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PublicouMirella Vasques Alterado mais de 10 anos atrás
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Período Contemporâneo 1982 até hoje
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Em 1987, o trecho inicial do porto, no Valongo, tendo ao fundo o Monte Serrat e em destaque o casarão duplo do Valongo onde funcionaram a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santos. O cais, mesmo, já estava quase desativado, sendo empregado como atracadouro de pequenas embarcações e navios de pesquisa. O porto se expandia rapidamente pela margem esquerda, na área de Conceiçãozinha (Guarujá).
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No final da década de 1980, começou a haver uma preocupação maior com a urbanização das áreas junto ao cais, construção de praças e ajardinamento. Esta vista é da área urbana defronte ao Armazém 26 externo (Frigorífico), Hoje nesse local se encontra o Terminal de Passageiros, o Concais.
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Diretoria de Tráfego da Companhia Docas, onde eram feitas as reuniões para decidir que navios atracariam ou deixariam o porto em cada período de operações do dia, entre outras atividades. Foto de 1990.
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Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa, aqui em obras, fotografado em agosto de 1989. No início da década de 1990, o terminal para granéis líquidos situado no bairro da Alemoa, já em operação e o parque de tancagem.
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Navios porta-contêineres, como este, chegando ao terminal de contêineres (escoltado por dois rebocadores, conforme as normas de segurança para o tráfego nessa área), tornaram-se comuns na paisagem portuária santista. Mesmo com o Tecon em funcionamento, continuaram sendo feitas as operações na margem direita do cais, usando empilhadeiras e guindastes de bordo, como nesta descarga de um contêiner de 20 pés. Nos anos 90, tornaram-se comuns os terminais retroportuários de contêineres em Santos, com pilhas de até cinco contêineres, para melhor aproveitamento do espaço.
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A laranja, procedente do interior paulista, primeiro ao natural, depois já com seu suco concentrado colocado em tambores, em seguida acompanhada de outros sucos cítricos, evoluindo para o transporte em contêineres-tanque frigoríficos e finalmente para a criação de instalações especiais para o transporte a granel, diretamente de depósitos refrigerados no retroporto para bordo de navios especializados. Até um duto especial foi criado para levar sucos cítricos do depósito ao navio
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Atualmente, o Porto de Santos, movimenta, por ano, mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas. Com 12 km de cais, entre as duas margens do estuário de Santos, o porto entrou em nova fase de exploração, consequência da Lei 8.630/93, com arrendamento de áreas e instalações à iniciativa privada, mediante licitações públicas.
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