A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Produção I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Produção I"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção I
Introdução Parte II Fevereiro/2011

2 Recursos transformados
São classificados em: Materiais; Informações; e Consumidores

3 Materiais transformados dominantes em várias operações
Predominantemente, processadores de materiais Predominantemente, processadores de informações Predominantemente, processadores de consumidores Todas as operações de manufatura Contadores Cabeleireiros Empresas de mineração e de extração Matriz de banco Hotéis Operações de varejo Empresa de pesquisa de marketing Transporte rápido de massa Armazéns Analistas financeiros Teatro Serviços postais Serviços de notícias Parque temático Linhas de embarque de contêineres Unidade de pesquisa em universidade Dentista Empresas de transporte rodoviário Empresa de telecomunicações Fonte: Adaptado de Slack (2006)

4 Recursos de transformação
Existem dois tipos: Instalações: prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção; Funcionários: os que operam, mantêm, planejam e administram a produção.

5 Processo de transformação
O propósito do processo de transformação das operações está diretamente relacionado com a natureza de seus recursos de input transformados.

6 Processo de transformação – Processamento de materiais
Podem transformar suas propriedades físicas; Podem mudar sua localização (empresas de courier); Podem mudar a posse dos materiais (varejo) Podem estocar (empresas de armazenagem)

7 Processo de transformação – Processamento de informações
Podem transformar suas propriedades informativas (a forma da informação) (contadores); Podem mudar a posse da informação (empresas de pesquisa de mercado); Podem estocar ou acomodar a informação (arquivos ou bibliotecas) Algumas operações mudam a localização da informação, como as empresas de telecom.

8 Processo de transformação – Processamento de consumidores
Podem mudar os consumidores (cabeleireiros, cirurgia plástica) Podem acomodar os consumidores (hotéis) Podem transformar a localização dos consumidores (transporte) Podem transformar o estado fisiológico dos consumidores (hospital) Podem transformar o estado psicológico dos consumidores (entretenimento)

9 Outputs do Processo de transformação
Os outputs e o propósito do processo de transformação são bens físicos e/ou serviços, e estes, geralmente, são vistos como diferentes em vários sentidos.

10 Outputs do Processo de transformação: Tangibilidade
Geralmente os bens físicos são tangíveis; Geralmente os serviços são intangíveis

11 Outputs do Processo de transformação: Estocabilidade
Geralmente os bens físicos podem ser estocados Geralmente os serviços são não estocáveis

12 Outputs do Processo de transformação: Transportabilidade
Geralmente os bens físicos podem ser movidos. Geralmente os serviços são não transportáveis

13 Outputs do Processo de transformação: Simultaneidade
Geralmente os bens físicos são quase sempre produzidos antes de o consumidor recebê-los Geralmente os serviços são freqüentemente produzidos simultaneamente com seu consumo

14 Outputs do Processo de transformação: Contato com o consumidor
Os consumidores têm baixo nível de contato com as operações que produzem bens; Os serviços por serem produzidos e consumidos simultaneamente, em geral há um nível mais alto de contato entre o consumidor e a operação

15 Outputs do Processo de transformação: Qualidade
Os consumidores julgarão a qualidade da operação dos bens físicos com base nos próprios bens; Os consumidores julgarão os serviços na hora da produção.

16 Várias operações produzem tanto produtos como serviços
McDonalds; Serviços de sistemas de informática; Fabricantes de máquinas-ferramentas especiais

17 Produtos e serviços estão fundindo-se
A distinção entre serviços e produtos é ao mesmo tempo difícil não particularmente útil; Todas as operações são fornecedoras de serviços, que podem, também, produzir produtos como forma de servir a seus clientes.

18 Hierarquia do sistema de produção: macrooperações e microoperações
Macrooperação - Função produção de uma transportadora possui: inputs de pessoal, equipamentos, caminhões, financeiros, material a transportar, instalações e etc. Transforma-os em serviços de transporte. Entretanto, nessa operação global, há muitas operações menores como: recebimento de material, separação, expedição, carregamento, manutenção, compras, informática e etc.

19 Hierarquia do sistema de produção: macrooperações e microoperações
A operação global de uma transportadora pode ser denominada macrooperação, enquanto que seus departamentos podem ser denominados microoperações; Essas microoperações têm inputs, alguns dos quais procedentes de macrooperações externas, mas muitos deles decorrentes de outras microoperações internas

20 Hierarquia do sistema de produção: macrooperações e microoperações
Dentro de cada microoperação pode haver seções ou grupos que podem ser considerados operações. Essas seções ou grupos podem também receber parte de seus inputs e fornecer parte de seus outputs a outras seções ou grupos dentro ou fora de sua própria microoperação; Qualquer função produção pode ser considerada uma hierarquia de operações.

21 Clientes internos A expressão consumidor interno pode ser usada para descrever os que recebem outputs e fornecem inputs a qualquer microoperação; Os consumidores internos são outra microoperação;

22 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Diretas
Entendimento dos objetivos estratégicos da produção: Desenvolvimento de uma visão clara de como essa função deve contribuir para o atingimento dos objetivos organizacionais a longo prazo.

23 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Diretas
Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização: habilidade de colocar a estratégia de produção na estratégia geral da organização.

24 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Diretas
Projeto de produtos, serviços e processos de produção: projetar toda a rede ampla de operações que fornece inputs para a função produção e entregar seus outputs aos consumidores

25 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Diretas
Planejamento e controle da produção: é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. Planejar a capacidade; Administração do estoque; Administração da cadeia de suprimentos; Controle Just in time; Administração da qualidade de produtos e serviços.

26 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Diretas
Melhoria do desempenho da produção: é responsabilidade permanente de todo gerente de produção melhorar o desempenho de suas operações. Evitar erros; Prevenção de falhas na produção; Administração da qualidade total

27 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Indiretas
Trabalhar junto com outras funções da organização para entender o impacto de outras funções na produção. Ex: previsão de vendas (marketing), compras e etc.

28 Atividades dos gerentes de produção – Responsabilidades Amplas
São responsabilidades fora do contexto organizacional, porém de uma forma ou de outra causam impacto dentro da organização: Globalização; Proteção ambiental; Responsabilidade social: forma de administração da operação tem impacto sobre os indivíduos envolvidos; Consciência tecnológica:entendimento da tecnologia na produção; Gestão do conhecimento: contribuir com o aprendizado contínuo na organização através da sua experiência


Carregar ppt "Administração da Produção I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google