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A competitividade dos diferentes modosde Transporte Num passado muito recuado, os movimentos das pessoas e de mercadorias eram restritos, sobretudo os.

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Apresentação em tema: "A competitividade dos diferentes modosde Transporte Num passado muito recuado, os movimentos das pessoas e de mercadorias eram restritos, sobretudo os."— Transcrição da apresentação:

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2 A competitividade dos diferentes modosde

3 Transporte Num passado muito recuado, os movimentos das pessoas e de mercadorias eram restritos, sobretudo os que se realizavam a grandes distâncias. É sinónimo de uma actividade que visa levar algo através do espaço, ou seja, de um lugar para outro.

4 Modernização dos transportes distância- tempo (tempo utilizado para percorrer uma determinada distância) e da distância-custo (despesa efectuada numa determinada deslocação) acessibilidade A modernização dos transportes, o aumento da capacidade de carga e a velocidade contribuíram para a diminuição da distância- tempo (tempo utilizado para percorrer uma determinada distância) e da distância-custo (despesa efectuada numa determinada deslocação) e para o aumento da acessibilidade entre os lugares. Acessibilidade grau de facilidade com que se pode chegar a um lugar a partir de outros, Acessibilidade é o grau de facilidade com que se pode chegar a um lugar a partir de outros, tendo em conta o tempo e o custo da deslocação.

5 Será que os transportes têm influência no desenvolvimento económico?

6 A Importância dos transportes Permitem o aumento da acessibilidade (reduzem a distância - tempo); Promovem o aumento da produção e intensificam as trocas comerciais; Facilitam a mobilidade da população e mercadorias e intensificam os movimentos pendulares; Promovem a terciarização da sociedade (desenvolvimento e expansão dos serviços e comércio); Criam emprego e facilitam a divisão internacional do trabalho; Intensificam a repartição espacial das actividades económicas; Atenuam os desequilíbrios sociais e económicos regionais; Quebram o isolamento das regiões desfavorecidas; Flexibilizam a localização industrial e estruturam o espaço urbano; Promovem o aumento da qualidade de vida e o intercâmbio cultural.

7 Depende da distância a percorrer e das características das mercadorias, tendo em conta o custo do transporte e a duração da viagem. Principais modos de transporte Aquático Marítimo Tubulares TerrestreAéreo Fluvial Rodoviário Ferroviário Diferentes meios de transporte Tráfego de mercadoriasTráfego de passageirosUtilização Depende da distância a percorrer e da natureza da deslocação, tendo em conta o custo do transporte e a duração da viagem. Modos e meios de transporte

8 1 0 Camião Curtas distâncias Longas distâncias Médias distâncias ComboioBarco Custo por tonelada Transporte de mercadorias em função das distâncias (Custo/tonelada/km) Km Os transportes rodoviários são os mais indicados no transporte intracontinental. Os transportes rodoviários são os mais indicados no transporte intracontinental. Os transportes ferroviários são ideais para médias e longas distâncias (intracontinental). Os transportes ferroviários são ideais para médias e longas distâncias (intracontinental). Os transportes marítimos são os mais indicados para o transporte (intercontinental). Os transportes marítimos são os mais indicados para o transporte (intercontinental).

9 Rede de transporte Conjunto de : Estradas, Ferrovias, Rotas marítimas, e Linhas aéreas que se interligam formando uma malha mais ou menos densa.

10 PORTUGAL CONTINENTAL Rede Rodoviária

11 Transporte rodoviário No transporte intracontinental de mercadorias, nomeadamente na União Europeia, o transporte rodoviário é o mais utilizado. No transporte intracontinental de mercadorias, nomeadamente na União Europeia, o transporte rodoviário é o mais utilizado. Também em Portugal Continental, é o mais utilizado no tráfego interno de mercadorias e no tráfego de passageiros. Também em Portugal Continental, é o mais utilizado no tráfego interno de mercadorias e no tráfego de passageiros.

12 Transporte rodoviário Vantagens: Grande flexibilidade d itinerários; Grande flexibilidade de horários e itinerários; Permite a circulação de mercadorias Permite a circulação de mercadorias e pessoas porta a porta; Económico, sobretudo para curtas e médias distâncias; Económico, sobretudo para curtas e médias distâncias; Aumento da velocidade, do conforto e da capacidade de carga ( veículos longos); Aumento da velocidade, do conforto e da capacidade de carga ( veículos longos); Está cada vez mais especializado ao nível do transporte de mercadorias (. Está cada vez mais especializado ao nível do transporte de mercadorias (camiões-frigoríficos, camiões-cisterna, porta-contentores).

13 Transporte rodoviário Desvantagens: Elevada sinistralidade; Elevada sinistralidade; Forte impacte ambiental (poluição sonora e atmosférica); Forte impacte ambiental (poluição sonora e atmosférica); Grande ocupação de espaço pelas estradas e seus acessos; Grande ocupação de espaço pelas estradas e seus acessos; Congestionamento do trânsito (movimentos pendulares; horas de ponta; Congestionamento do trânsito (movimentos pendulares; horas de ponta; stress).

14 PORTUGAL CONTINENTAL Rede Ferroviária

15 Transporte ferroviário Vantagens: Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros) comparativamente ao rodoviário e aéreo; Reduzida ocupação de espaço (as linhas-férreas ocupam menos espaço do que as estradas) ; Rápido, seguro, menos poluente, sobretudo se as linhas forem electrificadas e consome menos energia; Permite viagens rápidas (TGV - Alta velocidade ) competição com avião nas médias e longas distâncias.

16 Transporte ferroviário Desvantagens: Itinerários e horários fixos; Implica o transbordo de passageiros e mercadorias; Elevados investimentos a nível da manutenção e funcionamento.

17 PORTUGAL CONTINENTAL Rede Portuária

18 Transporte marítimo No tráfego externo de mercadorias, tanto em Portugal como na a U. E. ocupa o 1º lugar, por ser o mais adequado para mercadorias volumosas e pesadas (combustíveis fósseis, cereais, etc.) a longas distâncias.

19 Vantagens: Grande capacidade de carga; Grande capacidade de carga; Especialização ao nível do transporte de mercadorias (petroleiros, porta-contentores). Especialização ao nível do transporte de mercadorias (petroleiros, porta-contentores). É o mais competitivo para longas distâncias no transporte de mercadorias pesadas e volumosas. É o mais competitivo para longas distâncias no transporte de mercadorias pesadas e volumosas. Menor custo de transporte. Menor custo de transporte. Transporte marítimo

20 Desvantagens: Reduzida velocidade ( lento) quando comparado com os restantes modos de transporte; Reduzida velocidade ( lento) quando comparado com os restantes modos de transporte; Necessidade de transbordo; Necessidade de transbordo; Podem ser muito poluentes. Podem ser muito poluentes. Transporte marítimo

21 Transporte fluvial Em Portugal o transporte fluvial é visível no tráfego suburbano da área de Lisboa, isto é, na travessia do rio Tejo, entre Lisboa e a margem Sul do Tejo – Barreiro, Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria. Na travessia do Sado, no Douro e nas rias de Faro e de Aveiro, para fins, essencialmente, turísticos.

22 Vantagens: Facilitador do turismo. Facilitador do turismo. Desvantagens: Dependente da existência de vias navegáveis. A maioria dos rios não é navegável devido ao regime irregular e ao seu baixo caudal; Dependente da existência de vias navegáveis. A maioria dos rios não é navegável devido ao regime irregular e ao seu baixo caudal; Podem ser muito poluentes. Podem ser muito poluentes. Transporte fluvial

23 PORTUGAL CONTINENTAL Rede Aérea O transporte aéreo é o sistema de transporte com o mais alto grau de modernização e desenvolvimento tecnológico, impondo-se principalmente no transporte de passageiros, pela drástica redução da distância-tempo.

24 Transporte aéreo Transporte aéreo Vantagens: Rapidez; Ausência de itinerários totalmente fixos, uma vez que os aviões sobrevoam continentes e oceanos; Possibilidade de atingir lugares inacessíveis aos restantes meios de transporte; A grande comodidade e segurança; Transporte de muitos passageiros (Airbus mais de 500 lugares); Ideal no transporte de mercadorias urgentes, com pouco peso ou volume, de alto valor unitário e perecíveis: urgentes urgentes – medicamentos, correio… perecíveis perecíveis – flores, legumes frescos, frutos... valiosas valiosas – peças de arte, jóias, diamantes… leves leves – componentes informáticos.

25 Transporte aéreo Desvantagens: Elevado custo do transporte; Investimentos elevados; Horários fixos; Fraca capacidade de carga (relativamente ao transporte marítimo e ferroviário); Elevado consumo de combustível; Muito poluente (poluição atmosférica e sonora); Elevado tempo de espera nos aeroportos, para o embarque e desembarque.

26 Rede de energia

27 Transporte de energia O transporte de energia, associado às condutas tubulares, foi incrementado ao longo do séc. XX para transportar a longas distâncias o gás natural, através dos gasodutos e o petróleo, por oleodutos. O transporte de energia, associado às condutas tubulares, foi incrementado ao longo do séc. XX para transportar a longas distâncias o gás natural, através dos gasodutos e o petróleo, por oleodutos.

28 Vantagens: Maior facilidade na distribuição e no acesso aos combustíveis; Transporte contínuo; Menor risco de poluição; Menor utilização de meios de transporte marítimos e rodoviários. Desvantagens: Manutenção frequente ( risco de fugas e derrames). Oleodutos e gasodutos

29 Chegaste as fim desta aventura! Espero que tenhas gostado do mundo dos transportes.


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