfego; Uso múltiplo, etc.
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CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO FLORESTAL
SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA JARÍ FLORESTAL; SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO AUSTRÍACO; SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO AMERICANO;
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PARÂMETROS DA RRF TÉCNICOS Condições do Terreno:
- Propriedades do solo; - Microtopgrafia; - Topografia; Condições de Tráfego: - Dimensões Físicas do Veículo; - Densidade; - Velocidade; -
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Continuação Econômicos: - Custo de capital; - Custo de transporte;
- Custo de manutenção; - Volume a ser transportado; - Tipo e densidade de tráfego; - Segurança; - Condições climáticas e ambientais;
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CONSIDERAÇÕES AMBIENTAIS
# Usar técnica de planejamento e construção que resultem em um menor impacto ambiental; # O planejamento, a construção e o uso das estradas florestais não podem ser decididos unilateralmente, devendo-se envolver todos os responsáveis pelo futuro uso, de tal forma que tenham consciência e responsabilidade dos problemas ambientais;
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Continuação # Procurar minimizar os distúrbios causados pela construção de estradas através do controle da extensão das vias e áreas com solos estáveis. # De modo geral, o planejamento inadequado da RRF tem sido a principal causa das erosões excessivas. Os principais efeitos imediatos da erosão e sedimentação oriundos das estradas florestais, são:
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Continuação # Alteração da produtividade da floresta;
# Deterioração da qualidade da água; # Perda dos valores paisagísticos do panorama florestal; # Aumento da manutenção da rede; Em resumo, o controle da erosão causada pela abertura de uma malha viária florestal depende sobretudo, do planejamento e da execução do projeto, bem como das operações de exploração florestal.
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