A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar"— Transcrição da apresentação:

1 Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Juarez de Sousa e Silva Roberta Martins Nogueira Consuelo Diomenici Roberto Avançar

2 Armazenagem do Café Após a secagem, o café natural ou o café lavado deve ser armazenado em local limpo, protegido do sol e bem ventilado para minimizar alterações na qualidade do produto.

3 Armazenagem do Café Silo de Armazenagem
Tulhas de madeira para armazenagem do café (natural ou lavado) com sistemas de ventilação.

4 Armazenagem Convencional de Café em Sacos
Como vantagens: a) Oferece condições técnicas para, simultaneamente, diferentes quantidades e tipos de café; b) Permite individualizar produtos dentro de um mesmo lote; c) Permite a remoção da deterioração localizada, caso esta ocorra, sem o remanejamento de todo o lote; d) Permite menor investimento inicial com as instalações.

5 Armazenagem Convencional de Café em Sacos
Como desvantagens: a) Elevado custo da sacaria; b) Elevado custo de manuseio, por demandar muita mão-de-obra; c) Necessidade de muito espaço por tonelada armazenada; d) O processo de branqueamento e a redução na massa específica do produto reduzirá a qualidade do café.

6 Armazenagem Convencional de Café em Sacos
É indispensável: a) Número suficiente de portas, tecnicamente instaladas, para facilitar as operações de carga e descarga; b) Portas instaladas frontalmente, no mesmo alinhamento em paredes opostas; c) Pé-direito com altura mínima de 5,0m; d) As paredes devem ter superfícies lisas, evitando-se reentrâncias e ângulos retos com o piso;

7 Armazenagem Convencional de Café em Sacos
e) As portas e as paredes laterais, junto á cobertura e ao piso devem evitar o acesso de roedores e pássaros; f) Abertura lateral de ventilação regulável e protegida por tela; g) Saída de ar tecnicamente instalada, para uma boa circulação de ar natural; h) Utilização de algumas telhas amarelas transparentes para melhorar a iluminação natural;

8 Armazenagem Convencional de Café em Sacos
i) O piso deve ser impermeável e, no mínimo, 40 cm acima do nível do solo; j) Em cada parede externa, instalar uma cobertura o carregamento ou descarregamento em dias chuvosos; k) Para melhor aproveitamento do espaço, projetar a área do piso em função do tamanho das pilhas e das ruas principais e secundárias; l) Instalação de sistema de prevenção e combate a incêndios.

9 Armazenagem Convencional de Café Beneficiado em Sacos
Um saco de 60 kg é uma unidade que pode ser adaptada ao manuseio e comercialização em pequena escala. (Figura)

10 Armazenagem Convencional de Café Beneficiado em Sacos
Lembre-se: O café beneficiado é uma commodity de alto valor comercial. Em geral, o custo das instalações de armazenagem é bem menor que o custo do produto armazenado.

11 Piso do Armazém As características dos materiais na construção e no revestimento do piso devem ser escolhidas com especial atenção por envolver aspectos técnicos e econômicos ligados diretamente à preservação da qualidade do café. Cimento é o principal material empregado na construção do piso. Apesar de algumas desvantagens, madeira deve ser usada e o piso construído como uma estrutura suspensa em relação ao nível do solo.

12 Piso do Armazém Piso de Madeira: é um revestimento de boas características em relação ao isolamento de calor. Grandes oscilações de temperatura no interior dos armazéns são evitadas com a utilização de pisos de madeira. As principais desvantagens são: a) Elevado custo em relação aos pisos de concreto; b) Permeabilidade a água; c) Apresenta durabilidade reduzida.

13 Piso do Armazém Piso de Cimento: Por ser permeável à água, ele deve ser construído com técnicas apropriadas e usando produtos especiais. É compulsório o emprego de estrados de madeira ou paletes para proteger as pilhas de sacos de café. Vídeo

14 Armazenagem a Granel de Café Beneficiado
Apesar de pouco comum em propriedades de agricultura familiar, a armazenagem a granel de café beneficiado é um procedimento que vem sendo adotado por produtores inovadores e empresas com grande mercado de café com características uniformes. Uma boa unidade armazenadora a granel por longos períodos, deve ser ter sistemas de ventilação e de termometria que possibilitem a manutenção da massa de café beneficiado em condições ideais de temperatura e umidade.

15 Armazenagem a Granel de Café Beneficiado
Silo caseiro para armazenagem de grãos e café beneficiado com sistema de ventilação Silos metálicos para armazenagem de café beneficiado com ventilação e componentes de descarga

16 Armazenagem a Granel de Café Beneficiado
Uma objeção ao sistema de armazenagem a granel de café beneficiado é a dificuldade de realizar inventários do produto armazenado. Qualquer pequena variação na densidade aparente do produto pode causar grande erro na avaliação do estoque, fato que não acontece quando o café é armazenado em sacos. Texto original Voltar para o Menu

17 Armazenagem Convencional em Sacos
Vídeo Voltar


Carregar ppt "Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google